Avaliação de Políticas Públicas para EaD no Brasil: Tendências nas Pesquisas Científicas (2006-2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Katia Cilene
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gomes Pimenta de Carvalho, Ana Beatriz, Conzi Mehlecke, Querte Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/48
Resumo: O presente estudo tem por tema a avaliação de políticas públicas para a educação a distância (EaD) no Brasil, estabelecendo como objeto de estudo a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Tem por objetivo a identificação de tendências nas pesquisas científicas realizadas sobre o tema no período compreendido entre 2006 e 2015 (primeiros 10 anos subsequentes à criação da UAB), fazendo parte de uma pesquisa mais ampla sobre avaliação de políticas públicas para EaD, contemplada na tese de doutorado intitulada “AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO A DIST NCIA NO BRASIL: possíveis relações entre a política de expansão e a avaliação da qualidade em EaD”. Para tanto, foram identificadas as pesquisas documentadas em teses e dissertações sobre o tema no período escolhido, bem como artigos científicos publicados nos principais periódicos da área. Foram identificadas 63 teses e dissertações e 12 artigos em periódicos. Após ser realizado o levantamento das publicações sobre o tema, as mesmas foram classificadas em Categorias, sendo identificadas as que são correlatas ao estudo proposto para a pesquisa em questão. O presente estudo serviu como aporte teórico para justificar a necessidade de se pesquisar o tema, bem como para suscitar o caráter de inediticidade.Palavras-chaves: Ensino superior a distância. Avaliação do ensino superior a distância. Universidade Aberta do Brasil. Expansão do ensino superior. Public Policies in Brazil: Tendencies in Scientific Research (2006-2015)AbstractThe present study has as its theme the evaluation of public policies for distance education (EaD) in Brazil, establishing as object of study the Open University of Brazil (UAB). It aims to identify trends in scientific research carried out on the subject in the period between 2006 and 2015 (the first 10 years after the creation of the UAB), as part of a broader research on evaluation of public policies for EaD, contemplated in the Ph.D. thesis entitled "EVALUATION OF PUBLIC POLICIES FOR DISTANCE EDUCATION IN BRAZIL: possible relationships between expansion policy and quality assessment in EaD". In order to do so, the researches have identified thesis and dissertations on the topic during the chosen period, as well as scientific articles published in the main journals of the area. We identified 63 thesis and dissertations and 12 articles in journals. After the survey of the publications on the subject was carried out, they were classified into categories, being identified those that are related to the study proposed for the research in question. The present study served as a theoretical contribution to justify the need to research the subject, as well as to raise the character of the subject's originality. Keywords: dDistance learning in academic degree. Evaluation of academic degree in distance learning. Open University of Brazil. Academic degree expansion. Evaluación de Políticas Públicas para EaD en Brasil: Tendencias en las Investigaciones Científicas (2006-2015)ResumenEl presente estudio tiene por tema la evaluación de políticas públicas para la educación a distancia (EaD) en Brasil, estableciendo como objeto de estudio la Universidad Abierta de Brasil (UAB). Se pretende identificar las tendencias en las investigaciones científicas realizadas sobre el tema en el período comprendido entre 2006 y 2015 (primeros 10 años después de la creación de la UAB), formando parte de una investigación más amplia sobre evaluación de políticas públicas para EaD, contemplada en la tesis De doctorado titulado "EVALUACIÓN DE LAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA LA EDUCACIÓN A DISTANCIA EN BRASIL: posibles relaciones entre la política de expansión y la evaluación de la calidad en EaD". Para ello, se identificaron las investigaciones documentadas en tesis y disertaciones sobre el tema en el período escogido, así como artículos científicos publicados en los principales periódicos del área. Se identificaron 63 tesis y disertaciones y 12 artículos en periódicos. Después de ser realizado el levantamiento de las publicaciones sobre el tema las mismas fueron clasificadas en categorías, siendo identificadas las que se correlacionan al estudio propuesto para la investigación en cuestión. El presente estudio sirvió como aporte teórico para justificar la necesidad de investigar el tema, así como para suscitar el carácter de ineditación del mismo.Palabras clave: Enseñanza superior a distancia. Evaluación de la enseñanza superior a distancia. Universidad Abierta de Brasil. Expansión de la enseñanza superior.
