O uso do Role play no ensino de habilidades de comunicação e relacionais: percepção dos alunos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Renata Souto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16113
Resumo: O role play é uma técnica que permite o treinamento voltado para a aquisição de conhecimentos, atitudes e habilidades em diversas situações. Em 2012, o curso semiologia médica da FMB-UFBA, adotou a técnica de role play para o ensino de habilidades de comunicação e relacionais (HbCR). O uso de novas metodologias de ensino requer constantes avaliações quanto à sua aceitação, aplicabilidade e efetividade. Objetivos: Avaliar a percepção dos alunos quanto ao uso da metodologia de role play para ensino das HbCRs; e se há diferenças relativas à faixa etária e gênero quanto às percepções. Metodologia: A amostra foi constituída por 149 voluntários, alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (FMB- UFBA), matriculados no curso de semiologia, em 2012. A percepção dos alunos quanto à técnica de role play foi avaliada através de instrumento contendo 14 assertivas, em uma escala de Likert, e duas questões abertas. Resultados: A maioria dos participantes era do sexo masculino (51%) e com idade entre 20 e 25 anos (76,6%). Um percentual significativo de alunos considerou os temas dos encontros adequados para o aprendizado (87,9%), referiu ler os artigos selecionados previamente (57%), e os considerou úteis para a participação na atividade (88,6%). A participação em todos os subgrupos, “médicos”, “pacientes” / “paciente – familiar e “observador”, foi considerada relevante para o aprendizado, por respectivamente: 77,1%, 67,7% e 76,5% da amostra. As situações simuladas pareceram reais para 65,7% da amostra. Durante o debriefing, 83,8% dos alunos considerou o feedback dos colegas útil e 86,5% a condução do tutor adequada. Quanto a contribuição da técnica, 81,8% da amostra a considerou útil para a preparação de um atendimento médico de qualidade; 85,9% para o futuro profissional; e 75,1% para as relações interpessoais. Apenas 55,7% dos alunos referiram que houve estímulo ao estudo após o uso da técnica. A satisfação com a atividade foi referida por 77,8% . Conclusão: De acordo com a percepção dos alunos, a técnica de role play foi bem aceita e avaliada para o ensino das HbCR. Não houve diferença significativa em relação a percepção dos alunos de acordo com o sexo e faixa etária.
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