Bioquímica como sinônimo de ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100019 |
Resumo: | Este artigo apresenta o relato de experiência de quatro discentes do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) como monitores da disciplina de Bioquímica Metabólica, que foram assistidos pelo professor da disciplina e vivenciaram os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão. A monitoria apresentou um caráter especial, pois os monitores não só auxiliaram os estudantes que cursaram esta disciplina, como introduziram pesquisa e extensão. Na pesquisa, foram utilizados animais experimentais, tentando-se estabelecer relações com o ensino, baseando-se em revisões bibliográficas e expondo-se os resultados em um encontro idealizado pelo professor da disciplina, intitulado I Bioclínica - Mostra de Trabalhos Experimentais e de Revisão, o que caracterizou uma atividade de extensão. Este relato procura demonstrar a importância da formação acadêmica numa visão indissociável das vertentes da universidade por meio da disciplina de Bioquímica. |
id |
ABEM-1_3822f26a2cda9801d6b9080fd2baee6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022012000100019 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Bioquímica como sinônimo de ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiênciaEnsinoPesquisaExtensãoBioquímicaEste artigo apresenta o relato de experiência de quatro discentes do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) como monitores da disciplina de Bioquímica Metabólica, que foram assistidos pelo professor da disciplina e vivenciaram os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão. A monitoria apresentou um caráter especial, pois os monitores não só auxiliaram os estudantes que cursaram esta disciplina, como introduziram pesquisa e extensão. Na pesquisa, foram utilizados animais experimentais, tentando-se estabelecer relações com o ensino, baseando-se em revisões bibliográficas e expondo-se os resultados em um encontro idealizado pelo professor da disciplina, intitulado I Bioclínica - Mostra de Trabalhos Experimentais e de Revisão, o que caracterizou uma atividade de extensão. Este relato procura demonstrar a importância da formação acadêmica numa visão indissociável das vertentes da universidade por meio da disciplina de Bioquímica.Associação Brasileira de Educação Médica2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100019Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000100019info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque,Manuela Alves CavalcantiAmorim,Ângelo Henrique CavalcantiRocha,José Roberto Coelho FerreiraSilveira,Larissa de Melo Freire GouveiaNeri,David Fernando de Moraispor2021-01-26T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000100019Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-01-26T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bioquímica como sinônimo de ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiência |
title |
Bioquímica como sinônimo de ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiência |
spellingShingle |
Bioquímica como sinônimo de ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiência Albuquerque,Manuela Alves Cavalcanti Ensino Pesquisa Extensão Bioquímica |
title_short |
Bioquímica como sinônimo de ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiência |
title_full |
Bioquímica como sinônimo de ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiência |
title_fullStr |
Bioquímica como sinônimo de ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Bioquímica como sinônimo de ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiência |
title_sort |
Bioquímica como sinônimo de ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiência |
author |
Albuquerque,Manuela Alves Cavalcanti |
author_facet |
Albuquerque,Manuela Alves Cavalcanti Amorim,Ângelo Henrique Cavalcanti Rocha,José Roberto Coelho Ferreira Silveira,Larissa de Melo Freire Gouveia Neri,David Fernando de Morais |
author_role |
author |
author2 |
Amorim,Ângelo Henrique Cavalcanti Rocha,José Roberto Coelho Ferreira Silveira,Larissa de Melo Freire Gouveia Neri,David Fernando de Morais |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque,Manuela Alves Cavalcanti Amorim,Ângelo Henrique Cavalcanti Rocha,José Roberto Coelho Ferreira Silveira,Larissa de Melo Freire Gouveia Neri,David Fernando de Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Pesquisa Extensão Bioquímica |
topic |
Ensino Pesquisa Extensão Bioquímica |
description |
Este artigo apresenta o relato de experiência de quatro discentes do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) como monitores da disciplina de Bioquímica Metabólica, que foram assistidos pelo professor da disciplina e vivenciaram os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão. A monitoria apresentou um caráter especial, pois os monitores não só auxiliaram os estudantes que cursaram esta disciplina, como introduziram pesquisa e extensão. Na pesquisa, foram utilizados animais experimentais, tentando-se estabelecer relações com o ensino, baseando-se em revisões bibliográficas e expondo-se os resultados em um encontro idealizado pelo professor da disciplina, intitulado I Bioclínica - Mostra de Trabalhos Experimentais e de Revisão, o que caracterizou uma atividade de extensão. Este relato procura demonstrar a importância da formação acadêmica numa visão indissociável das vertentes da universidade por meio da disciplina de Bioquímica. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100019 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022012000100019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 2012 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303004928901120 |