Considerações sobre o home office pela legislação trabalhista brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Nathália Esteves dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28677
Resumo: As mudanças que ocorrem nos âmbitos sociais, tecnológicos, econômicos e políticos, refletem diretamente nas relações de trabalho e, consequentemente, exigem, muitas vezes, modificações e atualizações na legislação trabalhista. Um dos inúmeros exemplos ocorridos nas últimas décadas, trata-se do trabalho remoto ou teletrabalho, cuja modalidade home office, tem apresentado uma expansão significatica, por permitir que o trabalhador exerça suas funções fora do ambiente da empresa, sem, no entanto, se caracterizar como serviços externos. Tais trabalhos já vinham sendo executados no país, em consequência do desenvolvimento tecnológico, sem, contudo, diretrizes claras sobre diversos fatores e critérios até 2017, quando a Lei nº 13.467 incluiu um capítulo específico para o teletrabalho na CLT. Mesmo com diretrizes estabelecidas na legislação, o trabalho remoto ou home office viria a sofrer alguns ajustes temporários em 2020, trazidos pela Medida Provisória 927, em virtude do advento da pandemia do coronavírus, que fez com que o mundo fizesse um isolamento social para evitar novas contaminações e propagação da doença. Diante da recente expansão do trabalho remoto, esse estudo aborda o surgimento e evolução da legislação trabalhista, com destaque aos serviços remotos, incluídos em lei, com suas características, vantagens e desvantagens, tanto aos trabalhadores, quanto às empresas e, ainda, à sociedade.
id Ânima_c09012d87a9b49f550afd530b03a5043
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/28677
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Considerações sobre o home office pela legislação trabalhista brasileiraDireito trabalhistaHome OfficeAs mudanças que ocorrem nos âmbitos sociais, tecnológicos, econômicos e políticos, refletem diretamente nas relações de trabalho e, consequentemente, exigem, muitas vezes, modificações e atualizações na legislação trabalhista. Um dos inúmeros exemplos ocorridos nas últimas décadas, trata-se do trabalho remoto ou teletrabalho, cuja modalidade home office, tem apresentado uma expansão significatica, por permitir que o trabalhador exerça suas funções fora do ambiente da empresa, sem, no entanto, se caracterizar como serviços externos. Tais trabalhos já vinham sendo executados no país, em consequência do desenvolvimento tecnológico, sem, contudo, diretrizes claras sobre diversos fatores e critérios até 2017, quando a Lei nº 13.467 incluiu um capítulo específico para o teletrabalho na CLT. Mesmo com diretrizes estabelecidas na legislação, o trabalho remoto ou home office viria a sofrer alguns ajustes temporários em 2020, trazidos pela Medida Provisória 927, em virtude do advento da pandemia do coronavírus, que fez com que o mundo fizesse um isolamento social para evitar novas contaminações e propagação da doença. Diante da recente expansão do trabalho remoto, esse estudo aborda o surgimento e evolução da legislação trabalhista, com destaque aos serviços remotos, incluídos em lei, com suas características, vantagens e desvantagens, tanto aos trabalhadores, quanto às empresas e, ainda, à sociedade.Ferreira, Adriano de AssisSantos, Nathália Esteves dos2022-12-13T20:46:17Z2022-12-13T20:46:17Z2022-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis30 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28677São PauloAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2023-01-23T14:03:53Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/28677Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2023-01-23T14:03:53Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre o home office pela legislação trabalhista brasileira
title Considerações sobre o home office pela legislação trabalhista brasileira
spellingShingle Considerações sobre o home office pela legislação trabalhista brasileira
Santos, Nathália Esteves dos
Direito trabalhista
Home Office
title_short Considerações sobre o home office pela legislação trabalhista brasileira
title_full Considerações sobre o home office pela legislação trabalhista brasileira
title_fullStr Considerações sobre o home office pela legislação trabalhista brasileira
title_full_unstemmed Considerações sobre o home office pela legislação trabalhista brasileira
title_sort Considerações sobre o home office pela legislação trabalhista brasileira
author Santos, Nathália Esteves dos
author_facet Santos, Nathália Esteves dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Adriano de Assis
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Nathália Esteves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Direito trabalhista
Home Office
topic Direito trabalhista
Home Office
description As mudanças que ocorrem nos âmbitos sociais, tecnológicos, econômicos e políticos, refletem diretamente nas relações de trabalho e, consequentemente, exigem, muitas vezes, modificações e atualizações na legislação trabalhista. Um dos inúmeros exemplos ocorridos nas últimas décadas, trata-se do trabalho remoto ou teletrabalho, cuja modalidade home office, tem apresentado uma expansão significatica, por permitir que o trabalhador exerça suas funções fora do ambiente da empresa, sem, no entanto, se caracterizar como serviços externos. Tais trabalhos já vinham sendo executados no país, em consequência do desenvolvimento tecnológico, sem, contudo, diretrizes claras sobre diversos fatores e critérios até 2017, quando a Lei nº 13.467 incluiu um capítulo específico para o teletrabalho na CLT. Mesmo com diretrizes estabelecidas na legislação, o trabalho remoto ou home office viria a sofrer alguns ajustes temporários em 2020, trazidos pela Medida Provisória 927, em virtude do advento da pandemia do coronavírus, que fez com que o mundo fizesse um isolamento social para evitar novas contaminações e propagação da doença. Diante da recente expansão do trabalho remoto, esse estudo aborda o surgimento e evolução da legislação trabalhista, com destaque aos serviços remotos, incluídos em lei, com suas características, vantagens e desvantagens, tanto aos trabalhadores, quanto às empresas e, ainda, à sociedade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13T20:46:17Z
2022-12-13T20:46:17Z
2022-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28677
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 30 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415842604056576