Ambientes virtuais de aprendizagem como ferramentas de apoio em cursos presenciais e a distância.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3677 https://doi.org/10.22456/1679-1916.41630 |
Resumo: | As tecnologias vêm sendo incorporadas na educação presencial e a distância com o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Uma dessas inovações compreende-se nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), que são espaços virtuais nos quais os usuários, os educadores e os educandos podem interagir por meio de diversas ferramentas. A ideia é a de que esses ambientes criem novas possibilidades de aprendizagem ao aluno em face às mudanças tecnológicas que vêm ocorrendo na sociedade. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi discutir sobre a importância dessas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e apresentar um caso específico de ambiente virtual, o PVANet, da Universidade Federal de Viçosa. A utilização desse ambiente tem sido ampla em cursos presenciais e a distância atendendo às perspectivas de usabilidade e interatividade dispondo das principais ferramentas de interação entre os usuários. Foi possível apontar situações no processo de ensino aprendizagem que atende às perspectivas de usabilidade e interatividade possibilitando interação entre professor e estudante. Assim como, percebeu-se que a inserção de novas interfaces no AVA possibilitaria a reorganização da metodologia de ensino a partir da seleção dos meios mais apropriados para determinada situação de ensino-aprendizagem. |
id |
UFOP_f904f2ea0a5574534ff9d91db750318f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/3677 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Ambientes virtuais de aprendizagem como ferramentas de apoio em cursos presenciais e a distância.Virtual learning environments as support tools in classroom and distance courses.EducaçãoTecnologiaAmbiente virtual de aprendizagemAs tecnologias vêm sendo incorporadas na educação presencial e a distância com o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Uma dessas inovações compreende-se nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), que são espaços virtuais nos quais os usuários, os educadores e os educandos podem interagir por meio de diversas ferramentas. A ideia é a de que esses ambientes criem novas possibilidades de aprendizagem ao aluno em face às mudanças tecnológicas que vêm ocorrendo na sociedade. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi discutir sobre a importância dessas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e apresentar um caso específico de ambiente virtual, o PVANet, da Universidade Federal de Viçosa. A utilização desse ambiente tem sido ampla em cursos presenciais e a distância atendendo às perspectivas de usabilidade e interatividade dispondo das principais ferramentas de interação entre os usuários. Foi possível apontar situações no processo de ensino aprendizagem que atende às perspectivas de usabilidade e interatividade possibilitando interação entre professor e estudante. Assim como, percebeu-se que a inserção de novas interfaces no AVA possibilitaria a reorganização da metodologia de ensino a partir da seleção dos meios mais apropriados para determinada situação de ensino-aprendizagem.The technologies are being used in education and distance learning with the objective to enrich the teaching-learning process. One such innovation is understood in virtual learning environments (VLEs), which are virtual spaces where users, educators and students can interact through various tools. The idea is that these virtual learning environments create new learning opportunities to students according to the technological changes which are changing the society. Thus, the aim of this study was discuss the importance of these technologies in the teaching-learning process and present a specific case of the virtual learning environment, the PVANet, by Federal University of Viçosa. The use of this virtual environment has been wide in distance and classroom courses answer the prospects of usability and interactivity using the main interaction tools between the users. It was possible identify situations in the learning process which meets the perspectives of usability and interactivity enabling interaction between teacher and student. Thus, was observed that the insertion of new interfaces in AVA enable reorganizing the teaching methodology from the selection of the most appropriate for a given situation of teaching and learning.2014-11-04T16:37:57Z2014-11-04T16:37:57Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBRITO, L. M. de et al. Ambientes virtuais de aprendizagem como ferramentas de apoio em cursos presenciais e a distância. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 1, p. 1-10, jul. 2013. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/41630>. Acesso em: 01 out. 2014.1679-1916http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3677https://doi.org/10.22456/1679-1916.41630Disponível sob Licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0) que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Renote <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/index>. Acesso em: 18 nov. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Lélis Maia deGiuberti Júnior, José RenatoGomes, Silvane Guimarães SilvaMota, João Batistaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-04-30T16:05:10Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/3677Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-04-30T16:05:10Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambientes virtuais de aprendizagem como ferramentas de apoio em cursos presenciais e a distância. Virtual learning environments as support tools in classroom and distance courses. |
title |
Ambientes virtuais de aprendizagem como ferramentas de apoio em cursos presenciais e a distância. |
spellingShingle |
Ambientes virtuais de aprendizagem como ferramentas de apoio em cursos presenciais e a distância. Brito, Lélis Maia de Educação Tecnologia Ambiente virtual de aprendizagem |
title_short |
Ambientes virtuais de aprendizagem como ferramentas de apoio em cursos presenciais e a distância. |
title_full |
Ambientes virtuais de aprendizagem como ferramentas de apoio em cursos presenciais e a distância. |
title_fullStr |
Ambientes virtuais de aprendizagem como ferramentas de apoio em cursos presenciais e a distância. |
title_full_unstemmed |
Ambientes virtuais de aprendizagem como ferramentas de apoio em cursos presenciais e a distância. |
title_sort |
Ambientes virtuais de aprendizagem como ferramentas de apoio em cursos presenciais e a distância. |
author |
Brito, Lélis Maia de |
author_facet |
Brito, Lélis Maia de Giuberti Júnior, José Renato Gomes, Silvane Guimarães Silva Mota, João Batista |
author_role |
author |
author2 |
Giuberti Júnior, José Renato Gomes, Silvane Guimarães Silva Mota, João Batista |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Lélis Maia de Giuberti Júnior, José Renato Gomes, Silvane Guimarães Silva Mota, João Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Tecnologia Ambiente virtual de aprendizagem |
topic |
Educação Tecnologia Ambiente virtual de aprendizagem |
description |
As tecnologias vêm sendo incorporadas na educação presencial e a distância com o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Uma dessas inovações compreende-se nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), que são espaços virtuais nos quais os usuários, os educadores e os educandos podem interagir por meio de diversas ferramentas. A ideia é a de que esses ambientes criem novas possibilidades de aprendizagem ao aluno em face às mudanças tecnológicas que vêm ocorrendo na sociedade. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi discutir sobre a importância dessas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e apresentar um caso específico de ambiente virtual, o PVANet, da Universidade Federal de Viçosa. A utilização desse ambiente tem sido ampla em cursos presenciais e a distância atendendo às perspectivas de usabilidade e interatividade dispondo das principais ferramentas de interação entre os usuários. Foi possível apontar situações no processo de ensino aprendizagem que atende às perspectivas de usabilidade e interatividade possibilitando interação entre professor e estudante. Assim como, percebeu-se que a inserção de novas interfaces no AVA possibilitaria a reorganização da metodologia de ensino a partir da seleção dos meios mais apropriados para determinada situação de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2014-11-04T16:37:57Z 2014-11-04T16:37:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRITO, L. M. de et al. Ambientes virtuais de aprendizagem como ferramentas de apoio em cursos presenciais e a distância. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 1, p. 1-10, jul. 2013. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/41630>. Acesso em: 01 out. 2014. 1679-1916 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3677 https://doi.org/10.22456/1679-1916.41630 |
identifier_str_mv |
BRITO, L. M. de et al. Ambientes virtuais de aprendizagem como ferramentas de apoio em cursos presenciais e a distância. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 1, p. 1-10, jul. 2013. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/41630>. Acesso em: 01 out. 2014. 1679-1916 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3677 https://doi.org/10.22456/1679-1916.41630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002834497503232 |