Ensino pela pesquisa na docência universitária: um relato de experiência na disciplina de Catalogação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/102 |
Resumo: | A prática docente tem experimentado muitos desafios, sobretudo no âmbito universitário, tendo em vista que a formação profissional se sustenta nas mudanças ocorridas no mercado de trabalho. Logo, a prática educativa sofre um processo constante de reformulação nas instituições de ensino superior. Mesmo havendo reflexões acerca de novos métodos de ensino, pautados, na maioria das vezes, na humanização e na construção coletiva do conhecimento, obstáculos ainda acometem a prática pedagógica, haja vista a característica técnica que permeia algumas áreas de conhecimento ou disciplinas curriculares. Embora o campo da Ciência da Informação tenha se adequado a novos modelos, por se caracterizar como uma área eminentemente social, muitas disciplinas carregam consigo certas concepções relativas a um tecnicismo exacerbado, tal como acontece com a catalogação. Em virtude disso, relata-se, neste texto, as contribuições alcançadas no lecionamento da disciplina Representação Descritiva II, a partir da adoção do ensino pela pesquisa. Apresenta algumas características da disciplina, os procedimentos de ensino adotados e as atividades discentes realizadas. Por fim, as vivências dessa experiência promovem um olhar mais humanizado, dinâmico e flexível à prática da catalogação. |
id |
ABECIN-1_55fe9210de581134c6da2a4e9a14ef16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/102 |
network_acronym_str |
ABECIN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino pela pesquisa na docência universitária: um relato de experiência na disciplina de CatalogaçãoDocência UniversitáriaDocência em Ciência da InformaçãoEnsino da CatalogaçãoEnsino pela Pesquisa.A prática docente tem experimentado muitos desafios, sobretudo no âmbito universitário, tendo em vista que a formação profissional se sustenta nas mudanças ocorridas no mercado de trabalho. Logo, a prática educativa sofre um processo constante de reformulação nas instituições de ensino superior. Mesmo havendo reflexões acerca de novos métodos de ensino, pautados, na maioria das vezes, na humanização e na construção coletiva do conhecimento, obstáculos ainda acometem a prática pedagógica, haja vista a característica técnica que permeia algumas áreas de conhecimento ou disciplinas curriculares. Embora o campo da Ciência da Informação tenha se adequado a novos modelos, por se caracterizar como uma área eminentemente social, muitas disciplinas carregam consigo certas concepções relativas a um tecnicismo exacerbado, tal como acontece com a catalogação. Em virtude disso, relata-se, neste texto, as contribuições alcançadas no lecionamento da disciplina Representação Descritiva II, a partir da adoção do ensino pela pesquisa. Apresenta algumas características da disciplina, os procedimentos de ensino adotados e as atividades discentes realizadas. Por fim, as vivências dessa experiência promovem um olhar mais humanizado, dinâmico e flexível à prática da catalogação.ABECIN2018-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/102Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 No. 1 (2018); 76-88Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 Núm. 1 (2018); 76-88Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 n. 1 (2018); 76-882358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/102/pdfSanta Anna, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:42:58Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/102Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:42:58Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino pela pesquisa na docência universitária: um relato de experiência na disciplina de Catalogação |
title |
Ensino pela pesquisa na docência universitária: um relato de experiência na disciplina de Catalogação |
spellingShingle |
Ensino pela pesquisa na docência universitária: um relato de experiência na disciplina de Catalogação Santa Anna, Jorge Docência Universitária Docência em Ciência da Informação Ensino da Catalogação Ensino pela Pesquisa. |
title_short |
Ensino pela pesquisa na docência universitária: um relato de experiência na disciplina de Catalogação |
title_full |
Ensino pela pesquisa na docência universitária: um relato de experiência na disciplina de Catalogação |
title_fullStr |
Ensino pela pesquisa na docência universitária: um relato de experiência na disciplina de Catalogação |
title_full_unstemmed |
Ensino pela pesquisa na docência universitária: um relato de experiência na disciplina de Catalogação |
title_sort |
Ensino pela pesquisa na docência universitária: um relato de experiência na disciplina de Catalogação |
author |
Santa Anna, Jorge |
author_facet |
Santa Anna, Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santa Anna, Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Universitária Docência em Ciência da Informação Ensino da Catalogação Ensino pela Pesquisa. |
topic |
Docência Universitária Docência em Ciência da Informação Ensino da Catalogação Ensino pela Pesquisa. |
description |
A prática docente tem experimentado muitos desafios, sobretudo no âmbito universitário, tendo em vista que a formação profissional se sustenta nas mudanças ocorridas no mercado de trabalho. Logo, a prática educativa sofre um processo constante de reformulação nas instituições de ensino superior. Mesmo havendo reflexões acerca de novos métodos de ensino, pautados, na maioria das vezes, na humanização e na construção coletiva do conhecimento, obstáculos ainda acometem a prática pedagógica, haja vista a característica técnica que permeia algumas áreas de conhecimento ou disciplinas curriculares. Embora o campo da Ciência da Informação tenha se adequado a novos modelos, por se caracterizar como uma área eminentemente social, muitas disciplinas carregam consigo certas concepções relativas a um tecnicismo exacerbado, tal como acontece com a catalogação. Em virtude disso, relata-se, neste texto, as contribuições alcançadas no lecionamento da disciplina Representação Descritiva II, a partir da adoção do ensino pela pesquisa. Apresenta algumas características da disciplina, os procedimentos de ensino adotados e as atividades discentes realizadas. Por fim, as vivências dessa experiência promovem um olhar mais humanizado, dinâmico e flexível à prática da catalogação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/102 |
url |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/102/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
publisher.none.fl_str_mv |
ABECIN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 No. 1 (2018); 76-88 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 Núm. 1 (2018); 76-88 Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 n. 1 (2018); 76-88 2358-3193 reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) instacron:ABECIN |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
instacron_str |
ABECIN |
institution |
ABECIN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
collection |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com |
_version_ |
1798325207329406976 |