Bioquímica como sinônimo de ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque,Manuela Alves Cavalcanti
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Amorim,Ângelo Henrique Cavalcanti, Rocha,José Roberto Coelho Ferreira, Silveira,Larissa de Melo Freire Gouveia, Neri,David Fernando de Morais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100019
Resumo: Este artigo apresenta o relato de experiência de quatro discentes do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) como monitores da disciplina de Bioquímica Metabólica, que foram assistidos pelo professor da disciplina e vivenciaram os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão. A monitoria apresentou um caráter especial, pois os monitores não só auxiliaram os estudantes que cursaram esta disciplina, como introduziram pesquisa e extensão. Na pesquisa, foram utilizados animais experimentais, tentando-se estabelecer relações com o ensino, baseando-se em revisões bibliográficas e expondo-se os resultados em um encontro idealizado pelo professor da disciplina, intitulado I Bioclínica - Mostra de Trabalhos Experimentais e de Revisão, o que caracterizou uma atividade de extensão. Este relato procura demonstrar a importância da formação acadêmica numa visão indissociável das vertentes da universidade por meio da disciplina de Bioquímica.
id ABEM-1_3822f26a2cda9801d6b9080fd2baee6f
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022012000100019
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Bioquímica como sinônimo de ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiênciaEnsinoPesquisaExtensãoBioquímicaEste artigo apresenta o relato de experiência de quatro discentes do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) como monitores da disciplina de Bioquímica Metabólica, que foram assistidos pelo professor da disciplina e vivenciaram os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão. A monitoria apresentou um caráter especial, pois os monitores não só auxiliaram os estudantes que cursaram esta disciplina, como introduziram pesquisa e extensão. Na pesquisa, foram utilizados animais experimentais, tentando-se estabelecer relações com o ensino, baseando-se em revisões bibliográficas e expondo-se os resultados em um encontro idealizado pelo professor da disciplina, intitulado I Bioclínica - Mostra de Trabalhos Experimentais e de Revisão, o que caracterizou uma atividade de extensão. Este relato procura demonstrar a importância da formação acadêmica numa visão indissociável das vertentes da universidade por meio da disciplina de Bioquímica.Associação Brasileira de Educação Médica2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100019Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000100019info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque,Manuela Alves CavalcantiAmorim,Ângelo Henrique CavalcantiRocha,José Roberto Coelho FerreiraSilveira,Larissa de Melo Freire GouveiaNeri,David Fernando de Moraispor2021-01-26T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000100019Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-01-26T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Bioquímica como sinônimo de ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiência
title Bioquímica como sinônimo de ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiência
spellingShingle Bioquímica como sinônimo de ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiência
Albuquerque,Manuela Alves Cavalcanti
Ensino
Pesquisa
Extensão
Bioquímica
title_short Bioquímica como sinônimo de ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiência
title_full Bioquímica como sinônimo de ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiência
title_fullStr Bioquímica como sinônimo de ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiência
title_full_unstemmed Bioquímica como sinônimo de ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiência
title_sort Bioquímica como sinônimo de ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiência
author Albuquerque,Manuela Alves Cavalcanti
author_facet Albuquerque,Manuela Alves Cavalcanti
Amorim,Ângelo Henrique Cavalcanti
Rocha,José Roberto Coelho Ferreira
Silveira,Larissa de Melo Freire Gouveia
Neri,David Fernando de Morais
author_role author
author2 Amorim,Ângelo Henrique Cavalcanti
Rocha,José Roberto Coelho Ferreira
Silveira,Larissa de Melo Freire Gouveia
Neri,David Fernando de Morais
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque,Manuela Alves Cavalcanti
Amorim,Ângelo Henrique Cavalcanti
Rocha,José Roberto Coelho Ferreira
Silveira,Larissa de Melo Freire Gouveia
Neri,David Fernando de Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Pesquisa
Extensão
Bioquímica
topic Ensino
Pesquisa
Extensão
Bioquímica
description Este artigo apresenta o relato de experiência de quatro discentes do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) como monitores da disciplina de Bioquímica Metabólica, que foram assistidos pelo professor da disciplina e vivenciaram os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão. A monitoria apresentou um caráter especial, pois os monitores não só auxiliaram os estudantes que cursaram esta disciplina, como introduziram pesquisa e extensão. Na pesquisa, foram utilizados animais experimentais, tentando-se estabelecer relações com o ensino, baseando-se em revisões bibliográficas e expondo-se os resultados em um encontro idealizado pelo professor da disciplina, intitulado I Bioclínica - Mostra de Trabalhos Experimentais e de Revisão, o que caracterizou uma atividade de extensão. Este relato procura demonstrar a importância da formação acadêmica numa visão indissociável das vertentes da universidade por meio da disciplina de Bioquímica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022012000100019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 2012
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004928901120