JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma ferramenta pedagógica para desmitificar a separação por sexo nas aulas contribuindo para o desenvolvimento do Educando
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17219 |
Resumo: | Os jogos e brincadeiras, uma temática de ensino proposta na BNCC, auxiliam no ensino e aprendizagem. São uma ponte para socialização e interação dos alunos, fatores importantes para a formação dos indivíduos. Logo, uma ferramenta importante para desmistificação da separação por sexo dos alunos nas Educação Física, pois a separação, nas aulas, só favorece a discriminação e o preconceito dentro da sociedade, contribuindo para a formação de indivíduos preconceituosos que não respeitam as diferenças. É claro que esses modelos de aulas são resquícios da Educação Física e seus períodos históricos. Por cerca de 25 anos, de acordo com decreto de número de 69.450, esses modelos de aulas eram defendidos, porém, com PCNS e LBD foram sugeridas a ocorrências de aulas mistas, mas a divisão foi tão enraizada que mesmo não sendo mais obrigatório, continuou com aulas separadas indiretamente, com a exclusão dos menos habilidosos, mulheres ou separação definitiva dos alunos por sexo. Contudo, os modelos de aulas, assim, só potencializam a desigualdade de gênero nas aulas de Educação Física em relação à vivência nas atividades e, além do mais, já estão ultrapassados. |
id |
Ânima_702228ed42be24b4e679f5f457c2b65a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17219 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma ferramenta pedagógica para desmitificar a separação por sexo nas aulas contribuindo para o desenvolvimento do EducandoEducação Física Escolar Brincadeiras e Jogos Sexo e GêneroOs jogos e brincadeiras, uma temática de ensino proposta na BNCC, auxiliam no ensino e aprendizagem. São uma ponte para socialização e interação dos alunos, fatores importantes para a formação dos indivíduos. Logo, uma ferramenta importante para desmistificação da separação por sexo dos alunos nas Educação Física, pois a separação, nas aulas, só favorece a discriminação e o preconceito dentro da sociedade, contribuindo para a formação de indivíduos preconceituosos que não respeitam as diferenças. É claro que esses modelos de aulas são resquícios da Educação Física e seus períodos históricos. Por cerca de 25 anos, de acordo com decreto de número de 69.450, esses modelos de aulas eram defendidos, porém, com PCNS e LBD foram sugeridas a ocorrências de aulas mistas, mas a divisão foi tão enraizada que mesmo não sendo mais obrigatório, continuou com aulas separadas indiretamente, com a exclusão dos menos habilidosos, mulheres ou separação definitiva dos alunos por sexo. Contudo, os modelos de aulas, assim, só potencializam a desigualdade de gênero nas aulas de Educação Física em relação à vivência nas atividades e, além do mais, já estão ultrapassados.Ramos, Tiago de MeloSantos, Sibele Pereira dos2021-08-09T14:33:06Z2021-08-09T14:33:06Z2021-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 fapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17219ParipirangaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-13T07:24:19Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17219Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-13T07:24:19Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma ferramenta pedagógica para desmitificar a separação por sexo nas aulas contribuindo para o desenvolvimento do Educando |
title |
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma ferramenta pedagógica para desmitificar a separação por sexo nas aulas contribuindo para o desenvolvimento do Educando |
spellingShingle |
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma ferramenta pedagógica para desmitificar a separação por sexo nas aulas contribuindo para o desenvolvimento do Educando Santos, Sibele Pereira dos Educação Física Escolar Brincadeiras e Jogos Sexo e Gênero |
title_short |
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma ferramenta pedagógica para desmitificar a separação por sexo nas aulas contribuindo para o desenvolvimento do Educando |
title_full |
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma ferramenta pedagógica para desmitificar a separação por sexo nas aulas contribuindo para o desenvolvimento do Educando |
title_fullStr |
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma ferramenta pedagógica para desmitificar a separação por sexo nas aulas contribuindo para o desenvolvimento do Educando |
title_full_unstemmed |
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma ferramenta pedagógica para desmitificar a separação por sexo nas aulas contribuindo para o desenvolvimento do Educando |
title_sort |
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma ferramenta pedagógica para desmitificar a separação por sexo nas aulas contribuindo para o desenvolvimento do Educando |
author |
Santos, Sibele Pereira dos |
author_facet |
Santos, Sibele Pereira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Tiago de Melo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sibele Pereira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escolar Brincadeiras e Jogos Sexo e Gênero |
topic |
Educação Física Escolar Brincadeiras e Jogos Sexo e Gênero |
description |
Os jogos e brincadeiras, uma temática de ensino proposta na BNCC, auxiliam no ensino e aprendizagem. São uma ponte para socialização e interação dos alunos, fatores importantes para a formação dos indivíduos. Logo, uma ferramenta importante para desmistificação da separação por sexo dos alunos nas Educação Física, pois a separação, nas aulas, só favorece a discriminação e o preconceito dentro da sociedade, contribuindo para a formação de indivíduos preconceituosos que não respeitam as diferenças. É claro que esses modelos de aulas são resquícios da Educação Física e seus períodos históricos. Por cerca de 25 anos, de acordo com decreto de número de 69.450, esses modelos de aulas eram defendidos, porém, com PCNS e LBD foram sugeridas a ocorrências de aulas mistas, mas a divisão foi tão enraizada que mesmo não sendo mais obrigatório, continuou com aulas separadas indiretamente, com a exclusão dos menos habilidosos, mulheres ou separação definitiva dos alunos por sexo. Contudo, os modelos de aulas, assim, só potencializam a desigualdade de gênero nas aulas de Educação Física em relação à vivência nas atividades e, além do mais, já estão ultrapassados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-09T14:33:06Z 2021-08-09T14:33:06Z 2021-07-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17219 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
62 f application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Paripiranga |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415818707009536 |