Paradigmas Educacionais e a Formação Médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodríguez,Carlos Arteaga
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Poli Neto,Paulo, Behrens,Marilda Aparecida
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300234
Resumo: Resumo: O paradigma educacional acompanha a evolução do paradigma científico, daí a importância do estudo dessa trajetória. Procura-se fornecer o fundamento epistemológico da transição do Paradigma Educacional Tradicional (PET) ao Paradigma Educacional Inovador (PEI) e sua repercussão no Ensino Médico Inovador (EMI). Realizou-se uma pesquisa teórica para delinear o processo experimentado pelos paradigmas científicos e educacionais. O PET, reflexo do paradigma cartesiano, caracteriza-se pelo ensino memorístico e disciplinar; que impede o saber global. No ensino médico, traduz-se na concepção do homem como uma máquina isolada da sociedade e na visão biologista do ensino hospitalar. As mudanças da ciência a partir do século 19 facilitaram o surgimento do pensamento complexo dos processos, da abordagem holística, progressista e embasada em problemas. A visão holística supera o saber especializado e insere os saberes éticos nos curriculares. A abordagem progressista tem como essência o diálogo professor-aluno-coletivo como fonte do aprendizado colegiado, crítico e reflexivo. O ensino baseado em problemas reduz o espaço das aulas teóricas em função da produção do conhecimento. Essas mudanças no EMI se expressam na formação reflexiva, generalista e preventiva, que resgata os valores éticos, humanos e sociais do indivíduo.
id ABEM-1_328b0a0ba0a7f04c872f9d89f944e3c0
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022004000300234
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Paradigmas Educacionais e a Formação MédicaEnsino SuperiorEducação MédicaResumo: O paradigma educacional acompanha a evolução do paradigma científico, daí a importância do estudo dessa trajetória. Procura-se fornecer o fundamento epistemológico da transição do Paradigma Educacional Tradicional (PET) ao Paradigma Educacional Inovador (PEI) e sua repercussão no Ensino Médico Inovador (EMI). Realizou-se uma pesquisa teórica para delinear o processo experimentado pelos paradigmas científicos e educacionais. O PET, reflexo do paradigma cartesiano, caracteriza-se pelo ensino memorístico e disciplinar; que impede o saber global. No ensino médico, traduz-se na concepção do homem como uma máquina isolada da sociedade e na visão biologista do ensino hospitalar. As mudanças da ciência a partir do século 19 facilitaram o surgimento do pensamento complexo dos processos, da abordagem holística, progressista e embasada em problemas. A visão holística supera o saber especializado e insere os saberes éticos nos curriculares. A abordagem progressista tem como essência o diálogo professor-aluno-coletivo como fonte do aprendizado colegiado, crítico e reflexivo. O ensino baseado em problemas reduz o espaço das aulas teóricas em função da produção do conhecimento. Essas mudanças no EMI se expressam na formação reflexiva, generalista e preventiva, que resgata os valores éticos, humanos e sociais do indivíduo.Associação Brasileira de Educação Médica2004-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300234Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.3 2004reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v28.3-030info:eu-repo/semantics/openAccessRodríguez,Carlos ArteagaPoli Neto,PauloBehrens,Marilda Aparecidapor2020-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022004000300234Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-07-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Paradigmas Educacionais e a Formação Médica
title Paradigmas Educacionais e a Formação Médica
spellingShingle Paradigmas Educacionais e a Formação Médica
Rodríguez,Carlos Arteaga
Ensino Superior
Educação Médica
title_short Paradigmas Educacionais e a Formação Médica
title_full Paradigmas Educacionais e a Formação Médica
title_fullStr Paradigmas Educacionais e a Formação Médica
title_full_unstemmed Paradigmas Educacionais e a Formação Médica
title_sort Paradigmas Educacionais e a Formação Médica
author Rodríguez,Carlos Arteaga
author_facet Rodríguez,Carlos Arteaga
Poli Neto,Paulo
Behrens,Marilda Aparecida
author_role author
author2 Poli Neto,Paulo
Behrens,Marilda Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodríguez,Carlos Arteaga
Poli Neto,Paulo
Behrens,Marilda Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Educação Médica
topic Ensino Superior
Educação Médica
description Resumo: O paradigma educacional acompanha a evolução do paradigma científico, daí a importância do estudo dessa trajetória. Procura-se fornecer o fundamento epistemológico da transição do Paradigma Educacional Tradicional (PET) ao Paradigma Educacional Inovador (PEI) e sua repercussão no Ensino Médico Inovador (EMI). Realizou-se uma pesquisa teórica para delinear o processo experimentado pelos paradigmas científicos e educacionais. O PET, reflexo do paradigma cartesiano, caracteriza-se pelo ensino memorístico e disciplinar; que impede o saber global. No ensino médico, traduz-se na concepção do homem como uma máquina isolada da sociedade e na visão biologista do ensino hospitalar. As mudanças da ciência a partir do século 19 facilitaram o surgimento do pensamento complexo dos processos, da abordagem holística, progressista e embasada em problemas. A visão holística supera o saber especializado e insere os saberes éticos nos curriculares. A abordagem progressista tem como essência o diálogo professor-aluno-coletivo como fonte do aprendizado colegiado, crítico e reflexivo. O ensino baseado em problemas reduz o espaço das aulas teóricas em função da produção do conhecimento. Essas mudanças no EMI se expressam na formação reflexiva, generalista e preventiva, que resgata os valores éticos, humanos e sociais do indivíduo.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300234
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v28.3-030
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.3 2004
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003442020352