The Effectiveness of Discussion Forums in On-line Learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: A. Lewis, Barbara
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/112
Resumo: O presente estudo investiga a efetividade da aprendizagem no contexto de cursos online, utilizando duas formas alternativas de atividades práticas: foruns de discussão assíncrona online e exercícios/testes (quizzes) resolvidos individualmente. O estudo foi desenvolvido em cursos regulares existentes onde a efetividade da aprendizagem era formalmente avaliada, através de testes objetivos oriundos do conteúdo específico do curso. A relativa efetividade das atividades práticas pode ser justificada em direções diretamente opostas se alguém argumenta sob os pontos de vista das teorias objetivista ou construtivista. Os resultados obtidos neste estudo, em parte, parecem apoiar a posição objetivista; por outro lado parecem apoiar a posição construtivista. Uma análise posterior dos dados coletados sugere que estes dois resultados, aparentemente contraditórios, podem, de fato, ser compatíveis, quando é considerado o fator de intensidade do envolvimento com as atividades das discussões colaborativas. A conclusão tentativa é de que as atividades de discussão de grupos online, devem alcançar certo nível de intensidade e compromisso por parte dos participantes, para que resulte numa efetiva aprendizagem.
id ABED-1_d088ba52dbb054dafc7799cecf96f6ae
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/112
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling The Effectiveness of Discussion Forums in On-line LearningO presente estudo investiga a efetividade da aprendizagem no contexto de cursos online, utilizando duas formas alternativas de atividades práticas: foruns de discussão assíncrona online e exercícios/testes (quizzes) resolvidos individualmente. O estudo foi desenvolvido em cursos regulares existentes onde a efetividade da aprendizagem era formalmente avaliada, através de testes objetivos oriundos do conteúdo específico do curso. A relativa efetividade das atividades práticas pode ser justificada em direções diretamente opostas se alguém argumenta sob os pontos de vista das teorias objetivista ou construtivista. Os resultados obtidos neste estudo, em parte, parecem apoiar a posição objetivista; por outro lado parecem apoiar a posição construtivista. Uma análise posterior dos dados coletados sugere que estes dois resultados, aparentemente contraditórios, podem, de fato, ser compatíveis, quando é considerado o fator de intensidade do envolvimento com as atividades das discussões colaborativas. A conclusão tentativa é de que as atividades de discussão de grupos online, devem alcançar certo nível de intensidade e compromisso por parte dos participantes, para que resulte numa efetiva aprendizagem.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2008-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/11210.17143/rbaad.v1i0.112Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 1 (2002)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v1i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/112/18Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessA. Lewis, Barbara2019-03-17T02:27:55Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/112Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:27:55Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv The Effectiveness of Discussion Forums in On-line Learning
title The Effectiveness of Discussion Forums in On-line Learning
spellingShingle The Effectiveness of Discussion Forums in On-line Learning
A. Lewis, Barbara
title_short The Effectiveness of Discussion Forums in On-line Learning
title_full The Effectiveness of Discussion Forums in On-line Learning
title_fullStr The Effectiveness of Discussion Forums in On-line Learning
title_full_unstemmed The Effectiveness of Discussion Forums in On-line Learning
title_sort The Effectiveness of Discussion Forums in On-line Learning
author A. Lewis, Barbara
author_facet A. Lewis, Barbara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv A. Lewis, Barbara
description O presente estudo investiga a efetividade da aprendizagem no contexto de cursos online, utilizando duas formas alternativas de atividades práticas: foruns de discussão assíncrona online e exercícios/testes (quizzes) resolvidos individualmente. O estudo foi desenvolvido em cursos regulares existentes onde a efetividade da aprendizagem era formalmente avaliada, através de testes objetivos oriundos do conteúdo específico do curso. A relativa efetividade das atividades práticas pode ser justificada em direções diretamente opostas se alguém argumenta sob os pontos de vista das teorias objetivista ou construtivista. Os resultados obtidos neste estudo, em parte, parecem apoiar a posição objetivista; por outro lado parecem apoiar a posição construtivista. Uma análise posterior dos dados coletados sugere que estes dois resultados, aparentemente contraditórios, podem, de fato, ser compatíveis, quando é considerado o fator de intensidade do envolvimento com as atividades das discussões colaborativas. A conclusão tentativa é de que as atividades de discussão de grupos online, devem alcançar certo nível de intensidade e compromisso por parte dos participantes, para que resulte numa efetiva aprendizagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/112
10.17143/rbaad.v1i0.112
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/112
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v1i0.112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/112/18
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 1 (2002)
1806-1362
2359-0343
10.17143/rbaad.v1i0
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170374733824