O Uso de Questionários Avaliativos 'On Line' na Formação Técnica em Assentamentos Rurais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, FABIANA
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Brandão, Gisllayne Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/385
Resumo: Entende-se que o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na formação técnica e profissional do aluno da zona rural, serve como ferramenta pedagógica e  pode ajudar a criar saberes e significados ao processo ensino-aprendizagem. Assim, mediante análise crítica e auxílio de revisão bibliográfica, o texto traz um relato de experiência que ocorreu entre os anos de 2017 e 2019, em um assentamento rural localizado no interior do Rio Grande do Norte, no qual compreende-se a importância da Educação Profissional para a Educação do Campo em associação com as Tecnologias da Informação e Comunicação, utilizando concepções de  Paulo Freire, no que se refere à  inseção no  processo educativo das vivências trazidas por cada aluno e com a ajuda da ferramenta questionários on-line pode-se operacionalizar uma forma viável de alcançar os objetivos propostos na disciplina de Bioquímica de Alimentos no curso Técnico em Agroindústria. O questionário on-line foi realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Mandacaru, uma versão da plataforma moodle. Os resultados alcançados foram satisfatórios porque se percebia um maior encorajamento na fala dos alunos a respeito dos temas propostos nas aulas esses sempre relacionados com as questões do questionário.
id ABED-1_19b8e02d08fff08bfad8a210bdfab6db
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/385
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling O Uso de Questionários Avaliativos 'On Line' na Formação Técnica em Assentamentos RuraisTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Avaliação. Questionário online. Educação Profissional. Educação do Campo.Entende-se que o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na formação técnica e profissional do aluno da zona rural, serve como ferramenta pedagógica e  pode ajudar a criar saberes e significados ao processo ensino-aprendizagem. Assim, mediante análise crítica e auxílio de revisão bibliográfica, o texto traz um relato de experiência que ocorreu entre os anos de 2017 e 2019, em um assentamento rural localizado no interior do Rio Grande do Norte, no qual compreende-se a importância da Educação Profissional para a Educação do Campo em associação com as Tecnologias da Informação e Comunicação, utilizando concepções de  Paulo Freire, no que se refere à  inseção no  processo educativo das vivências trazidas por cada aluno e com a ajuda da ferramenta questionários on-line pode-se operacionalizar uma forma viável de alcançar os objetivos propostos na disciplina de Bioquímica de Alimentos no curso Técnico em Agroindústria. O questionário on-line foi realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Mandacaru, uma versão da plataforma moodle. Os resultados alcançados foram satisfatórios porque se percebia um maior encorajamento na fala dos alunos a respeito dos temas propostos nas aulas esses sempre relacionados com as questões do questionário.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/38510.17143/rbaad.v19i1.385Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 19 n. 1 (2020); 221806-13622359-034310.17143/rbaad.v19i1reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporenghttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/385/330https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/385/339Países de língua portuguesaCopyright (c) 2020 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, FABIANABrandão, Gisllayne Cristina2020-11-19T22:54:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/385Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2020-11-19T22:54:22Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso de Questionários Avaliativos 'On Line' na Formação Técnica em Assentamentos Rurais
title O Uso de Questionários Avaliativos 'On Line' na Formação Técnica em Assentamentos Rurais
spellingShingle O Uso de Questionários Avaliativos 'On Line' na Formação Técnica em Assentamentos Rurais
Borges, FABIANA
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Avaliação. Questionário online. Educação Profissional. Educação do Campo.
title_short O Uso de Questionários Avaliativos 'On Line' na Formação Técnica em Assentamentos Rurais
title_full O Uso de Questionários Avaliativos 'On Line' na Formação Técnica em Assentamentos Rurais
title_fullStr O Uso de Questionários Avaliativos 'On Line' na Formação Técnica em Assentamentos Rurais
title_full_unstemmed O Uso de Questionários Avaliativos 'On Line' na Formação Técnica em Assentamentos Rurais
title_sort O Uso de Questionários Avaliativos 'On Line' na Formação Técnica em Assentamentos Rurais
author Borges, FABIANA
author_facet Borges, FABIANA
Brandão, Gisllayne Cristina
author_role author
author2 Brandão, Gisllayne Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, FABIANA
Brandão, Gisllayne Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Avaliação. Questionário online. Educação Profissional. Educação do Campo.
topic Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Avaliação. Questionário online. Educação Profissional. Educação do Campo.
description Entende-se que o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na formação técnica e profissional do aluno da zona rural, serve como ferramenta pedagógica e  pode ajudar a criar saberes e significados ao processo ensino-aprendizagem. Assim, mediante análise crítica e auxílio de revisão bibliográfica, o texto traz um relato de experiência que ocorreu entre os anos de 2017 e 2019, em um assentamento rural localizado no interior do Rio Grande do Norte, no qual compreende-se a importância da Educação Profissional para a Educação do Campo em associação com as Tecnologias da Informação e Comunicação, utilizando concepções de  Paulo Freire, no que se refere à  inseção no  processo educativo das vivências trazidas por cada aluno e com a ajuda da ferramenta questionários on-line pode-se operacionalizar uma forma viável de alcançar os objetivos propostos na disciplina de Bioquímica de Alimentos no curso Técnico em Agroindústria. O questionário on-line foi realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Mandacaru, uma versão da plataforma moodle. Os resultados alcançados foram satisfatórios porque se percebia um maior encorajamento na fala dos alunos a respeito dos temas propostos nas aulas esses sempre relacionados com as questões do questionário.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/385
10.17143/rbaad.v19i1.385
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/385
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v19i1.385
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/385/330
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/385/339
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Países de língua portuguesa
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 19 n. 1 (2020); 22
1806-1362
2359-0343
10.17143/rbaad.v19i1
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170959839232