Alimentos Gravídicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isabella Alves Tocantins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29224
Resumo: Conforme trata-se o artigo 5° da Constituição Federal, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, o artigo visa garantir os direitos dos brasileiros e estrangeiros que residem do país. Tratando da personalidade civil exposto no artigo 2° do Código Civil, diz que a personalidade da pessoa começa no nascimento com vida, porém a lei também expõe a concepção, os direitos do nascituro. Com isso é direito do nascituro pedir alimentos, sabendo que ele não possui capacidade postulatória este será representado pela gestante. Necessitando também a mãe de viver uma gestação saudável, procurando adequar a vida ao bebê e sua gestação. A Lei que iniciava tratar do assunto Alimentos Gravídicos, era composto por 12 artigos, porém alguns geravam controvérsias e desestabilidade a gestante, posto isso, foram vetados seis deles. Através destas mudanças a Lei 11.804 de 2008 teve a sua principal finalidade proteger a gestante. A Lei 11.804 de 2008 assegura o direito do nascituro ser protegido até adquirir personalidade com o nascimento, em prol das garantias previstas em lei esse direito será apresentado por sua genitora. É existente na maioria dos artigos o respaldo quanto aos direitos da gestante, cabe mencionar que a Lei de Alimentos Gravídicos não deixa o suposto pai desamparado. Em casos da utilização e comprovação de má fé da mãe da criança o réu poderá ingressar com uma ação de reparação de danos. Tendo como objetivo geral que deseja alcançar o final do estudo, será de efetividade dos alimentos gravídicos que expõe conflitos da paternidade. O marco teórico será realizado com base na doutrina do Direito Civil Brasileiro, entendimentos doutrinários e jurisprudências que irão demostrar a veracidade e validade da hipótese do problema aqui proposto.
id Ânima_f8cfe4176d7223510ccbebee6dadc5ee
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/29224
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Alimentos GravídicosDireito Civil - Direito e responsabilidade dos paisConforme trata-se o artigo 5° da Constituição Federal, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, o artigo visa garantir os direitos dos brasileiros e estrangeiros que residem do país. Tratando da personalidade civil exposto no artigo 2° do Código Civil, diz que a personalidade da pessoa começa no nascimento com vida, porém a lei também expõe a concepção, os direitos do nascituro. Com isso é direito do nascituro pedir alimentos, sabendo que ele não possui capacidade postulatória este será representado pela gestante. Necessitando também a mãe de viver uma gestação saudável, procurando adequar a vida ao bebê e sua gestação. A Lei que iniciava tratar do assunto Alimentos Gravídicos, era composto por 12 artigos, porém alguns geravam controvérsias e desestabilidade a gestante, posto isso, foram vetados seis deles. Através destas mudanças a Lei 11.804 de 2008 teve a sua principal finalidade proteger a gestante. A Lei 11.804 de 2008 assegura o direito do nascituro ser protegido até adquirir personalidade com o nascimento, em prol das garantias previstas em lei esse direito será apresentado por sua genitora. É existente na maioria dos artigos o respaldo quanto aos direitos da gestante, cabe mencionar que a Lei de Alimentos Gravídicos não deixa o suposto pai desamparado. Em casos da utilização e comprovação de má fé da mãe da criança o réu poderá ingressar com uma ação de reparação de danos. Tendo como objetivo geral que deseja alcançar o final do estudo, será de efetividade dos alimentos gravídicos que expõe conflitos da paternidade. O marco teórico será realizado com base na doutrina do Direito Civil Brasileiro, entendimentos doutrinários e jurisprudências que irão demostrar a veracidade e validade da hipótese do problema aqui proposto.Fernanda Orsi Baltrunas DorettoIsabella Alves Tocantins2022-12-15T16:15:04Z2022-12-15T16:15:04Z2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis18application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29224BRASIL - SÃO PAULOAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-15T16:15:06Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/29224Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-15T16:15:06Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alimentos Gravídicos
title Alimentos Gravídicos
spellingShingle Alimentos Gravídicos
Isabella Alves Tocantins
Direito Civil - Direito e responsabilidade dos pais
title_short Alimentos Gravídicos
title_full Alimentos Gravídicos
title_fullStr Alimentos Gravídicos
title_full_unstemmed Alimentos Gravídicos
title_sort Alimentos Gravídicos
author Isabella Alves Tocantins
author_facet Isabella Alves Tocantins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernanda Orsi Baltrunas Doretto
dc.contributor.author.fl_str_mv Isabella Alves Tocantins
dc.subject.por.fl_str_mv Direito Civil - Direito e responsabilidade dos pais
topic Direito Civil - Direito e responsabilidade dos pais
description Conforme trata-se o artigo 5° da Constituição Federal, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, o artigo visa garantir os direitos dos brasileiros e estrangeiros que residem do país. Tratando da personalidade civil exposto no artigo 2° do Código Civil, diz que a personalidade da pessoa começa no nascimento com vida, porém a lei também expõe a concepção, os direitos do nascituro. Com isso é direito do nascituro pedir alimentos, sabendo que ele não possui capacidade postulatória este será representado pela gestante. Necessitando também a mãe de viver uma gestação saudável, procurando adequar a vida ao bebê e sua gestação. A Lei que iniciava tratar do assunto Alimentos Gravídicos, era composto por 12 artigos, porém alguns geravam controvérsias e desestabilidade a gestante, posto isso, foram vetados seis deles. Através destas mudanças a Lei 11.804 de 2008 teve a sua principal finalidade proteger a gestante. A Lei 11.804 de 2008 assegura o direito do nascituro ser protegido até adquirir personalidade com o nascimento, em prol das garantias previstas em lei esse direito será apresentado por sua genitora. É existente na maioria dos artigos o respaldo quanto aos direitos da gestante, cabe mencionar que a Lei de Alimentos Gravídicos não deixa o suposto pai desamparado. Em casos da utilização e comprovação de má fé da mãe da criança o réu poderá ingressar com uma ação de reparação de danos. Tendo como objetivo geral que deseja alcançar o final do estudo, será de efetividade dos alimentos gravídicos que expõe conflitos da paternidade. O marco teórico será realizado com base na doutrina do Direito Civil Brasileiro, entendimentos doutrinários e jurisprudências que irão demostrar a veracidade e validade da hipótese do problema aqui proposto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15T16:15:04Z
2022-12-15T16:15:04Z
2022-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29224
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 18
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv BRASIL - SÃO PAULO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415831752343552