Jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma de 2º período da educação infantil do centro educativo Nossa Senhora das Graças no município de Parintins AM.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Rosa da Silva
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1517
Resumo: O presente trabalho intitulado: “jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma do 2˚período da educação infantil do Centro Educativo Nossa Senhora Das Graças no município de Parintins/Am”; objetiva compreender quais as contribuições dos jogos e brincadeiras na construção do conhecimento das crianças da Educação Infantil. Busca-Se nessa pesquisa o direcionamento dos objetivos específicos: observar, construir e analizar de forma específica os jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos na contribuição e contrução do conhecimento das crianças. As principais fundamentações teóricas que embasaram este estudo foram: Ariés (1986); Kramer (2003); Oliveira (2012); Marcelino (2003); Jesus (2010); Kishimoto (2010); Brougere (1998); Friedmann (2012); Corsaro (2009); Rocha E Kramer (2011) entre outros. A pesquisa e de natureza qualitativa, com método de abordagem dialético com a pesquisa do tipo etnográfico. os sujeitos da investigação foram 10 crianças de ambos os sexos na faixa etária de 05 de idade e uma professora da turma do 2˚ período da Educação Infantil. Os dados construídos foram através das interações e convivências dos envolvidos na pesquisa, auxiliados sob a observação participante, diário de campo, roda de conversa, entrevistas e uma oficina de desenho. Diante dos resultados obtidos, acreditamos que os jogos e brincadeiras contribuem de forma produtiva no desenvolvimento e no conhecimento das crianças na Educação Infantil, pois o brincar está presente no cotidiano das crianças, interagindo de forma lúdica no processo de ensino aprendizagem, no contexto da Educação Infantil.
id UEA_c35b351a02738e7396635dd49f18e2a7
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/1517
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
spelling Jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma de 2º período da educação infantil do centro educativo Nossa Senhora das Graças no município de Parintins AM.Games and games: contributing to the construction of the knowledge of the children of the 2nd period of early childhood education at the Nossa Senhora das Graças educational center in the municipality of Parintins AM.Educação InfantilJogosBrincadeirasO presente trabalho intitulado: “jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma do 2˚período da educação infantil do Centro Educativo Nossa Senhora Das Graças no município de Parintins/Am”; objetiva compreender quais as contribuições dos jogos e brincadeiras na construção do conhecimento das crianças da Educação Infantil. Busca-Se nessa pesquisa o direcionamento dos objetivos específicos: observar, construir e analizar de forma específica os jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos na contribuição e contrução do conhecimento das crianças. As principais fundamentações teóricas que embasaram este estudo foram: Ariés (1986); Kramer (2003); Oliveira (2012); Marcelino (2003); Jesus (2010); Kishimoto (2010); Brougere (1998); Friedmann (2012); Corsaro (2009); Rocha E Kramer (2011) entre outros. A pesquisa e de natureza qualitativa, com método de abordagem dialético com a pesquisa do tipo etnográfico. os sujeitos da investigação foram 10 crianças de ambos os sexos na faixa etária de 05 de idade e uma professora da turma do 2˚ período da Educação Infantil. Os dados construídos foram através das interações e convivências dos envolvidos na pesquisa, auxiliados sob a observação participante, diário de campo, roda de conversa, entrevistas e uma oficina de desenho. Diante dos resultados obtidos, acreditamos que os jogos e brincadeiras contribuem de forma produtiva no desenvolvimento e no conhecimento das crianças na Educação Infantil, pois o brincar está presente no cotidiano das crianças, interagindo de forma lúdica no processo de ensino aprendizagem, no contexto da Educação Infantil.The present work entitled: "games and games: contributing to the construction of the knowledge of the children of the 2nd class period of early childhood education at the Nossa Senhora das Graças Educational Center in the city of Parintins / Am"; aims to understand what the contributions of games and games in the construction of children's knowledge of Early Childhood Education. In this research the aim is to direct the specific objectives: to observe, construct and analyze in a specific way the games and games as pedagogical resources in the contribution and construction of the children's knowledge. The main theoretical bases that supported this study were: Ariés (1986); Kramer (2003); Oliveira (2012); Marcelino (2003); Jesus (2010); Kishimoto (2010); Brougere (1998); Friedmann (2012); Corsaro (2009); Rocha E Kramer (2011) among others. The research is qualitative in nature, with a method of dialectical approach with research of the ethnographic type. the subjects of the investigation were 10 children of both sexes in the age group of 05 of age and a teacher of the class of the 2nd period of the Infantile Education. The data were constructed through the interactions and coexistence of those involved in the research, assisted under participant observation, field diary, conversation wheel, interviews and a drawing workshop. Given the results obtained, we believe that play and play contribute in a productive way in the development and knowledge of children in Early Childhood Education, since play is present in the daily life of children, interacting in a playful way in the process of teaching learning in the context of Education Child.Universidade do Estado do Amazonas2019-03-12T13:11:33Z2019-03-082019-03-12T13:11:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1517porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Rosa da Silvareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-08T20:00:43ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
dc.title.none.fl_str_mv Jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma de 2º período da educação infantil do centro educativo Nossa Senhora das Graças no município de Parintins AM.
Games and games: contributing to the construction of the knowledge of the children of the 2nd period of early childhood education at the Nossa Senhora das Graças educational center in the municipality of Parintins AM.
title Jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma de 2º período da educação infantil do centro educativo Nossa Senhora das Graças no município de Parintins AM.
spellingShingle Jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma de 2º período da educação infantil do centro educativo Nossa Senhora das Graças no município de Parintins AM.
