A relevância do Design Instrucional do material didático para Web: relato de um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/255 |
Resumo: | Estudos científicos consolidados na área de educação a distância mostram a relevância do design instrucional na elaboração de material didático. Isto se deve, principalmente, à motivação e ao incentivo à autoaprendizagem que o material pode exercer no estimulo da autonomia dos estudantes na modalidade em que devem ser capazes de “construir” sua rede de conhecimento. Este fato foi levado em consideração na elaboração e implementação dos cursos on-line que compõem a área “Formação via Web” da Diretoria de Extensão da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Desde o segundo semestre de 2009, os cursos, que são gratuitos e oferecidos totalmente a distância, são direcionados a professores, em atividade, de escolas públicas e privadas. Neste artigo, é apresentado um estudo de caso por meio de uma pesquisa qualitativa realizada no período setembro/2009 a julho/2012 com os participantes de um destes cursos, intitulado Formação Continuada em Tecnologias Educacionais na Web (FCTEWeb) – Módulos 1 e 2. Dos 1.364 professores cursistas atendidos no período citado, de acordo com os resultados obtidos nesta pesquisa, com os 682 cursistas aprovados, ficaram evidenciadas a satisfação e a aprovação dos cursistas em relação ao modelo de design instrucional utilizado. Segundo eles, este modelo não só facilitou o processo de aprendizagem no que diz respeito à utilização de algumas ferramentas Web 2.0, bem como a posterior aplicação em sua prática docente, proposta principal do curso FCTEWeb. |
id |
ABED-1_9e3adbae46d98fd22e15ff6e604fb416 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/255 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
A relevância do Design Instrucional do material didático para Web: relato de um estudo de casoEducação a DistânciaWeb 2.0Design InstrucionalPrática docente.Estudos científicos consolidados na área de educação a distância mostram a relevância do design instrucional na elaboração de material didático. Isto se deve, principalmente, à motivação e ao incentivo à autoaprendizagem que o material pode exercer no estimulo da autonomia dos estudantes na modalidade em que devem ser capazes de “construir” sua rede de conhecimento. Este fato foi levado em consideração na elaboração e implementação dos cursos on-line que compõem a área “Formação via Web” da Diretoria de Extensão da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Desde o segundo semestre de 2009, os cursos, que são gratuitos e oferecidos totalmente a distância, são direcionados a professores, em atividade, de escolas públicas e privadas. Neste artigo, é apresentado um estudo de caso por meio de uma pesquisa qualitativa realizada no período setembro/2009 a julho/2012 com os participantes de um destes cursos, intitulado Formação Continuada em Tecnologias Educacionais na Web (FCTEWeb) – Módulos 1 e 2. Dos 1.364 professores cursistas atendidos no período citado, de acordo com os resultados obtidos nesta pesquisa, com os 682 cursistas aprovados, ficaram evidenciadas a satisfação e a aprovação dos cursistas em relação ao modelo de design instrucional utilizado. Segundo eles, este modelo não só facilitou o processo de aprendizagem no que diz respeito à utilização de algumas ferramentas Web 2.0, bem como a posterior aplicação em sua prática docente, proposta principal do curso FCTEWeb.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2014-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/25510.17143/rbaad.v13i0.255Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 13 (2014)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/255/158https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/255/159https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/255/160Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes da Silva, Andreza ReginaPfeiffer, CristinaSoares Bastos, ElizabethMenezes de Vasconcellos, Sandra2019-03-17T02:36:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/255Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:36:58Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relevância do Design Instrucional do material didático para Web: relato de um estudo de caso |
title |
A relevância do Design Instrucional do material didático para Web: relato de um estudo de caso |
spellingShingle |
A relevância do Design Instrucional do material didático para Web: relato de um estudo de caso Lopes da Silva, Andreza Regina Educação a Distância Web 2.0 Design Instrucional Prática docente. |
title_short |
A relevância do Design Instrucional do material didático para Web: relato de um estudo de caso |
title_full |
A relevância do Design Instrucional do material didático para Web: relato de um estudo de caso |
title_fullStr |
A relevância do Design Instrucional do material didático para Web: relato de um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A relevância do Design Instrucional do material didático para Web: relato de um estudo de caso |
title_sort |
A relevância do Design Instrucional do material didático para Web: relato de um estudo de caso |
author |
Lopes da Silva, Andreza Regina |
author_facet |
Lopes da Silva, Andreza Regina Pfeiffer, Cristina Soares Bastos, Elizabeth Menezes de Vasconcellos, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Pfeiffer, Cristina Soares Bastos, Elizabeth Menezes de Vasconcellos, Sandra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes da Silva, Andreza Regina Pfeiffer, Cristina Soares Bastos, Elizabeth Menezes de Vasconcellos, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância Web 2.0 Design Instrucional Prática docente. |
topic |
Educação a Distância Web 2.0 Design Instrucional Prática docente. |
description |
Estudos científicos consolidados na área de educação a distância mostram a relevância do design instrucional na elaboração de material didático. Isto se deve, principalmente, à motivação e ao incentivo à autoaprendizagem que o material pode exercer no estimulo da autonomia dos estudantes na modalidade em que devem ser capazes de “construir” sua rede de conhecimento. Este fato foi levado em consideração na elaboração e implementação dos cursos on-line que compõem a área “Formação via Web” da Diretoria de Extensão da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Desde o segundo semestre de 2009, os cursos, que são gratuitos e oferecidos totalmente a distância, são direcionados a professores, em atividade, de escolas públicas e privadas. Neste artigo, é apresentado um estudo de caso por meio de uma pesquisa qualitativa realizada no período setembro/2009 a julho/2012 com os participantes de um destes cursos, intitulado Formação Continuada em Tecnologias Educacionais na Web (FCTEWeb) – Módulos 1 e 2. Dos 1.364 professores cursistas atendidos no período citado, de acordo com os resultados obtidos nesta pesquisa, com os 682 cursistas aprovados, ficaram evidenciadas a satisfação e a aprovação dos cursistas em relação ao modelo de design instrucional utilizado. Segundo eles, este modelo não só facilitou o processo de aprendizagem no que diz respeito à utilização de algumas ferramentas Web 2.0, bem como a posterior aplicação em sua prática docente, proposta principal do curso FCTEWeb. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/255 10.17143/rbaad.v13i0.255 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/255 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v13i0.255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/255/158 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/255/159 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/255/160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 13 (2014) 1806-1362 2359-0343 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170863370240 |