Curadoria de Conteúdo na EAD: : Desafios da Gestão Educacional no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/665 |
Resumo: | Dados os constantes desafios da gestão educacional no ensino superior, os gestores precisam estar sempre a par das tecnologias de informação e comunicação atuais, bem como cada vez mais capacitados para desenvolver suas equipes multidisciplinares por meio de metodologias inovadoras que proporcionem uma aprendizagem significativa. No contexto da Educação a Distância, fazer curadoria de conteúdo é um desses desafios, por isso o objetivo deste artigo é apresentar a percepção de gestores educacionais de instituições de ensino superior e de EdTechs quanto às dificuldades de realizar essa curadoria em espaços educacionais contemplando a pluralidade dos profissionais e processos envolvidos na sua prática. O estudo realizado configura-se como uma investigação empírica de um corpus fundamentado na aplicação qualitativa do campo teórico e na realização de entrevistas com diferentes perfis dos referidos stakeholders. Os resultados sistematizam categorias que apontam que a gestão educacional precisa distinguir “produção de conteúdo” de “curadoria de conteúdo”, e ainda aperfeiçoar o processo de condução da curadoria de conteúdo para a modalidade a distância, diferenciando-a das metodologias já existentes na modalidade presencial. |
id |
ABED-1_77213b7d2663a35f5b16fc620e53bc25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/665 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
Curadoria de Conteúdo na EAD: : Desafios da Gestão Educacional no Ensino SuperiorEducação a distânciaEnsino SuperiorGestão EducacionalCuradoria de ConteúdoDados os constantes desafios da gestão educacional no ensino superior, os gestores precisam estar sempre a par das tecnologias de informação e comunicação atuais, bem como cada vez mais capacitados para desenvolver suas equipes multidisciplinares por meio de metodologias inovadoras que proporcionem uma aprendizagem significativa. No contexto da Educação a Distância, fazer curadoria de conteúdo é um desses desafios, por isso o objetivo deste artigo é apresentar a percepção de gestores educacionais de instituições de ensino superior e de EdTechs quanto às dificuldades de realizar essa curadoria em espaços educacionais contemplando a pluralidade dos profissionais e processos envolvidos na sua prática. O estudo realizado configura-se como uma investigação empírica de um corpus fundamentado na aplicação qualitativa do campo teórico e na realização de entrevistas com diferentes perfis dos referidos stakeholders. Os resultados sistematizam categorias que apontam que a gestão educacional precisa distinguir “produção de conteúdo” de “curadoria de conteúdo”, e ainda aperfeiçoar o processo de condução da curadoria de conteúdo para a modalidade a distância, diferenciando-a das metodologias já existentes na modalidade presencial.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2024-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/66510.17143/rbaad.v22i1.665Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 22 n. 1 (2023)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v22i1reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporengspahttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/665/465https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/665/466https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/665/467A curadoria de conteúdo para a educação a distância (EAD) tornou-se, nos últimos anos, uma atividade frequente para professores, demandando, além disso, o acompanhamento de gestores e profissionais da educação.Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, DaianaBorges Gouveia, Luis2024-04-18T21:17:54Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/665Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2024-04-18T21:17:54Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curadoria de Conteúdo na EAD: : Desafios da Gestão Educacional no Ensino Superior |
title |
Curadoria de Conteúdo na EAD: : Desafios da Gestão Educacional no Ensino Superior |
spellingShingle |
Curadoria de Conteúdo na EAD: : Desafios da Gestão Educacional no Ensino Superior Rocha, Daiana Educação a distância Ensino Superior Gestão Educacional Curadoria de Conteúdo |
title_short |
Curadoria de Conteúdo na EAD: : Desafios da Gestão Educacional no Ensino Superior |
title_full |
Curadoria de Conteúdo na EAD: : Desafios da Gestão Educacional no Ensino Superior |
title_fullStr |
Curadoria de Conteúdo na EAD: : Desafios da Gestão Educacional no Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Curadoria de Conteúdo na EAD: : Desafios da Gestão Educacional no Ensino Superior |
title_sort |
Curadoria de Conteúdo na EAD: : Desafios da Gestão Educacional no Ensino Superior |
author |
Rocha, Daiana |
author_facet |
Rocha, Daiana Borges Gouveia, Luis |
author_role |
author |
author2 |
Borges Gouveia, Luis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Daiana Borges Gouveia, Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Ensino Superior Gestão Educacional Curadoria de Conteúdo |
topic |
Educação a distância Ensino Superior Gestão Educacional Curadoria de Conteúdo |
description |
Dados os constantes desafios da gestão educacional no ensino superior, os gestores precisam estar sempre a par das tecnologias de informação e comunicação atuais, bem como cada vez mais capacitados para desenvolver suas equipes multidisciplinares por meio de metodologias inovadoras que proporcionem uma aprendizagem significativa. No contexto da Educação a Distância, fazer curadoria de conteúdo é um desses desafios, por isso o objetivo deste artigo é apresentar a percepção de gestores educacionais de instituições de ensino superior e de EdTechs quanto às dificuldades de realizar essa curadoria em espaços educacionais contemplando a pluralidade dos profissionais e processos envolvidos na sua prática. O estudo realizado configura-se como uma investigação empírica de um corpus fundamentado na aplicação qualitativa do campo teórico e na realização de entrevistas com diferentes perfis dos referidos stakeholders. Os resultados sistematizam categorias que apontam que a gestão educacional precisa distinguir “produção de conteúdo” de “curadoria de conteúdo”, e ainda aperfeiçoar o processo de condução da curadoria de conteúdo para a modalidade a distância, diferenciando-a das metodologias já existentes na modalidade presencial. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/665 10.17143/rbaad.v22i1.665 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/665 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v22i1.665 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/665/465 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/665/466 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/665/467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
A curadoria de conteúdo para a educação a distância (EAD) tornou-se, nos últimos anos, uma atividade frequente para professores, demandando, além disso, o acompanhamento de gestores e profissionais da educação. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 22 n. 1 (2023) 1806-1362 2359-0343 10.17143/rbaad.v22i1 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046171250294784 |