O programa rede Catarina á luz da lei Maria da Penha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Caren Cristina dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20586
Resumo: A presente pesquisa traz aspectos históricos em relação à mulher na sociedade, a evolução jurídica, delineia as mudanças legislativas, pauta o caso da vítima Maria da Penha e a promulgação da 11.340/2006, sua motivação e repercussão, uma grande revolução frente à problemática, após muitos anos de impunidade e pouca reprovabilidade moral frente a esse tipo de violência. A especificação da violência familiar contra a mulher, suas conceituações acerca da violência contra a mulher, sua representação como marco divisório. As mudanças legislativas que rodeiam tal problemática. A prerrogativa do Estado em promover programas e políticas públicas de enfrentamento, especificamente o Programa Rede Catarina de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica, previsto na Lei, sua criação pela Polícia Militar e atuação como forma de prevenir e enfrentar, com base na policia de proximidade, utiliza-se o método de procedimento monográfico, com abordagem qualitativa e dedutiva e técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Tateia conceitos doutrinários, legislações e suas respectivas adaptações. Inicialmente observa-se aspectos históricos e contextos intrafamiliares, logo, evidencia-se os avanços legislativos infraconstitucionais e constitucionais em relação às mulheres, a Lei maria da penha como legislação o específica no tocante à violência doméstica e familiar contra a mulher, suas caracterizações de violência e adaptações de acordo com a evolução social. Após, aborda-se o dever do Estado, em decorrência da lei supracitada em promover programas e políticas públicas de enfrentamento, a análise do programa Rede Catarina de apoio à mulher opera com base no policiamento de proximidade, que tem como objetivo prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, observando as demandas que abrange, seu modus operandi, suas estatísticas, as mulheres beneficiadas, assim como sua efetividade.
id Ânima_aef024f0048b6763a1d12783c167ae3a
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/20586
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling O programa rede Catarina á luz da lei Maria da PenhaViolência domésticamulherViolência familiarA presente pesquisa traz aspectos históricos em relação à mulher na sociedade, a evolução jurídica, delineia as mudanças legislativas, pauta o caso da vítima Maria da Penha e a promulgação da 11.340/2006, sua motivação e repercussão, uma grande revolução frente à problemática, após muitos anos de impunidade e pouca reprovabilidade moral frente a esse tipo de violência. A especificação da violência familiar contra a mulher, suas conceituações acerca da violência contra a mulher, sua representação como marco divisório. As mudanças legislativas que rodeiam tal problemática. A prerrogativa do Estado em promover programas e políticas públicas de enfrentamento, especificamente o Programa Rede Catarina de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica, previsto na Lei, sua criação pela Polícia Militar e atuação como forma de prevenir e enfrentar, com base na policia de proximidade, utiliza-se o método de procedimento monográfico, com abordagem qualitativa e dedutiva e técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Tateia conceitos doutrinários, legislações e suas respectivas adaptações. Inicialmente observa-se aspectos históricos e contextos intrafamiliares, logo, evidencia-se os avanços legislativos infraconstitucionais e constitucionais em relação às mulheres, a Lei maria da penha como legislação o específica no tocante à violência doméstica e familiar contra a mulher, suas caracterizações de violência e adaptações de acordo com a evolução social. Após, aborda-se o dever do Estado, em decorrência da lei supracitada em promover programas e políticas públicas de enfrentamento, a análise do programa Rede Catarina de apoio à mulher opera com base no policiamento de proximidade, que tem como objetivo prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, observando as demandas que abrange, seu modus operandi, suas estatísticas, as mulheres beneficiadas, assim como sua efetividade.Silva Junior, Aldo Nunes daSantos, Caren Cristina dos2021-12-21T19:53:52Z2021-12-21T19:53:52Z2021-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis67 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20586Florianópolisporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-17T15:19:58Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/20586Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-05-17T15:19:58Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O programa rede Catarina á luz da lei Maria da Penha
title O programa rede Catarina á luz da lei Maria da Penha
spellingShingle O programa rede Catarina á luz da lei Maria da Penha
Santos, Caren Cristina dos
Violência doméstica
mulher
Violência familiar
title_short O programa rede Catarina á luz da lei Maria da Penha
title_full O programa rede Catarina á luz da lei Maria da Penha
title_fullStr O programa rede Catarina á luz da lei Maria da Penha
title_full_unstemmed O programa rede Catarina á luz da lei Maria da Penha
title_sort O programa rede Catarina á luz da lei Maria da Penha
author Santos, Caren Cristina dos
author_facet Santos, Caren Cristina dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva Junior, Aldo Nunes da
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Caren Cristina dos
dc.subject.por.fl_str_mv Violência doméstica
mulher
Violência familiar
topic Violência doméstica
mulher
Violência familiar
description A presente pesquisa traz aspectos históricos em relação à mulher na sociedade, a evolução jurídica, delineia as mudanças legislativas, pauta o caso da vítima Maria da Penha e a promulgação da 11.340/2006, sua motivação e repercussão, uma grande revolução frente à problemática, após muitos anos de impunidade e pouca reprovabilidade moral frente a esse tipo de violência. A especificação da violência familiar contra a mulher, suas conceituações acerca da violência contra a mulher, sua representação como marco divisório. As mudanças legislativas que rodeiam tal problemática. A prerrogativa do Estado em promover programas e políticas públicas de enfrentamento, especificamente o Programa Rede Catarina de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica, previsto na Lei, sua criação pela Polícia Militar e atuação como forma de prevenir e enfrentar, com base na policia de proximidade, utiliza-se o método de procedimento monográfico, com abordagem qualitativa e dedutiva e técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Tateia conceitos doutrinários, legislações e suas respectivas adaptações. Inicialmente observa-se aspectos históricos e contextos intrafamiliares, logo, evidencia-se os avanços legislativos infraconstitucionais e constitucionais em relação às mulheres, a Lei maria da penha como legislação o específica no tocante à violência doméstica e familiar contra a mulher, suas caracterizações de violência e adaptações de acordo com a evolução social. Após, aborda-se o dever do Estado, em decorrência da lei supracitada em promover programas e políticas públicas de enfrentamento, a análise do programa Rede Catarina de apoio à mulher opera com base no policiamento de proximidade, que tem como objetivo prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, observando as demandas que abrange, seu modus operandi, suas estatísticas, as mulheres beneficiadas, assim como sua efetividade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21T19:53:52Z
2021-12-21T19:53:52Z
2021-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20586
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 67 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415830390243328