Rocha, Rosa da Silva
Educação Infantil
Jogos
Brincadeiras
title_short Jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma de 2º período da educação infantil do centro educativo Nossa Senhora das Graças no município de Parintins AM.
title_full Jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma de 2º período da educação infantil do centro educativo Nossa Senhora das Graças no município de Parintins AM.
title_fullStr Jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma de 2º período da educação infantil do centro educativo Nossa Senhora das Graças no município de Parintins AM.
title_full_unstemmed Jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma de 2º período da educação infantil do centro educativo Nossa Senhora das Graças no município de Parintins AM.
title_sort Jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma de 2º período da educação infantil do centro educativo Nossa Senhora das Graças no município de Parintins AM.
author Rocha, Rosa da Silva
author_facet Rocha, Rosa da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Rosa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Jogos
Brincadeiras
topic Educação Infantil
Jogos
Brincadeiras
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho intitulado: “jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma do 2˚período da educação infantil do Centro Educativo Nossa Senhora Das Graças no município de Parintins/Am”; objetiva compreender quais as contribuições dos jogos e brincadeiras na construção do conhecimento das crianças da Educação Infantil. Busca-Se nessa pesquisa o direcionamento dos objetivos específicos: observar, construir e analizar de forma específica os jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos na contribuição e contrução do conhecimento das crianças. As principais fundamentações teóricas que embasaram este estudo foram: Ariés (1986); Kramer (2003); Oliveira (2012); Marcelino (2003); Jesus (2010); Kishimoto (2010); Brougere (1998); Friedmann (2012); Corsaro (2009); Rocha E Kramer (2011) entre outros. A pesquisa e de natureza qualitativa, com método de abordagem dialético com a pesquisa do tipo etnográfico. os sujeitos da investigação foram 10 crianças de ambos os sexos na faixa etária de 05 de idade e uma professora da turma do 2˚ período da Educação Infantil. Os dados construídos foram através das interações e convivências dos envolvidos na pesquisa, auxiliados sob a observação participante, diário de campo, roda de conversa, entrevistas e uma oficina de desenho. Diante dos resultados obtidos, acreditamos que os jogos e brincadeiras contribuem de forma produtiva no desenvolvimento e no conhecimento das crianças na Educação Infantil, pois o brincar está presente no cotidiano das crianças, interagindo de forma lúdica no processo de ensino aprendizagem, no contexto da Educação Infantil.
The present work entitled: "games and games: contributing to the construction of the knowledge of the children of the 2nd class period of early childhood education at the Nossa Senhora das Graças Educational Center in the city of Parintins / Am"; aims to understand what the contributions of games and games in the construction of children's knowledge of Early Childhood Education. In this research the aim is to direct the specific objectives: to observe, construct and analyze in a specific way the games and games as pedagogical resources in the contribution and construction of the children's knowledge. The main theoretical bases that supported this study were: Ariés (1986); Kramer (2003); Oliveira (2012); Marcelino (2003); Jesus (2010); Kishimoto (2010); Brougere (1998); Friedmann (2012); Corsaro (2009); Rocha E Kramer (2011) among others. The research is qualitative in nature, with a method of dialectical approach with research of the ethnographic type. the subjects of the investigation were 10 children of both sexes in the age group of 05 of age and a teacher of the class of the 2nd period of the Infantile Education. The data were constructed through the interactions and coexistence of those involved in the research, assisted under participant observation, field diary, conversation wheel, interviews and a drawing workshop. Given the results obtained, we believe that play and play contribute in a productive way in the development and knowledge of children in Early Childhood Education, since play is present in the daily life of children, interacting in a playful way in the process of teaching learning in the context of Education Child.
description O presente trabalho intitulado: “jogos e brincadeiras: contribuindo na construção do conhecimento das crianças da turma do 2˚período da educação infantil do Centro Educativo Nossa Senhora Das Graças no município de Parintins/Am”; objetiva compreender quais as contribuições dos jogos e brincadeiras na construção do conhecimento das crianças da Educação Infantil. Busca-Se nessa pesquisa o direcionamento dos objetivos específicos: observar, construir e analizar de forma específica os jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos na contribuição e contrução do conhecimento das crianças. As principais fundamentações teóricas que embasaram este estudo foram: Ariés (1986); Kramer (2003); Oliveira (2012); Marcelino (2003); Jesus (2010); Kishimoto (2010); Brougere (1998); Friedmann (2012); Corsaro (2009); Rocha E Kramer (2011) entre outros. A pesquisa e de natureza qualitativa, com método de abordagem dialético com a pesquisa do tipo etnográfico. os sujeitos da investigação foram 10 crianças de ambos os sexos na faixa etária de 05 de idade e uma professora da turma do 2˚ período da Educação Infantil. Os dados construídos foram através das interações e convivências dos envolvidos na pesquisa, auxiliados sob a observação participante, diário de campo, roda de conversa, entrevistas e uma oficina de desenho. Diante dos resultados obtidos, acreditamos que os jogos e brincadeiras contribuem de forma produtiva no desenvolvimento e no conhecimento das crianças na Educação Infantil, pois o brincar está presente no cotidiano das crianças, interagindo de forma lúdica no processo de ensino aprendizagem, no contexto da Educação Infantil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-12T13:11:33Z
2019-03-08
2019-03-12T13:11:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1517
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829749676605440