O Uso de Questionários Avaliativos 'On Line' na Formação Técnica em Assentamentos Rurais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/385 |
Resumo: | Entende-se que o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na formação técnica e profissional do aluno da zona rural, serve como ferramenta pedagógica e pode ajudar a criar saberes e significados ao processo ensino-aprendizagem. Assim, mediante análise crítica e auxílio de revisão bibliográfica, o texto traz um relato de experiência que ocorreu entre os anos de 2017 e 2019, em um assentamento rural localizado no interior do Rio Grande do Norte, no qual compreende-se a importância da Educação Profissional para a Educação do Campo em associação com as Tecnologias da Informação e Comunicação, utilizando concepções de Paulo Freire, no que se refere à inseção no processo educativo das vivências trazidas por cada aluno e com a ajuda da ferramenta questionários on-line pode-se operacionalizar uma forma viável de alcançar os objetivos propostos na disciplina de Bioquímica de Alimentos no curso Técnico em Agroindústria. O questionário on-line foi realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Mandacaru, uma versão da plataforma moodle. Os resultados alcançados foram satisfatórios porque se percebia um maior encorajamento na fala dos alunos a respeito dos temas propostos nas aulas esses sempre relacionados com as questões do questionário. |
id |
ABED-1_19b8e02d08fff08bfad8a210bdfab6db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/385 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
O Uso de Questionários Avaliativos 'On Line' na Formação Técnica em Assentamentos RuraisTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Avaliação. Questionário online. Educação Profissional. Educação do Campo.Entende-se que o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na formação técnica e profissional do aluno da zona rural, serve como ferramenta pedagógica e pode ajudar a criar saberes e significados ao processo ensino-aprendizagem. Assim, mediante análise crítica e auxílio de revisão bibliográfica, o texto traz um relato de experiência que ocorreu entre os anos de 2017 e 2019, em um assentamento rural localizado no interior do Rio Grande do Norte, no qual compreende-se a importância da Educação Profissional para a Educação do Campo em associação com as Tecnologias da Informação e Comunicação, utilizando concepções de Paulo Freire, no que se refere à inseção no processo educativo das vivências trazidas por cada aluno e com a ajuda da ferramenta questionários on-line pode-se operacionalizar uma forma viável de alcançar os objetivos propostos na disciplina de Bioquímica de Alimentos no curso Técnico em Agroindústria. O questionário on-line foi realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Mandacaru, uma versão da plataforma moodle. Os resultados alcançados foram satisfatórios porque se percebia um maior encorajamento na fala dos alunos a respeito dos temas propostos nas aulas esses sempre relacionados com as questões do questionário.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/38510.17143/rbaad.v19i1.385Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 19 n. 1 (2020); 221806-13622359-034310.17143/rbaad.v19i1reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporenghttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/385/330https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/385/339Países de língua portuguesaCopyright (c) 2020 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, FABIANABrandão, Gisllayne Cristina2020-11-19T22:54:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/385Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2020-11-19T22:54:22Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Uso de Questionários Avaliativos 'On Line' na Formação Técnica em Assentamentos Rurais |
title |
O Uso de Questionários Avaliativos 'On Line' na Formação Técnica em Assentamentos Rurais |
spellingShingle |
O Uso de Questionários Avaliativos 'On Line' na Formação Técnica em Assentamentos Rurais Borges, FABIANA Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Avaliação. Questionário online. Educação Profissional. Educação do Campo. |
title_short |
O Uso de Questionários Avaliativos 'On Line' na Formação Técnica em Assentamentos Rurais |
title_full |
O Uso de Questionários Avaliativos 'On Line' na Formação Técnica em Assentamentos Rurais |
title_fullStr |
O Uso de Questionários Avaliativos 'On Line' na Formação Técnica em Assentamentos Rurais |
title_full_unstemmed |
O Uso de Questionários Avaliativos 'On Line' na Formação Técnica em Assentamentos Rurais |
title_sort |
O Uso de Questionários Avaliativos 'On Line' na Formação Técnica em Assentamentos Rurais |
author |
Borges, FABIANA |
author_facet |
Borges, FABIANA Brandão, Gisllayne Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Brandão, Gisllayne Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, FABIANA Brandão, Gisllayne Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Avaliação. Questionário online. Educação Profissional. Educação do Campo. |
topic |
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Avaliação. Questionário online. Educação Profissional. Educação do Campo. |
description |
Entende-se que o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na formação técnica e profissional do aluno da zona rural, serve como ferramenta pedagógica e pode ajudar a criar saberes e significados ao processo ensino-aprendizagem. Assim, mediante análise crítica e auxílio de revisão bibliográfica, o texto traz um relato de experiência que ocorreu entre os anos de 2017 e 2019, em um assentamento rural localizado no interior do Rio Grande do Norte, no qual compreende-se a importância da Educação Profissional para a Educação do Campo em associação com as Tecnologias da Informação e Comunicação, utilizando concepções de Paulo Freire, no que se refere à inseção no processo educativo das vivências trazidas por cada aluno e com a ajuda da ferramenta questionários on-line pode-se operacionalizar uma forma viável de alcançar os objetivos propostos na disciplina de Bioquímica de Alimentos no curso Técnico em Agroindústria. O questionário on-line foi realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Mandacaru, uma versão da plataforma moodle. Os resultados alcançados foram satisfatórios porque se percebia um maior encorajamento na fala dos alunos a respeito dos temas propostos nas aulas esses sempre relacionados com as questões do questionário. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/385 10.17143/rbaad.v19i1.385 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/385 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v19i1.385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/385/330 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/385/339 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Países de língua portuguesa |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 19 n. 1 (2020); 22 1806-1362 2359-0343 10.17143/rbaad.v19i1 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170959839232 |