O reconhecimento da paternidade socioafetiva: um estudo acerca das obrigações pessoais e patrimoniais decorrentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emanuele de Andrade Bartiê, Carla
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19797
Resumo: O advento da Constituição Federal de 1988 provocou uma importante mudança no Direito de Família, através de princípios como o da igualdade e da afetividade. Incluiu em nosso ordenamento uma significativa mudança de valores nas relações familiares. Tais mudanças nos beneficiou com a inclusão de uma nova paternidade, fruto do afeto, objeto de estudo do presente trabalho. O trabalho tem por objetivo principal analisar o reconhecimento da paternidade socioafetiva e realizar um estudo acerca das obrigações patrimoniais decorrentes, além de demonstrar os avanços dessa espécie de filiação, mostrando, principalmente, que a dignidade, amor e afeto são as bases fundamentais para constituição de uma família. A partir deste trabalho de pesquisa conclui-se que os filhos socioafetivos, tem os mesmos direitos e deveres dos filhos com laços sanguíneos, tanto pessoais como patrimoniais e que o núcleo familiar, decorrente da filiação socioafetiva, merece atenção e proteção especial, devendo o afeto ser considerado como primazia na caracterização das famílias
id Ânima_eff38b9512130bb7c27c9d84d2b44788
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19797
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling O reconhecimento da paternidade socioafetiva: um estudo acerca das obrigações pessoais e patrimoniais decorrentes.THE RECOGNITION OF SOCIO-AFFECTIVE PATERNITY: A STUDY ON PERSONAL AND ASSIGNMENT OBLIGATIONS.SocioafetividadeFiliaçãoAfetoIgualdadeO advento da Constituição Federal de 1988 provocou uma importante mudança no Direito de Família, através de princípios como o da igualdade e da afetividade. Incluiu em nosso ordenamento uma significativa mudança de valores nas relações familiares. Tais mudanças nos beneficiou com a inclusão de uma nova paternidade, fruto do afeto, objeto de estudo do presente trabalho. O trabalho tem por objetivo principal analisar o reconhecimento da paternidade socioafetiva e realizar um estudo acerca das obrigações patrimoniais decorrentes, além de demonstrar os avanços dessa espécie de filiação, mostrando, principalmente, que a dignidade, amor e afeto são as bases fundamentais para constituição de uma família. A partir deste trabalho de pesquisa conclui-se que os filhos socioafetivos, tem os mesmos direitos e deveres dos filhos com laços sanguíneos, tanto pessoais como patrimoniais e que o núcleo familiar, decorrente da filiação socioafetiva, merece atenção e proteção especial, devendo o afeto ser considerado como primazia na caracterização das famíliasGiovannini Aragão de Santana, CarolinaEmanuele de Andrade Bartiê, Carla2021-12-17T12:43:10Z2021-12-17T12:43:10Z2021-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19797Palhoçaporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-03T15:24:52Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19797Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-03-03T15:24:52Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O reconhecimento da paternidade socioafetiva: um estudo acerca das obrigações pessoais e patrimoniais decorrentes.
THE RECOGNITION OF SOCIO-AFFECTIVE PATERNITY: A STUDY ON PERSONAL AND ASSIGNMENT OBLIGATIONS.
title O reconhecimento da paternidade socioafetiva: um estudo acerca das obrigações pessoais e patrimoniais decorrentes.
spellingShingle O reconhecimento da paternidade socioafetiva: um estudo acerca das obrigações pessoais e patrimoniais decorrentes.
Emanuele de Andrade Bartiê, Carla
Socioafetividade
Filiação
Afeto
Igualdade
title_short O reconhecimento da paternidade socioafetiva: um estudo acerca das obrigações pessoais e patrimoniais decorrentes.
title_full O reconhecimento da paternidade socioafetiva: um estudo acerca das obrigações pessoais e patrimoniais decorrentes.
title_fullStr O reconhecimento da paternidade socioafetiva: um estudo acerca das obrigações pessoais e patrimoniais decorrentes.
title_full_unstemmed O reconhecimento da paternidade socioafetiva: um estudo acerca das obrigações pessoais e patrimoniais decorrentes.
title_sort O reconhecimento da paternidade socioafetiva: um estudo acerca das obrigações pessoais e patrimoniais decorrentes.
author Emanuele de Andrade Bartiê, Carla
author_facet Emanuele de Andrade Bartiê, Carla
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giovannini Aragão de Santana, Carolina
dc.contributor.author.fl_str_mv Emanuele de Andrade Bartiê, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Socioafetividade
Filiação
Afeto
Igualdade
topic Socioafetividade
Filiação
Afeto
Igualdade
description O advento da Constituição Federal de 1988 provocou uma importante mudança no Direito de Família, através de princípios como o da igualdade e da afetividade. Incluiu em nosso ordenamento uma significativa mudança de valores nas relações familiares. Tais mudanças nos beneficiou com a inclusão de uma nova paternidade, fruto do afeto, objeto de estudo do presente trabalho. O trabalho tem por objetivo principal analisar o reconhecimento da paternidade socioafetiva e realizar um estudo acerca das obrigações patrimoniais decorrentes, além de demonstrar os avanços dessa espécie de filiação, mostrando, principalmente, que a dignidade, amor e afeto são as bases fundamentais para constituição de uma família. A partir deste trabalho de pesquisa conclui-se que os filhos socioafetivos, tem os mesmos direitos e deveres dos filhos com laços sanguíneos, tanto pessoais como patrimoniais e que o núcleo familiar, decorrente da filiação socioafetiva, merece atenção e proteção especial, devendo o afeto ser considerado como primazia na caracterização das famílias
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17T12:43:10Z
2021-12-17T12:43:10Z
2021-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19797
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415849709207552