Herança digital e a necessidade de implementação no ordenamento jurídico atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Rafael Freitas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7271
Resumo: O cenário das relações sociais atuais, acima de tudo traspassado pela revolução que a internet e as mídias digitais causaram, construíram um cenário em que as redes sociais, fotos, aplicativos de mensagens, e-mails, moedas virtuais, livros digitais e músicas, transformaram-se em parte do patrimônio da pessoa humana, ou seja, verdadeiros bens digitais, que vem causando enorme controvérsia no meio jurídico, no que concerne à destinação de tais bens, em caso de morte do seu proprietário. Tais bens são apresentados neste trabalho como bens digitais e outorga a eles a atenção jurídica, explorando a sua relevância em face da personalidade civil e do patrimônio. Igualmente, busca-se, por intermédio de estudo bibliográfico, localizar soluções para os problemas que envolvem essa nova classe de bens jurídicos após o falecimento do seu titular, objetivando resguardar o direito à herança garantida constitucionalmente, especificamente, relacionada aos interesses patrimoniais. Conquanto, não são todos os bens digitais que possuem caráter patrimonial, à vista disso, examinam-se também os interesses dos familiares e de terceiros, fronte aos direitos da intimidade e da privacidade. Analisa-se também a possibilidade dos bens digitais serem objetos de testamento e codicilo, bem como na ausência de manifestação de vontade a necessidade da legislação regulamentar o tema. Por fim, conclui-se que há por parte do legislador uma morosidade e uma dificuldade muito grande para se tratar o tema, visto que podem ser encontrados alguns embates legislativos como, por exemplo, quando se tratar de bens considerados personalíssimos.
id Ânima_da8d03d80b85a8830782424c61c08e6d
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7271
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Herança digital e a necessidade de implementação no ordenamento jurídico atualHerança digitalBens digitaisTestamento digitalDireitos da personalidadeO cenário das relações sociais atuais, acima de tudo traspassado pela revolução que a internet e as mídias digitais causaram, construíram um cenário em que as redes sociais, fotos, aplicativos de mensagens, e-mails, moedas virtuais, livros digitais e músicas, transformaram-se em parte do patrimônio da pessoa humana, ou seja, verdadeiros bens digitais, que vem causando enorme controvérsia no meio jurídico, no que concerne à destinação de tais bens, em caso de morte do seu proprietário. Tais bens são apresentados neste trabalho como bens digitais e outorga a eles a atenção jurídica, explorando a sua relevância em face da personalidade civil e do patrimônio. Igualmente, busca-se, por intermédio de estudo bibliográfico, localizar soluções para os problemas que envolvem essa nova classe de bens jurídicos após o falecimento do seu titular, objetivando resguardar o direito à herança garantida constitucionalmente, especificamente, relacionada aos interesses patrimoniais. Conquanto, não são todos os bens digitais que possuem caráter patrimonial, à vista disso, examinam-se também os interesses dos familiares e de terceiros, fronte aos direitos da intimidade e da privacidade. Analisa-se também a possibilidade dos bens digitais serem objetos de testamento e codicilo, bem como na ausência de manifestação de vontade a necessidade da legislação regulamentar o tema. Por fim, conclui-se que há por parte do legislador uma morosidade e uma dificuldade muito grande para se tratar o tema, visto que podem ser encontrados alguns embates legislativos como, por exemplo, quando se tratar de bens considerados personalíssimos.Fontanella, PatriciaCorrêa, Rafael Freitas2019-07-09T21:41:58Z2020-11-27T06:04:59Z2019-07-09T21:41:58Z2020-11-27T06:04:59Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7271Direito - FlorianópolisFlorianópolisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T23:05:20Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7271Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T23:05:20Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Herança digital e a necessidade de implementação no ordenamento jurídico atual
title Herança digital e a necessidade de implementação no ordenamento jurídico atual
spellingShingle Herança digital e a necessidade de implementação no ordenamento jurídico atual
Corrêa, Rafael Freitas
Herança digital
Bens digitais
Testamento digital
Direitos da personalidade
title_short Herança digital e a necessidade de implementação no ordenamento jurídico atual
title_full Herança digital e a necessidade de implementação no ordenamento jurídico atual
title_fullStr Herança digital e a necessidade de implementação no ordenamento jurídico atual
title_full_unstemmed Herança digital e a necessidade de implementação no ordenamento jurídico atual
title_sort Herança digital e a necessidade de implementação no ordenamento jurídico atual
author Corrêa, Rafael Freitas
author_facet Corrêa, Rafael Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fontanella, Patricia
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Rafael Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Herança digital
Bens digitais
Testamento digital
Direitos da personalidade
topic Herança digital
Bens digitais
Testamento digital
Direitos da personalidade
description O cenário das relações sociais atuais, acima de tudo traspassado pela revolução que a internet e as mídias digitais causaram, construíram um cenário em que as redes sociais, fotos, aplicativos de mensagens, e-mails, moedas virtuais, livros digitais e músicas, transformaram-se em parte do patrimônio da pessoa humana, ou seja, verdadeiros bens digitais, que vem causando enorme controvérsia no meio jurídico, no que concerne à destinação de tais bens, em caso de morte do seu proprietário. Tais bens são apresentados neste trabalho como bens digitais e outorga a eles a atenção jurídica, explorando a sua relevância em face da personalidade civil e do patrimônio. Igualmente, busca-se, por intermédio de estudo bibliográfico, localizar soluções para os problemas que envolvem essa nova classe de bens jurídicos após o falecimento do seu titular, objetivando resguardar o direito à herança garantida constitucionalmente, especificamente, relacionada aos interesses patrimoniais. Conquanto, não são todos os bens digitais que possuem caráter patrimonial, à vista disso, examinam-se também os interesses dos familiares e de terceiros, fronte aos direitos da intimidade e da privacidade. Analisa-se também a possibilidade dos bens digitais serem objetos de testamento e codicilo, bem como na ausência de manifestação de vontade a necessidade da legislação regulamentar o tema. Por fim, conclui-se que há por parte do legislador uma morosidade e uma dificuldade muito grande para se tratar o tema, visto que podem ser encontrados alguns embates legislativos como, por exemplo, quando se tratar de bens considerados personalíssimos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-09T21:41:58Z
2019-07-09T21:41:58Z
2019
2020-11-27T06:04:59Z
2020-11-27T06:04:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7271
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415798332129280