Role-Play para o Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação e Relacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo,Lísia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Garcia,Vera Lúcia
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000400586
Resumo: RESUMO O desenvolvimento de habilidades de comunicação e relacionais (HbCR) é essencial para a formação médica, logo a utilização de estratégias educacionais que favoreçam seu aprendizado é necessária. O presente trabalho tem por objetivos descrever o processo de implementação da técnica de role-play e avaliar sua utilização no ensino das HbCR, de acordo com a percepção docente. A técnica foi utilizada no curso de Semiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (FMB/UFBA). Para atender a esses objetivos, o presente artigo foi estruturado em duas partes: plano de implementação da técnica de role-play e aplicação do role-play segundo a percepção do docente. O role-play revelou ser uma técnica factível, extremamente adequada ao ensino das HbCR, em consonância com as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.
id ABEM-1_196c49827b30868807ced366fb6b4e0d
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022015000400586
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Role-Play para o Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação e RelacionaisRole-Play–Comunicação–Relação Médico-Paciente–Educação MédicaRESUMO O desenvolvimento de habilidades de comunicação e relacionais (HbCR) é essencial para a formação médica, logo a utilização de estratégias educacionais que favoreçam seu aprendizado é necessária. O presente trabalho tem por objetivos descrever o processo de implementação da técnica de role-play e avaliar sua utilização no ensino das HbCR, de acordo com a percepção docente. A técnica foi utilizada no curso de Semiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (FMB/UFBA). Para atender a esses objetivos, o presente artigo foi estruturado em duas partes: plano de implementação da técnica de role-play e aplicação do role-play segundo a percepção do docente. O role-play revelou ser uma técnica factível, extremamente adequada ao ensino das HbCR, em consonância com as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.Associação Brasileira de Educação Médica2015-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000400586Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.4 2015reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v39n4e01052014info:eu-repo/semantics/openAccessRabelo,LísiaGarcia,Vera Lúciapor2016-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022015000400586Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-03-04T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Role-Play para o Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação e Relacionais
title Role-Play para o Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação e Relacionais
spellingShingle Role-Play para o Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação e Relacionais
Rabelo,Lísia
Role-Play
–Comunicação
–Relação Médico-Paciente
–Educação Médica
title_short Role-Play para o Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação e Relacionais
title_full Role-Play para o Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação e Relacionais
title_fullStr Role-Play para o Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação e Relacionais
title_full_unstemmed Role-Play para o Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação e Relacionais
title_sort Role-Play para o Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação e Relacionais
author Rabelo,Lísia
author_facet Rabelo,Lísia
Garcia,Vera Lúcia
author_role author
author2 Garcia,Vera Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabelo,Lísia
Garcia,Vera Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Role-Play
–Comunicação
–Relação Médico-Paciente
–Educação Médica
topic Role-Play
–Comunicação
–Relação Médico-Paciente
–Educação Médica
description RESUMO O desenvolvimento de habilidades de comunicação e relacionais (HbCR) é essencial para a formação médica, logo a utilização de estratégias educacionais que favoreçam seu aprendizado é necessária. O presente trabalho tem por objetivos descrever o processo de implementação da técnica de role-play e avaliar sua utilização no ensino das HbCR, de acordo com a percepção docente. A técnica foi utilizada no curso de Semiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (FMB/UFBA). Para atender a esses objetivos, o presente artigo foi estruturado em duas partes: plano de implementação da técnica de role-play e aplicação do role-play segundo a percepção do docente. O role-play revelou ser uma técnica factível, extremamente adequada ao ensino das HbCR, em consonância com as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000400586
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000400586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v39n4e01052014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.4 2015
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006093869056