AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: ANÁLISE DOS ELEMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO DE EFETIVIDADE DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, KATIA CILENE DA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: CARVALHO, ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE, MEHLECKE, QUERTE TERESINHA CONZI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35538
Resumo: ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO A ANÁLISE DOS ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL, SITUANDO O PAPEL DA EAD NAS POLÍTICAS DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E IDENTIFICANDO SUAS POSSÍVEIS RELAÇÕES COM A AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM EAD. PARA TANTO SE CARACTERIZA POR UMA PESQUISA QUALITATIVA COM APOIO QUANTITATIVO, ONDE FORAM UTILIZADOS DOIS TIPOS DE DADOS (DISPOSITIVOS NORMATIVOS LEGAIS E DADOS COLETADOS NA PESQUISA DE CAMPO). PARA A COMPOSIÇÃO DAS DIMENSÕES E AS VARIÁVEIS DE ANÁLISE ADOTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO MODELO DE AVALIAÇÃO PROPOSTO, FOI REALIZADA UMA EXTENSA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A ÁREA, ATRAVÉS DA QUAL FORAM IDENTIFICADOS OS INDICARES DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS PARA AS DIFERENTES DIMENSÕES DE ANÁLISE; SENDO QUE, PARA AS DIMENSÕES NÃO CONTEMPLADAS PELOS ESTUDOS PESQUISADOS, OS INDICADORES FORAM CRIADOS PELA PESQUISADORA, COM BASE EM SUA EXPERIÊNCIA COM O SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. FOI ESTUDADA A TEORIA DO PROGRAMA COMO BASE METODOLÓGICA PARA CONSTRUÇÃO DOS INDICADORES DE AVALIAÇÃO A SEREM PROPOSTOS, ASSIM COMO A TEORIA DA COMPLEXIDADE COMO BASE TEÓRICA PARA A COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS RELACIONADOS À COMPLEXIDADE DE SE AVALIAR A EFETIVIDADE DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL COMO POLÍTICA PÚBLICA; AQUI OBSERVADA COM UM SISTEMA COMPLEXO. PARA A COLETA DE DADOS FORAM UTILIZADOS DOIS INSTRUMENTOS DIFERENTES (UM QUESTIONÁRIO FECHADO E DOIS ROTEIROS SEMIESTRUTURADOS), CONTEMPLANDO OS DIFERENTES SUJEITOS PARTICIPANTES DA PESQUISA. COMO RESULTADOS PARCIAIS FORAM OBTIDOS UMA ANÁLISE CRÍTICA, TANTO DO MARCO REGULATÓRIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, QUANTO DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS DISCUSSÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA QUALIDADE. JÁ COMO RESULTADO FINAL FOI APRESENTADO UM CONJUNTO DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL COMO POLÍTICA PÚBLICA, OS QUAIS PODERÃO SER UTILIZADOS FUTURAMENTE PARA A CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO.
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