Marketing de relacionamento: fatores determinantes da qualidade do relacionamento entre uma instituição pública de ensino e seus egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Glauco José Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/2982
Resumo: This study analyzes the factors related to teaching services, the physical environment, support and administration services and the institutional image, which are determinants of the quality of the relationship between an educational institution and its graduates. This is a quantitative, descriptive, cross-sectional survey, whose primary data were collected through a self-administered questionnaire with the graduates of the 196 technical courses at an Educational Institution in Santa Catarina. Once the data was collected, a statistical validation of the scales was performed, using Confirmatory Factor Analysis. The analysis also involved the use of descriptive statistics techniques and, subsequently, a Structural Equation Model was adjusted to assess the research hypotheses, identifying which factors are determinants of the quality of the relationship. As a result, the survey revealed that alumni have a significantly positive perception of the relationship quality with their alma mater, and the quality of teaching services, the quality of the physical environment and the institutional image, play a determining, positive and direct role on the quality of this relationship, while the quality of the physical environment didn’t show evidence of influence on this dimension.
id Ânima_6d703ec84e7fff78b5e284d882b4005f
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/2982
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Marketing de relacionamento: fatores determinantes da qualidade do relacionamento entre uma instituição pública de ensino e seus egressosMarketing de relacionamentoQualidade do relacionamentoFatores determinantesInstituição de ensinoEgressosThis study analyzes the factors related to teaching services, the physical environment, support and administration services and the institutional image, which are determinants of the quality of the relationship between an educational institution and its graduates. This is a quantitative, descriptive, cross-sectional survey, whose primary data were collected through a self-administered questionnaire with the graduates of the 196 technical courses at an Educational Institution in Santa Catarina. Once the data was collected, a statistical validation of the scales was performed, using Confirmatory Factor Analysis. The analysis also involved the use of descriptive statistics techniques and, subsequently, a Structural Equation Model was adjusted to assess the research hypotheses, identifying which factors are determinants of the quality of the relationship. As a result, the survey revealed that alumni have a significantly positive perception of the relationship quality with their alma mater, and the quality of teaching services, the quality of the physical environment and the institutional image, play a determining, positive and direct role on the quality of this relationship, while the quality of the physical environment didn’t show evidence of influence on this dimension.Este estudo analisa os fatores relacionados a serviços de ensino, ao ambiente físico, aos serviços de suporte e administração e à imagem institucional que são determinantes da qualidade do relacionamento entre uma instituição de ensino e seus egressos. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, na forma de levantamento de campo (survey), de corte transversal, cujos dados primários foram coletados por meio de questionário autoadministrado junto aos egressos dos 196 cursos técnicos presenciais de uma Instituição Ensino de Santa Catarina. Uma vez coletados os dados, procedeu-se a validação estatística das escalas, utilizando-se análise fatorial confirmatória. A análise envolveu, também, o uso de técnicas de estatística descritiva e, posteriormente, foi ajustado um modelo de equações estruturais para avaliar as hipóteses da pesquisa, identificando quais fatores são determinantes da qualidade do relacionamento. Como resultado, a pesquisa revelou que os egressos apresentam uma percepção significativamente positiva a respeito da qualidade do seu relacionamento com a sua instituição de origem, e que a qualidade dos serviços de ensino, a qualidade do ambiente físico e a imagem institucional exercem um papel determinante, positivo e direto sobre a qualidade desse relacionamento, ao passo que a qualidade do ambiente físico não apresentou evidências de influência sobre esta dimensão.Casagrande, Jacir LeonirBorges, Glauco José Ribeiro2020-08-03T16:36:34Z2020-11-26T20:43:48Z2020-08-03T16:36:34Z2020-11-26T20:43:48Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis123 fapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/2982Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoFlorianópolisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T16:45:21Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/2982Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T16:45:21Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing de relacionamento: fatores determinantes da qualidade do relacionamento entre uma instituição pública de ensino e seus egressos
title Marketing de relacionamento: fatores determinantes da qualidade do relacionamento entre uma instituição pública de ensino e seus egressos
spellingShingle Marketing de relacionamento: fatores determinantes da qualidade do relacionamento entre uma instituição pública de ensino e seus egressos
Borges, Glauco José Ribeiro
Marketing de relacionamento
Qualidade do relacionamento
Fatores determinantes
Instituição de ensino
Egressos
title_short Marketing de relacionamento: fatores determinantes da qualidade do relacionamento entre uma instituição pública de ensino e seus egressos
title_full Marketing de relacionamento: fatores determinantes da qualidade do relacionamento entre uma instituição pública de ensino e seus egressos
title_fullStr Marketing de relacionamento: fatores determinantes da qualidade do relacionamento entre uma instituição pública de ensino e seus egressos
title_full_unstemmed Marketing de relacionamento: fatores determinantes da qualidade do relacionamento entre uma instituição pública de ensino e seus egressos
title_sort Marketing de relacionamento: fatores determinantes da qualidade do relacionamento entre uma instituição pública de ensino e seus egressos
author Borges, Glauco José Ribeiro
author_facet Borges, Glauco José Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Casagrande, Jacir Leonir
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Glauco José Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Qualidade do relacionamento
Fatores determinantes
Instituição de ensino
Egressos
topic Marketing de relacionamento
Qualidade do relacionamento
Fatores determinantes
Instituição de ensino
Egressos
description This study analyzes the factors related to teaching services, the physical environment, support and administration services and the institutional image, which are determinants of the quality of the relationship between an educational institution and its graduates. This is a quantitative, descriptive, cross-sectional survey, whose primary data were collected through a self-administered questionnaire with the graduates of the 196 technical courses at an Educational Institution in Santa Catarina. Once the data was collected, a statistical validation of the scales was performed, using Confirmatory Factor Analysis. The analysis also involved the use of descriptive statistics techniques and, subsequently, a Structural Equation Model was adjusted to assess the research hypotheses, identifying which factors are determinants of the quality of the relationship. As a result, the survey revealed that alumni have a significantly positive perception of the relationship quality with their alma mater, and the quality of teaching services, the quality of the physical environment and the institutional image, play a determining, positive and direct role on the quality of this relationship, while the quality of the physical environment didn’t show evidence of influence on this dimension.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-03T16:36:34Z
2020-11-26T20:43:48Z
2020-08-03T16:36:34Z
2020-11-26T20:43:48Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/2982
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/2982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 123 f
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415853385515008