Jogos e brincadeiras: uma forma de se educar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2279 |
Resumo: | O desenvolvimento integral de uma criança contempla dimensões motora, afetiva e cognitiva. O presente estudo objetiva refletir sobre a inserção de jogos e brincadeiras na educação infantil, enfatizando os aspectos favoráveis à socialização das crianças e papel do professor como agente privilegiado, no ambiente escolar, para valorização de práticas lúdicas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Os principais temas discutidos foram: o brincar como primeira ferramenta de aprendizagem da criança; a importância da utilização do lúdico na rotina escolar; a influência do brinquedo e do brincar no desenvolvimento individual e social; o brincar como direito da criança e a importância da mediação do professor nas brincadeiras. O ensinar, o cuidar e o brincar caminham juntos na educação infantil, por esse motivo temos várias razões para levar o lúdico para a escola. As atividades lúdicas, mediada pelo professor, na rotina escolar, promovem e corroboram para o desenvolvimento das habilidades intelectuais e sociais das crianças. |
id |
UFRPE_73a6cdfcf158e42ee1f30181b3430e58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/2279 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Jogos e brincadeiras: uma forma de se educarEducação InfantilBrincadeirasJogos educativosO desenvolvimento integral de uma criança contempla dimensões motora, afetiva e cognitiva. O presente estudo objetiva refletir sobre a inserção de jogos e brincadeiras na educação infantil, enfatizando os aspectos favoráveis à socialização das crianças e papel do professor como agente privilegiado, no ambiente escolar, para valorização de práticas lúdicas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Os principais temas discutidos foram: o brincar como primeira ferramenta de aprendizagem da criança; a importância da utilização do lúdico na rotina escolar; a influência do brinquedo e do brincar no desenvolvimento individual e social; o brincar como direito da criança e a importância da mediação do professor nas brincadeiras. O ensinar, o cuidar e o brincar caminham juntos na educação infantil, por esse motivo temos várias razões para levar o lúdico para a escola. As atividades lúdicas, mediada pelo professor, na rotina escolar, promovem e corroboram para o desenvolvimento das habilidades intelectuais e sociais das crianças.BrasilSantos, Giselle Maria Nanes Correia dosNão localizadohttp://lattes.cnpq.br/0295353071625877Cardoso, Irani Irene2020-04-30T19:47:52Z2020-04-30T19:47:52Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis9 f.application/pdfCARDOSO, Irani Irene. Jogos e brincadeiras: uma forma de se educar. 2019. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2279porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-03T15:31:09Zoai:dspace:123456789/2279Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-03T15:31:09Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos e brincadeiras: uma forma de se educar |
title |
Jogos e brincadeiras: uma forma de se educar |
spellingShingle |
Jogos e brincadeiras: uma forma de se educar Cardoso, Irani Irene Educação Infantil Brincadeiras Jogos educativos |
title_short |
Jogos e brincadeiras: uma forma de se educar |
title_full |
Jogos e brincadeiras: uma forma de se educar |
title_fullStr |
Jogos e brincadeiras: uma forma de se educar |
title_full_unstemmed |
Jogos e brincadeiras: uma forma de se educar |
title_sort |
Jogos e brincadeiras: uma forma de se educar |
author |
Cardoso, Irani Irene |
author_facet |
Cardoso, Irani Irene |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Giselle Maria Nanes Correia dos Não localizado http://lattes.cnpq.br/0295353071625877 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Irani Irene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Brincadeiras Jogos educativos |
topic |
Educação Infantil Brincadeiras Jogos educativos |
description |
O desenvolvimento integral de uma criança contempla dimensões motora, afetiva e cognitiva. O presente estudo objetiva refletir sobre a inserção de jogos e brincadeiras na educação infantil, enfatizando os aspectos favoráveis à socialização das crianças e papel do professor como agente privilegiado, no ambiente escolar, para valorização de práticas lúdicas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Os principais temas discutidos foram: o brincar como primeira ferramenta de aprendizagem da criança; a importância da utilização do lúdico na rotina escolar; a influência do brinquedo e do brincar no desenvolvimento individual e social; o brincar como direito da criança e a importância da mediação do professor nas brincadeiras. O ensinar, o cuidar e o brincar caminham juntos na educação infantil, por esse motivo temos várias razões para levar o lúdico para a escola. As atividades lúdicas, mediada pelo professor, na rotina escolar, promovem e corroboram para o desenvolvimento das habilidades intelectuais e sociais das crianças. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-04-30T19:47:52Z 2020-04-30T19:47:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARDOSO, Irani Irene. Jogos e brincadeiras: uma forma de se educar. 2019. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2279 |
identifier_str_mv |
CARDOSO, Irani Irene. Jogos e brincadeiras: uma forma de se educar. 2019. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
9 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277161109979136 |