CEMTRAL: Uma Nova Metodologia Híbrida de Ensino e Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Carlos Alberto Moreira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Marco Antonio Carvalho, Barreto, Maria Auxliadora Motta, de Souza, Mariana Aranha, Cicarelli, Paola Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/293
Resumo: Este trabalho reporta uma nova metodologia que articula naturalmente ensino e aprendizagem tradicional ao uso de metodologias ativas e educação a distância por meio de uma rede social. São abordadas as dificuldades de se usar novas metodologias de ensino e aprendizagem em sala de aula, procurando utilizar uma nova proposta como forma de solução para essas dificuldades. Os resultados do desempenho dos alunos, com base no tempo destinado ao material didático postado na rede social Cuboz e nas avaliações escritas individuais, sugerem que estes tiveram desempenho similar ao das turmas anteriores. As percepções dos alunos no início, meio e fim da disciplina, associadas às análises dos resultados das avaliações de desempenho, sugerem que a nova metodologia melhora as questões de motivação e dedicação dos alunos, pois permite que eles realizem suas atividades no momento que entendem de forma mais conveniente e por meio de seus dispositivos eletrônicos de comunicação individuais. A nova metodologia permite liberar parte do tempo de sala de aula, que pode ser usado para a realização de atividades avançadas, como palestras, realização de projetos colaborativos e articulação com disciplinas experimentais ou projetos integradores.Palavras-chave: CEMTRAL. Metodologia híbrida. Cuboz.CEMTRAL: A New Hybrid Teaching and Learning MethodologyAbstratThis work reports a new methodology that naturally articulates the traditional teaching and learning to the use of active methodologies and distance education through a social network. The difficulties of using new teaching and learning methodologies in the classroom are addressed, trying to use a new proposal as a way of solving the difficulties pointed out. The results of the students performances, based on the time dedicated to the teaching material published in the Cuboz social network and the individual written evaluations, suggest that their performance was similar to the previous classes. The students' perceptions at the beginning, middle and end of the course associated with the analyses of the results of the performance evaluations suggest that the new methodology improves students' motivation and dedication issues as it allows them to carry out their activities at the moment they feel most convenient and through their individual electronic communication devices. The new methodology allows releasing part of the classroom time, which can be used for the accomplishment of advanced activities like advanced lectures, performing collaborative projects and articulation with experimental subjects or of integrative projects. Keywords: Central. Hybrid methodology. Cuboz.CEMTRAL: Una Nueva Metodología Híbrida de la Enseñanza y el Aprendizaje ResumenEste trabajo reporta una nueva metodología que articula naturalmente la enseñanza y el aprendizaje tradicional al uso de metodologías activas y educación a distancia a través de una red social. Se abordan las dificultades de utilizar nuevas metodologías de enseñanza y aprendizaje en el aula, buscando utilizar una nueva propuesta como forma de solución a las dificultades señaladas. Los resultados de los rendimientos  de los alumnos, basados en el tiempo destinado al material didáctico publicado en la red social Cuboz y en las evaluaciones escritas individuales, sugieren que tuvieron desempeño similar al de las clases anteriores. Las percepciones de los alumnos al inicio, medio y final de la disciplina asociada al análisis de los resultados de las evaluaciones de desempeño, sugieren que la nueva metodología mejora las cuestiones de motivación y dedicación de los alumnos, pues permite que ellos realicen sus actividades en el momento que entienden más conveniente y por medio de sus dispositivos electrónicos de comunicación individuales. La nueva metodología permite liberar parte del tiempo de aula, que puede ser utilizado para la realización de actividades avanzadas como conferencias, realización de proyectos colaborativos y articulación con disciplinas experimentales o de proyectos integradores.Palabras clave: Cemtral. Metodología híbrida. Cuboz.
