The Effectiveness of Discussion Forums in On-line Learning
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/112 |
Resumo: | O presente estudo investiga a efetividade da aprendizagem no contexto de cursos online, utilizando duas formas alternativas de atividades práticas: foruns de discussão assíncrona online e exercícios/testes (quizzes) resolvidos individualmente. O estudo foi desenvolvido em cursos regulares existentes onde a efetividade da aprendizagem era formalmente avaliada, através de testes objetivos oriundos do conteúdo específico do curso. A relativa efetividade das atividades práticas pode ser justificada em direções diretamente opostas se alguém argumenta sob os pontos de vista das teorias objetivista ou construtivista. Os resultados obtidos neste estudo, em parte, parecem apoiar a posição objetivista; por outro lado parecem apoiar a posição construtivista. Uma análise posterior dos dados coletados sugere que estes dois resultados, aparentemente contraditórios, podem, de fato, ser compatíveis, quando é considerado o fator de intensidade do envolvimento com as atividades das discussões colaborativas. A conclusão tentativa é de que as atividades de discussão de grupos online, devem alcançar certo nível de intensidade e compromisso por parte dos participantes, para que resulte numa efetiva aprendizagem. |
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The Effectiveness of Discussion Forums in On-line LearningO presente estudo investiga a efetividade da aprendizagem no contexto de cursos online, utilizando duas formas alternativas de atividades práticas: foruns de discussão assíncrona online e exercícios/testes (quizzes) resolvidos individualmente. O estudo foi desenvolvido em cursos regulares existentes onde a efetividade da aprendizagem era formalmente avaliada, através de testes objetivos oriundos do conteúdo específico do curso. A relativa efetividade das atividades práticas pode ser justificada em direções diretamente opostas se alguém argumenta sob os pontos de vista das teorias objetivista ou construtivista. Os resultados obtidos neste estudo, em parte, parecem apoiar a posição objetivista; por outro lado parecem apoiar a posição construtivista. Uma análise posterior dos dados coletados sugere que estes dois resultados, aparentemente contraditórios, podem, de fato, ser compatíveis, quando é considerado o fator de intensidade do envolvimento com as atividades das discussões colaborativas. A conclusão tentativa é de que as atividades de discussão de grupos online, devem alcançar certo nível de intensidade e compromisso por parte dos participantes, para que resulte numa efetiva aprendizagem.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2008-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/11210.17143/rbaad.v1i0.112Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 1 (2002)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v1i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/112/18Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessA. Lewis, Barbara2019-03-17T02:27:55Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/112Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:27:55Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
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