Paradigmas Educacionais e a Formação Médica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300234 |
Resumo: | Resumo: O paradigma educacional acompanha a evolução do paradigma científico, daí a importância do estudo dessa trajetória. Procura-se fornecer o fundamento epistemológico da transição do Paradigma Educacional Tradicional (PET) ao Paradigma Educacional Inovador (PEI) e sua repercussão no Ensino Médico Inovador (EMI). Realizou-se uma pesquisa teórica para delinear o processo experimentado pelos paradigmas científicos e educacionais. O PET, reflexo do paradigma cartesiano, caracteriza-se pelo ensino memorístico e disciplinar; que impede o saber global. No ensino médico, traduz-se na concepção do homem como uma máquina isolada da sociedade e na visão biologista do ensino hospitalar. As mudanças da ciência a partir do século 19 facilitaram o surgimento do pensamento complexo dos processos, da abordagem holística, progressista e embasada em problemas. A visão holística supera o saber especializado e insere os saberes éticos nos curriculares. A abordagem progressista tem como essência o diálogo professor-aluno-coletivo como fonte do aprendizado colegiado, crítico e reflexivo. O ensino baseado em problemas reduz o espaço das aulas teóricas em função da produção do conhecimento. Essas mudanças no EMI se expressam na formação reflexiva, generalista e preventiva, que resgata os valores éticos, humanos e sociais do indivíduo. |
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Paradigmas Educacionais e a Formação MédicaEnsino SuperiorEducação MédicaResumo: O paradigma educacional acompanha a evolução do paradigma científico, daí a importância do estudo dessa trajetória. Procura-se fornecer o fundamento epistemológico da transição do Paradigma Educacional Tradicional (PET) ao Paradigma Educacional Inovador (PEI) e sua repercussão no Ensino Médico Inovador (EMI). Realizou-se uma pesquisa teórica para delinear o processo experimentado pelos paradigmas científicos e educacionais. O PET, reflexo do paradigma cartesiano, caracteriza-se pelo ensino memorístico e disciplinar; que impede o saber global. No ensino médico, traduz-se na concepção do homem como uma máquina isolada da sociedade e na visão biologista do ensino hospitalar. As mudanças da ciência a partir do século 19 facilitaram o surgimento do pensamento complexo dos processos, da abordagem holística, progressista e embasada em problemas. A visão holística supera o saber especializado e insere os saberes éticos nos curriculares. A abordagem progressista tem como essência o diálogo professor-aluno-coletivo como fonte do aprendizado colegiado, crítico e reflexivo. O ensino baseado em problemas reduz o espaço das aulas teóricas em função da produção do conhecimento. Essas mudanças no EMI se expressam na formação reflexiva, generalista e preventiva, que resgata os valores éticos, humanos e sociais do indivíduo.Associação Brasileira de Educação Médica2004-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300234Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.3 2004reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v28.3-030info:eu-repo/semantics/openAccessRodríguez,Carlos ArteagaPoli Neto,PauloBehrens,Marilda Aparecidapor2020-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022004000300234Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-07-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
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