id ABED-1_f08f6b19cbed5e90562bc147fe95c5a7
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/293
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling CEMTRAL: Uma Nova Metodologia Híbrida de Ensino e AprendizagemCEMTRALMetodologia híbridaCubozEste trabalho reporta uma nova metodologia que articula naturalmente ensino e aprendizagem tradicional ao uso de metodologias ativas e educação a distância por meio de uma rede social. São abordadas as dificuldades de se usar novas metodologias de ensino e aprendizagem em sala de aula, procurando utilizar uma nova proposta como forma de solução para essas dificuldades. Os resultados do desempenho dos alunos, com base no tempo destinado ao material didático postado na rede social Cuboz e nas avaliações escritas individuais, sugerem que estes tiveram desempenho similar ao das turmas anteriores. As percepções dos alunos no início, meio e fim da disciplina, associadas às análises dos resultados das avaliações de desempenho, sugerem que a nova metodologia melhora as questões de motivação e dedicação dos alunos, pois permite que eles realizem suas atividades no momento que entendem de forma mais conveniente e por meio de seus dispositivos eletrônicos de comunicação individuais. A nova metodologia permite liberar parte do tempo de sala de aula, que pode ser usado para a realização de atividades avançadas, como palestras, realização de projetos colaborativos e articulação com disciplinas experimentais ou projetos integradores.Palavras-chave: CEMTRAL. Metodologia híbrida. Cuboz.CEMTRAL: A New Hybrid Teaching and Learning MethodologyAbstratThis work reports a new methodology that naturally articulates the traditional teaching and learning to the use of active methodologies and distance education through a social network. The difficulties of using new teaching and learning methodologies in the classroom are addressed, trying to use a new proposal as a way of solving the difficulties pointed out. The results of the students performances, based on the time dedicated to the teaching material published in the Cuboz social network and the individual written evaluations, suggest that their performance was similar to the previous classes. The students' perceptions at the beginning, middle and end of the course associated with the analyses of the results of the performance evaluations suggest that the new methodology improves students' motivation and dedication issues as it allows them to carry out their activities at the moment they feel most convenient and through their individual electronic communication devices. The new methodology allows releasing part of the classroom time, which can be used for the accomplishment of advanced activities like advanced lectures, performing collaborative projects and articulation with experimental subjects or of integrative projects. Keywords: Central. Hybrid methodology. Cuboz.CEMTRAL: Una Nueva Metodología Híbrida de la Enseñanza y el Aprendizaje ResumenEste trabajo reporta una nueva metodología que articula naturalmente la enseñanza y el aprendizaje tradicional al uso de metodologías activas y educación a distancia a través de una red social. Se abordan las dificultades de utilizar nuevas metodologías de enseñanza y aprendizaje en el aula, buscando utilizar una nueva propuesta como forma de solución a las dificultades señaladas. Los resultados de los rendimientos  de los alumnos, basados en el tiempo destinado al material didáctico publicado en la red social Cuboz y en las evaluaciones escritas individuales, sugieren que tuvieron desempeño similar al de las clases anteriores. Las percepciones de los alumnos al inicio, medio y final de la disciplina asociada al análisis de los resultados de las evaluaciones de desempeño, sugieren que la nueva metodología mejora las cuestiones de motivación y dedicación de los alumnos, pues permite que ellos realicen sus actividades en el momento que entienden más conveniente y por medio de sus dispositivos electrónicos de comunicación individuales. La nueva metodología permite liberar parte del tiempo de aula, que puede ser utilizado para la realización de actividades avanzadas como conferencias, realización de proyectos colaborativos y articulación con disciplinas experimentales o de proyectos integradores.Palabras clave: Cemtral. Metodología híbrida. Cuboz.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2018-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/29310.17143/rbaad.v18i1.293Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 18 n. 1 (2019); 181806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/293/298Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Carlos Alberto MoreiraPereira, Marco Antonio CarvalhoBarreto, Maria Auxliadora Mottade Souza, Mariana AranhaCicarelli, Paola Oliveira2019-04-25T21:34:14Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/293Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-04-25T21:34:14Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv CEMTRAL: Uma Nova Metodologia Híbrida de Ensino e Aprendizagem
title CEMTRAL: Uma Nova Metodologia Híbrida de Ensino e Aprendizagem
spellingShingle CEMTRAL: Uma Nova Metodologia Híbrida de Ensino e Aprendizagem
dos Santos, Carlos Alberto Moreira
CEMTRAL
Metodologia híbrida
Cuboz
title_short CEMTRAL: Uma Nova Metodologia Híbrida de Ensino e Aprendizagem
title_full CEMTRAL: Uma Nova Metodologia Híbrida de Ensino e Aprendizagem