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Para tanto, foram identificadas as pesquisas documentadas em teses e dissertações sobre o tema no período escolhido, bem como artigos científicos publicados nos principais periódicos da área. Foram identificadas 63 teses e dissertações e 12 artigos em periódicos. Após ser realizado o levantamento das publicações sobre o tema, as mesmas foram classificadas em Categorias, sendo identificadas as que são correlatas ao estudo proposto para a pesquisa em questão. O presente estudo serviu como aporte teórico para justificar a necessidade de se pesquisar o tema, bem como para suscitar o caráter de inediticidade.Palavras-chaves: Ensino superior a distância. Avaliação do ensino superior a distância. Universidade Aberta do Brasil. Expansão do ensino superior. Public Policies in Brazil: Tendencies in Scientific Research (2006-2015)AbstractThe present study has as its theme the evaluation of public policies for distance education (EaD) in Brazil, establishing as object of study the Open University of Brazil (UAB). It aims to identify trends in scientific research carried out on the subject in the period between 2006 and 2015 (the first 10 years after the creation of the UAB), as part of a broader research on evaluation of public policies for EaD, contemplated in the Ph.D. thesis entitled "EVALUATION OF PUBLIC POLICIES FOR DISTANCE EDUCATION IN BRAZIL: possible relationships between expansion policy and quality assessment in EaD". In order to do so, the researches have identified thesis and dissertations on the topic during the chosen period, as well as scientific articles published in the main journals of the area. We identified 63 thesis and dissertations and 12 articles in journals. After the survey of the publications on the subject was carried out, they were classified into categories, being identified those that are related to the study proposed for the research in question. The present study served as a theoretical contribution to justify the need to research the subject, as well as to raise the character of the subject's originality. Keywords: dDistance learning in academic degree. Evaluation of academic degree in distance learning. Open University of Brazil. Academic degree expansion. Evaluación de Políticas Públicas para EaD en Brasil: Tendencias en las Investigaciones Científicas (2006-2015)ResumenEl presente estudio tiene por tema la evaluación de políticas públicas para la educación a distancia (EaD) en Brasil, estableciendo como objeto de estudio la Universidad Abierta de Brasil (UAB). Se pretende identificar las tendencias en las investigaciones científicas realizadas sobre el tema en el período comprendido entre 2006 y 2015 (primeros 10 años después de la creación de la UAB), formando parte de una investigación más amplia sobre evaluación de políticas públicas para EaD, contemplada en la tesis De doctorado titulado "EVALUACIÓN DE LAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA LA EDUCACIÓN A DISTANCIA EN BRASIL: posibles relaciones entre la política de expansión y la evaluación de la calidad en EaD". Para ello, se identificaron las investigaciones documentadas en tesis y disertaciones sobre el tema en el período escogido, así como artículos científicos publicados en los principales periódicos del área. Se identificaron 63 tesis y disertaciones y 12 artículos en periódicos. Después de ser realizado el levantamiento de las publicaciones sobre el tema las mismas fueron clasificadas en categorías, siendo identificadas las que se correlacionan al estudio propuesto para la investigación en cuestión. El presente estudio sirvió como aporte teórico para justificar la necesidad de investigar el tema, así como para suscitar el carácter de ineditación del mismo.Palabras clave: Enseñanza superior a distancia. Evaluación de la enseñanza superior a distancia. Universidad Abierta de Brasil. Expansión de la enseñanza superior.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2018-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/4810.17143/rbaad.v17i1.48Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 17 n. 1 (2018)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/48/281https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/48/282Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Katia CileneGomes Pimenta de Carvalho, Ana BeatrizConzi Mehlecke, Querte Teresinha2019-03-17T02:30:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/48Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:30:37Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
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