A violência doméstica e familiar contra a mulher e a ineficácia das medidas protetivas da lei Maria da Penha.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Andreinna
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18584
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar a violência doméstica contra a mulher no Brasil e observar se as medidas de urgência previstas na Lei Maria da Penha são eficazes para coibir a violência doméstica. Assim, esse estudo fala sobre a definição da violência doméstica e familiar contra a mulher, seus ciclos e tipos; analisa a superioridade do homem em relação a mulher como uma construção sociocultural; investigar os motivos que mantém as mulheres vítimas de violência no relacionamento abusivo; e, discorre sobre a Lei Maria da Penha e a ineficácia das medidas protetivas. Para sua elaboração, foram realizadas pesquisas bibliográficas, com abordagem qualitativa, através do método indutivo, baseando-se, principalmente, em análise de artigos, doutrinas, jurisprudências e legislações brasileiras, em especial, a Lei nº 11.340/2006. Com isso, foi possível observar que, as medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha, são insuficientes e, também, através das jurisprudências, percebe-se que, o descumprimento de tais medidas está cada vez mais sendo cometido pelos agressores. Sendo assim, a ineficácia das medidas protetivas de urgência se configura como um grande problema social e que deve ser sanado.
id Ânima_c310f9d155221bc7fb1dd081eb066071
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/18584
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A violência doméstica e familiar contra a mulher e a ineficácia das medidas protetivas da lei Maria da Penha.Violência domésticaMulherInferioridade femininaMedidas protetivasIneficáciaEste trabalho tem como objetivo geral analisar a violência doméstica contra a mulher no Brasil e observar se as medidas de urgência previstas na Lei Maria da Penha são eficazes para coibir a violência doméstica. Assim, esse estudo fala sobre a definição da violência doméstica e familiar contra a mulher, seus ciclos e tipos; analisa a superioridade do homem em relação a mulher como uma construção sociocultural; investigar os motivos que mantém as mulheres vítimas de violência no relacionamento abusivo; e, discorre sobre a Lei Maria da Penha e a ineficácia das medidas protetivas. Para sua elaboração, foram realizadas pesquisas bibliográficas, com abordagem qualitativa, através do método indutivo, baseando-se, principalmente, em análise de artigos, doutrinas, jurisprudências e legislações brasileiras, em especial, a Lei nº 11.340/2006. Com isso, foi possível observar que, as medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha, são insuficientes e, também, através das jurisprudências, percebe-se que, o descumprimento de tais medidas está cada vez mais sendo cometido pelos agressores. Sendo assim, a ineficácia das medidas protetivas de urgência se configura como um grande problema social e que deve ser sanado.Silva, MatheusAlves, Andreinna2021-12-10T19:22:15Z2021-12-10T19:22:15Z2021-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis31application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18584Guanambi, BahiaAtribuição 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-10T19:22:16Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/18584Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-10T19:22:16Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A violência doméstica e familiar contra a mulher e a ineficácia das medidas protetivas da lei Maria da Penha.
title A violência doméstica e familiar contra a mulher e a ineficácia das medidas protetivas da lei Maria da Penha.
spellingShingle A violência doméstica e familiar contra a mulher e a ineficácia das medidas protetivas da lei Maria da Penha.
Alves, Andreinna
Violência doméstica
Mulher
Inferioridade feminina
Medidas protetivas
Ineficácia
title_short A violência doméstica e familiar contra a mulher e a ineficácia das medidas protetivas da lei Maria da Penha.
title_full A violência doméstica e familiar contra a mulher e a ineficácia das medidas protetivas da lei Maria da Penha.
title_fullStr A violência doméstica e familiar contra a mulher e a ineficácia das medidas protetivas da lei Maria da Penha.
title_full_unstemmed A violência doméstica e familiar contra a mulher e a ineficácia das medidas protetivas da lei Maria da Penha.
title_sort A violência doméstica e familiar contra a mulher e a ineficácia das medidas protetivas da lei Maria da Penha.
author Alves, Andreinna
author_facet Alves, Andreinna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Matheus
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Andreinna
dc.subject.por.fl_str_mv Violência doméstica
Mulher
Inferioridade feminina
Medidas protetivas
Ineficácia
topic Violência doméstica
Mulher
Inferioridade feminina
Medidas protetivas
Ineficácia
description Este trabalho tem como objetivo geral analisar a violência doméstica contra a mulher no Brasil e observar se as medidas de urgência previstas na Lei Maria da Penha são eficazes para coibir a violência doméstica. Assim, esse estudo fala sobre a definição da violência doméstica e familiar contra a mulher, seus ciclos e tipos; analisa a superioridade do homem em relação a mulher como uma construção sociocultural; investigar os motivos que mantém as mulheres vítimas de violência no relacionamento abusivo; e, discorre sobre a Lei Maria da Penha e a ineficácia das medidas protetivas. Para sua elaboração, foram realizadas pesquisas bibliográficas, com abordagem qualitativa, através do método indutivo, baseando-se, principalmente, em análise de artigos, doutrinas, jurisprudências e legislações brasileiras, em especial, a Lei nº 11.340/2006. Com isso, foi possível observar que, as medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha, são insuficientes e, também, através das jurisprudências, percebe-se que, o descumprimento de tais medidas está cada vez mais sendo cometido pelos agressores. Sendo assim, a ineficácia das medidas protetivas de urgência se configura como um grande problema social e que deve ser sanado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-10T19:22:15Z
2021-12-10T19:22:15Z
2021-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18584
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 31
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Guanambi, Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415816299479040