title_fullStr CEMTRAL: Uma Nova Metodologia Híbrida de Ensino e Aprendizagem
title_full_unstemmed CEMTRAL: Uma Nova Metodologia Híbrida de Ensino e Aprendizagem
title_sort CEMTRAL: Uma Nova Metodologia Híbrida de Ensino e Aprendizagem
author dos Santos, Carlos Alberto Moreira
author_facet dos Santos, Carlos Alberto Moreira
Pereira, Marco Antonio Carvalho
Barreto, Maria Auxliadora Motta
de Souza, Mariana Aranha
Cicarelli, Paola Oliveira
author_role author
author2 Pereira, Marco Antonio Carvalho
Barreto, Maria Auxliadora Motta
de Souza, Mariana Aranha
Cicarelli, Paola Oliveira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Carlos Alberto Moreira
Pereira, Marco Antonio Carvalho
Barreto, Maria Auxliadora Motta
de Souza, Mariana Aranha
Cicarelli, Paola Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv CEMTRAL
Metodologia híbrida
Cuboz
topic CEMTRAL
Metodologia híbrida
Cuboz
description Este trabalho reporta uma nova metodologia que articula naturalmente ensino e aprendizagem tradicional ao uso de metodologias ativas e educação a distância por meio de uma rede social. São abordadas as dificuldades de se usar novas metodologias de ensino e aprendizagem em sala de aula, procurando utilizar uma nova proposta como forma de solução para essas dificuldades. Os resultados do desempenho dos alunos, com base no tempo destinado ao material didático postado na rede social Cuboz e nas avaliações escritas individuais, sugerem que estes tiveram desempenho similar ao das turmas anteriores. As percepções dos alunos no início, meio e fim da disciplina, associadas às análises dos resultados das avaliações de desempenho, sugerem que a nova metodologia melhora as questões de motivação e dedicação dos alunos, pois permite que eles realizem suas atividades no momento que entendem de forma mais conveniente e por meio de seus dispositivos eletrônicos de comunicação individuais. A nova metodologia permite liberar parte do tempo de sala de aula, que pode ser usado para a realização de atividades avançadas, como palestras, realização de projetos colaborativos e articulação com disciplinas experimentais ou projetos integradores.Palavras-chave: CEMTRAL. Metodologia híbrida. Cuboz.CEMTRAL: A New Hybrid Teaching and Learning MethodologyAbstratThis work reports a new methodology that naturally articulates the traditional teaching and learning to the use of active methodologies and distance education through a social network. The difficulties of using new teaching and learning methodologies in the classroom are addressed, trying to use a new proposal as a way of solving the difficulties pointed out. The results of the students performances, based on the time dedicated to the teaching material published in the Cuboz social network and the individual written evaluations, suggest that their performance was similar to the previous classes. The students' perceptions at the beginning, middle and end of the course associated with the analyses of the results of the performance evaluations suggest that the new methodology improves students' motivation and dedication issues as it allows them to carry out their activities at the moment they feel most convenient and through their individual electronic communication devices. The new methodology allows releasing part of the classroom time, which can be used for the accomplishment of advanced activities like advanced lectures, performing collaborative projects and articulation with experimental subjects or of integrative projects. Keywords: Central. Hybrid methodology. Cuboz.CEMTRAL: Una Nueva Metodología Híbrida de la Enseñanza y el Aprendizaje ResumenEste trabajo reporta una nueva metodología que articula naturalmente la enseñanza y el aprendizaje tradicional al uso de metodologías activas y educación a distancia a través de una red social. Se abordan las dificultades de utilizar nuevas metodologías de enseñanza y aprendizaje en el aula, buscando utilizar una nueva propuesta como forma de solución a las dificultades señaladas. Los resultados de los rendimientos  de los alumnos, basados en el tiempo destinado al material didáctico publicado en la red social Cuboz y en las evaluaciones escritas individuales, sugieren que tuvieron desempeño similar al de las clases anteriores. Las percepciones de los alumnos al inicio, medio y final de la disciplina asociada al análisis de los resultados de las evaluaciones de desempeño, sugieren que la nueva metodología mejora las cuestiones de motivación y dedicación de los alumnos, pues permite que ellos realicen sus actividades en el momento que entienden más conveniente y por medio de sus dispositivos electrónicos de comunicación individuales. La nueva metodología permite liberar parte del tiempo de aula, que puede ser utilizado para la realización de actividades avanzadas como conferencias, realización de proyectos colaborativos y articulación con disciplinas experimentales o de proyectos integradores.Palabras clave: Cemtral. Metodología híbrida. Cuboz.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/293
10.17143/rbaad.v18i1.293
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/293
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v18i1.293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/293/298
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 18 n. 1 (2019); 18
1806-1362
2359-0343
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170915799040