Ensino pela pesquisa na docência universitária: um relato de experiência na disciplina de Catalogação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santa Anna, Jorge
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Texto Completo: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/102
Resumo: A prática docente tem experimentado muitos desafios, sobretudo no âmbito universitário, tendo em vista que a formação profissional se sustenta nas mudanças ocorridas no mercado de trabalho. Logo, a prática educativa sofre um processo constante de reformulação nas instituições de ensino superior. Mesmo havendo reflexões acerca de novos métodos de ensino, pautados, na maioria das vezes, na humanização e na construção coletiva do conhecimento, obstáculos ainda acometem a prática pedagógica, haja vista a característica técnica que permeia algumas áreas de conhecimento ou disciplinas curriculares. Embora o campo da Ciência da Informação tenha se adequado a novos modelos, por se caracterizar como uma área eminentemente social, muitas disciplinas carregam consigo certas concepções relativas a um tecnicismo exacerbado, tal como acontece com a catalogação. Em virtude disso, relata-se, neste texto, as contribuições alcançadas no lecionamento da disciplina Representação Descritiva II, a partir da adoção do ensino pela pesquisa. Apresenta algumas características da disciplina, os procedimentos de ensino adotados e as atividades discentes realizadas. Por fim, as vivências dessa experiência promovem um olhar mais humanizado, dinâmico e flexível à prática da catalogação.
id ABECIN-1_55fe9210de581134c6da2a4e9a14ef16
oai_identifier_str oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/102
network_acronym_str ABECIN-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Ensino pela pesquisa na docência universitária: um relato de experiência na disciplina de CatalogaçãoDocência UniversitáriaDocência em Ciência da InformaçãoEnsino da CatalogaçãoEnsino pela Pesquisa.A prática docente tem experimentado muitos desafios, sobretudo no âmbito universitário, tendo em vista que a formação profissional se sustenta nas mudanças ocorridas no mercado de trabalho. Logo, a prática educativa sofre um processo constante de reformulação nas instituições de ensino superior. Mesmo havendo reflexões acerca de novos métodos de ensino, pautados, na maioria das vezes, na humanização e na construção coletiva do conhecimento, obstáculos ainda acometem a prática pedagógica, haja vista a característica técnica que permeia algumas áreas de conhecimento ou disciplinas curriculares. Embora o campo da Ciência da Informação tenha se adequado a novos modelos, por se caracterizar como uma área eminentemente social, muitas disciplinas carregam consigo certas concepções relativas a um tecnicismo exacerbado, tal como acontece com a catalogação. Em virtude disso, relata-se, neste texto, as contribuições alcançadas no lecionamento da disciplina Representação Descritiva II, a partir da adoção do ensino pela pesquisa. Apresenta algumas características da disciplina, os procedimentos de ensino adotados e as atividades discentes realizadas. Por fim, as vivências dessa experiência promovem um olhar mais humanizado, dinâmico e flexível à prática da catalogação.ABECIN2018-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/102Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 No. 1 (2018); 76-88Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 Núm. 1 (2018); 76-88Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 n. 1 (2018); 76-882358-3193reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informaçãoinstname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)instacron:ABECINporhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/102/pdfSanta Anna, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-31T21:42:58Zoai:ojs.portal.abecin.org.br:article/102Revistahttps://portal.abecin.org.br/rebecinPUBhttps://portal.abecin.org.br/rebecin/oai||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com2358-31932358-3193opendoar:2020-05-31T21:42:58Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino pela pesquisa na docência universitária: um relato de experiência na disciplina de Catalogação
title Ensino pela pesquisa na docência universitária: um relato de experiência na disciplina de Catalogação
spellingShingle Ensino pela pesquisa na docência universitária: um relato de experiência na disciplina de Catalogação
Santa Anna, Jorge
Docência Universitária
Docência em Ciência da Informação
Ensino da Catalogação
Ensino pela Pesquisa.
title_short Ensino pela pesquisa na docência universitária: um relato de experiência na disciplina de Catalogação
title_full Ensino pela pesquisa na docência universitária: um relato de experiência na disciplina de Catalogação
title_fullStr Ensino pela pesquisa na docência universitária: um relato de experiência na disciplina de Catalogação
title_full_unstemmed Ensino pela pesquisa na docência universitária: um relato de experiência na disciplina de Catalogação
title_sort Ensino pela pesquisa na docência universitária: um relato de experiência na disciplina de Catalogação
author Santa Anna, Jorge
author_facet Santa Anna, Jorge
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santa Anna, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Docência Universitária
Docência em Ciência da Informação
Ensino da Catalogação
Ensino pela Pesquisa.
topic Docência Universitária
Docência em Ciência da Informação
Ensino da Catalogação
Ensino pela Pesquisa.
description A prática docente tem experimentado muitos desafios, sobretudo no âmbito universitário, tendo em vista que a formação profissional se sustenta nas mudanças ocorridas no mercado de trabalho. Logo, a prática educativa sofre um processo constante de reformulação nas instituições de ensino superior. Mesmo havendo reflexões acerca de novos métodos de ensino, pautados, na maioria das vezes, na humanização e na construção coletiva do conhecimento, obstáculos ainda acometem a prática pedagógica, haja vista a característica técnica que permeia algumas áreas de conhecimento ou disciplinas curriculares. Embora o campo da Ciência da Informação tenha se adequado a novos modelos, por se caracterizar como uma área eminentemente social, muitas disciplinas carregam consigo certas concepções relativas a um tecnicismo exacerbado, tal como acontece com a catalogação. Em virtude disso, relata-se, neste texto, as contribuições alcançadas no lecionamento da disciplina Representação Descritiva II, a partir da adoção do ensino pela pesquisa. Apresenta algumas características da disciplina, os procedimentos de ensino adotados e as atividades discentes realizadas. Por fim, as vivências dessa experiência promovem um olhar mais humanizado, dinâmico e flexível à prática da catalogação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/102
url https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/102/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABECIN
publisher.none.fl_str_mv ABECIN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 No. 1 (2018); 76-88
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 5 Núm. 1 (2018); 76-88
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 5 n. 1 (2018); 76-88
2358-3193
reponame:Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
instname:Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron:ABECIN
instname_str Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
instacron_str ABECIN
institution ABECIN
reponame_str Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
collection Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
repository.mail.fl_str_mv ||valentim@valentim.pro.br|| danielaspudeit@gmail.com
_version_ 1798325207329406976