Jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma de 2º período da educação infantil do centro educativo Nossa Senhora das Graças no município de Parintins AM.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1517 |
Resumo: | O presente trabalho intitulado: “jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma do 2˚período da educação infantil do Centro Educativo Nossa Senhora Das Graças no município de Parintins/Am”; objetiva compreender quais as contribuições dos jogos e brincadeiras na construção do conhecimento das crianças da Educação Infantil. Busca-Se nessa pesquisa o direcionamento dos objetivos específicos: observar, construir e analizar de forma específica os jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos na contribuição e contrução do conhecimento das crianças. As principais fundamentações teóricas que embasaram este estudo foram: Ariés (1986); Kramer (2003); Oliveira (2012); Marcelino (2003); Jesus (2010); Kishimoto (2010); Brougere (1998); Friedmann (2012); Corsaro (2009); Rocha E Kramer (2011) entre outros. A pesquisa e de natureza qualitativa, com método de abordagem dialético com a pesquisa do tipo etnográfico. os sujeitos da investigação foram 10 crianças de ambos os sexos na faixa etária de 05 de idade e uma professora da turma do 2˚ período da Educação Infantil. Os dados construídos foram através das interações e convivências dos envolvidos na pesquisa, auxiliados sob a observação participante, diário de campo, roda de conversa, entrevistas e uma oficina de desenho. Diante dos resultados obtidos, acreditamos que os jogos e brincadeiras contribuem de forma produtiva no desenvolvimento e no conhecimento das crianças na Educação Infantil, pois o brincar está presente no cotidiano das crianças, interagindo de forma lúdica no processo de ensino aprendizagem, no contexto da Educação Infantil. |
id |
UEA_c35b351a02738e7396635dd49f18e2a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioinstitucional:riuea/1517 |
network_acronym_str |
UEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
spelling |
Jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma de 2º período da educação infantil do centro educativo Nossa Senhora das Graças no município de Parintins AM.Games and games: contributing to the construction of the knowledge of the children of the 2nd period of early childhood education at the Nossa Senhora das Graças educational center in the municipality of Parintins AM.Educação InfantilJogosBrincadeirasO presente trabalho intitulado: “jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma do 2˚período da educação infantil do Centro Educativo Nossa Senhora Das Graças no município de Parintins/Am”; objetiva compreender quais as contribuições dos jogos e brincadeiras na construção do conhecimento das crianças da Educação Infantil. Busca-Se nessa pesquisa o direcionamento dos objetivos específicos: observar, construir e analizar de forma específica os jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos na contribuição e contrução do conhecimento das crianças. As principais fundamentações teóricas que embasaram este estudo foram: Ariés (1986); Kramer (2003); Oliveira (2012); Marcelino (2003); Jesus (2010); Kishimoto (2010); Brougere (1998); Friedmann (2012); Corsaro (2009); Rocha E Kramer (2011) entre outros. A pesquisa e de natureza qualitativa, com método de abordagem dialético com a pesquisa do tipo etnográfico. os sujeitos da investigação foram 10 crianças de ambos os sexos na faixa etária de 05 de idade e uma professora da turma do 2˚ período da Educação Infantil. Os dados construídos foram através das interações e convivências dos envolvidos na pesquisa, auxiliados sob a observação participante, diário de campo, roda de conversa, entrevistas e uma oficina de desenho. Diante dos resultados obtidos, acreditamos que os jogos e brincadeiras contribuem de forma produtiva no desenvolvimento e no conhecimento das crianças na Educação Infantil, pois o brincar está presente no cotidiano das crianças, interagindo de forma lúdica no processo de ensino aprendizagem, no contexto da Educação Infantil.The present work entitled: "games and games: contributing to the construction of the knowledge of the children of the 2nd class period of early childhood education at the Nossa Senhora das Graças Educational Center in the city of Parintins / Am"; aims to understand what the contributions of games and games in the construction of children's knowledge of Early Childhood Education. In this research the aim is to direct the specific objectives: to observe, construct and analyze in a specific way the games and games as pedagogical resources in the contribution and construction of the children's knowledge. The main theoretical bases that supported this study were: Ariés (1986); Kramer (2003); Oliveira (2012); Marcelino (2003); Jesus (2010); Kishimoto (2010); Brougere (1998); Friedmann (2012); Corsaro (2009); Rocha E Kramer (2011) among others. The research is qualitative in nature, with a method of dialectical approach with research of the ethnographic type. the subjects of the investigation were 10 children of both sexes in the age group of 05 of age and a teacher of the class of the 2nd period of the Infantile Education. The data were constructed through the interactions and coexistence of those involved in the research, assisted under participant observation, field diary, conversation wheel, interviews and a drawing workshop. Given the results obtained, we believe that play and play contribute in a productive way in the development and knowledge of children in Early Childhood Education, since play is present in the daily life of children, interacting in a playful way in the process of teaching learning in the context of Education Child.Universidade do Estado do Amazonas2019-03-12T13:11:33Z2019-03-082019-03-12T13:11:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1517porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Rosa da Silvareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-08T20:00:43ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/ |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma de 2º período da educação infantil do centro educativo Nossa Senhora das Graças no município de Parintins AM. Games and games: contributing to the construction of the knowledge of the children of the 2nd period of early childhood education at the Nossa Senhora das Graças educational center in the municipality of Parintins AM. |
title |
Jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma de 2º período da educação infantil do centro educativo Nossa Senhora das Graças no município de Parintins AM. |
spellingShingle |
Jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma de 2º período da educação infantil do centro educativo Nossa Senhora das Graças no município de Parintins AM. Rocha, Rosa da Silva Educação Infantil Jogos Brincadeiras |
title_short |
Jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma de 2º período da educação infantil do centro educativo Nossa Senhora das Graças no município de Parintins AM. |
title_full |
Jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma de 2º período da educação infantil do centro educativo Nossa Senhora das Graças no município de Parintins AM. |
title_fullStr |
Jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma de 2º período da educação infantil do centro educativo Nossa Senhora das Graças no município de Parintins AM. |
title_full_unstemmed |
Jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma de 2º período da educação infantil do centro educativo Nossa Senhora das Graças no município de Parintins AM. |
title_sort |
Jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma de 2º período da educação infantil do centro educativo Nossa Senhora das Graças no município de Parintins AM. |
author |
Rocha, Rosa da Silva |
author_facet |
Rocha, Rosa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Rosa da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Jogos Brincadeiras |
topic |
Educação Infantil Jogos Brincadeiras |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho intitulado: “jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma do 2˚período da educação infantil do Centro Educativo Nossa Senhora Das Graças no município de Parintins/Am”; objetiva compreender quais as contribuições dos jogos e brincadeiras na construção do conhecimento das crianças da Educação Infantil. Busca-Se nessa pesquisa o direcionamento dos objetivos específicos: observar, construir e analizar de forma específica os jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos na contribuição e contrução do conhecimento das crianças. As principais fundamentações teóricas que embasaram este estudo foram: Ariés (1986); Kramer (2003); Oliveira (2012); Marcelino (2003); Jesus (2010); Kishimoto (2010); Brougere (1998); Friedmann (2012); Corsaro (2009); Rocha E Kramer (2011) entre outros. A pesquisa e de natureza qualitativa, com método de abordagem dialético com a pesquisa do tipo etnográfico. os sujeitos da investigação foram 10 crianças de ambos os sexos na faixa etária de 05 de idade e uma professora da turma do 2˚ período da Educação Infantil. Os dados construídos foram através das interações e convivências dos envolvidos na pesquisa, auxiliados sob a observação participante, diário de campo, roda de conversa, entrevistas e uma oficina de desenho. Diante dos resultados obtidos, acreditamos que os jogos e brincadeiras contribuem de forma produtiva no desenvolvimento e no conhecimento das crianças na Educação Infantil, pois o brincar está presente no cotidiano das crianças, interagindo de forma lúdica no processo de ensino aprendizagem, no contexto da Educação Infantil. The present work entitled: "games and games: contributing to the construction of the knowledge of the children of the 2nd class period of early childhood education at the Nossa Senhora das Graças Educational Center in the city of Parintins / Am"; aims to understand what the contributions of games and games in the construction of children's knowledge of Early Childhood Education. In this research the aim is to direct the specific objectives: to observe, construct and analyze in a specific way the games and games as pedagogical resources in the contribution and construction of the children's knowledge. The main theoretical bases that supported this study were: Ariés (1986); Kramer (2003); Oliveira (2012); Marcelino (2003); Jesus (2010); Kishimoto (2010); Brougere (1998); Friedmann (2012); Corsaro (2009); Rocha E Kramer (2011) among others. The research is qualitative in nature, with a method of dialectical approach with research of the ethnographic type. the subjects of the investigation were 10 children of both sexes in the age group of 05 of age and a teacher of the class of the 2nd period of the Infantile Education. The data were constructed through the interactions and coexistence of those involved in the research, assisted under participant observation, field diary, conversation wheel, interviews and a drawing workshop. Given the results obtained, we believe that play and play contribute in a productive way in the development and knowledge of children in Early Childhood Education, since play is present in the daily life of children, interacting in a playful way in the process of teaching learning in the context of Education Child. |
description |
O presente trabalho intitulado: “jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma do 2˚período da educação infantil do Centro Educativo Nossa Senhora Das Graças no município de Parintins/Am”; objetiva compreender quais as contribuições dos jogos e brincadeiras na construção do conhecimento das crianças da Educação Infantil. Busca-Se nessa pesquisa o direcionamento dos objetivos específicos: observar, construir e analizar de forma específica os jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos na contribuição e contrução do conhecimento das crianças. As principais fundamentações teóricas que embasaram este estudo foram: Ariés (1986); Kramer (2003); Oliveira (2012); Marcelino (2003); Jesus (2010); Kishimoto (2010); Brougere (1998); Friedmann (2012); Corsaro (2009); Rocha E Kramer (2011) entre outros. A pesquisa e de natureza qualitativa, com método de abordagem dialético com a pesquisa do tipo etnográfico. os sujeitos da investigação foram 10 crianças de ambos os sexos na faixa etária de 05 de idade e uma professora da turma do 2˚ período da Educação Infantil. Os dados construídos foram através das interações e convivências dos envolvidos na pesquisa, auxiliados sob a observação participante, diário de campo, roda de conversa, entrevistas e uma oficina de desenho. Diante dos resultados obtidos, acreditamos que os jogos e brincadeiras contribuem de forma produtiva no desenvolvimento e no conhecimento das crianças na Educação Infantil, pois o brincar está presente no cotidiano das crianças, interagindo de forma lúdica no processo de ensino aprendizagem, no contexto da Educação Infantil. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-12T13:11:33Z 2019-03-08 2019-03-12T13:11:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1517 |
url |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instacron:UEA |
instname_str |
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
instacron_str |
UEA |
institution |
UEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829749676605440 |