Olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação ensino-pesquisa-extensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Murilo Oliveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cruz, Antonio Roberto Seixas da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/968
Resumo: O presente artigo tem como objetivo geral compreender os olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. O quadro teórico do estudo amparou-se em princípios da Teoria das Representações Sociais – TRS (MOSCOVICI, 1987 e JODELET, 2001) e nos conceitos a seguir: funções da universidade (CUNHA, 2007; PÉREZ GÓMEZ, 2001; ZABALZA, 2004) e qualidade do ensino superior (DOURADO & OLIVEIRA, 2009; TUBINO, 1997; DEMO, 1995), dentre outros autores. Para alcançar o objetivo proposto, optamos por uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Foram sujeitos da pesquisa, cinco docentes dos Programas de Pós-Graduação em História, Cultura e Poder; Desenho, Cultura e Interatividade e Filosofia e História das Ciências que, voluntariamente, aceitaram participar da investigação. Os dados foram coletados e produzidos através de entrevista semi-estruturada (MARCONI;  LAKATOS, 1999; SZIMANSKY, 2004) e tratados com base na técnica da análise de conteúdo de tipo temática, conforme (BARDIN, 1977). Os resultados apontam para o entendimento de que o preparo do docente que atuará na universidade atual, em tempos de complexidade, precisa levar em consideração a importância da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão na prática docente para que os professores, os gestores e a sociedade como um todo possa entender que a universidade nada mais é do que uma instituição criada para ajudar a formar cidadãos conscientes do seu papel social e que tem na pesquisa e na extensão alguns de seus pilares fundamentais.
id UNIT-2_c70c7611bb1262d36006332fca6c313c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/968
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling Olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação ensino-pesquisa-extensãoEnsinoPesquisaExtensãoRepresentações sociaisO presente artigo tem como objetivo geral compreender os olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. O quadro teórico do estudo amparou-se em princípios da Teoria das Representações Sociais – TRS (MOSCOVICI, 1987 e JODELET, 2001) e nos conceitos a seguir: funções da universidade (CUNHA, 2007; PÉREZ GÓMEZ, 2001; ZABALZA, 2004) e qualidade do ensino superior (DOURADO & OLIVEIRA, 2009; TUBINO, 1997; DEMO, 1995), dentre outros autores. Para alcançar o objetivo proposto, optamos por uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Foram sujeitos da pesquisa, cinco docentes dos Programas de Pós-Graduação em História, Cultura e Poder; Desenho, Cultura e Interatividade e Filosofia e História das Ciências que, voluntariamente, aceitaram participar da investigação. Os dados foram coletados e produzidos através de entrevista semi-estruturada (MARCONI;  LAKATOS, 1999; SZIMANSKY, 2004) e tratados com base na técnica da análise de conteúdo de tipo temática, conforme (BARDIN, 1977). Os resultados apontam para o entendimento de que o preparo do docente que atuará na universidade atual, em tempos de complexidade, precisa levar em consideração a importância da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão na prática docente para que os professores, os gestores e a sociedade como um todo possa entender que a universidade nada mais é do que uma instituição criada para ajudar a formar cidadãos conscientes do seu papel social e que tem na pesquisa e na extensão alguns de seus pilares fundamentais.Editora Universitária Tiradentes2013-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa descritiva de abordagem qualitativa com dados empíricos.application/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/96810.17564/2316-3828.2013v2n1p83-92EDUCAÇÃO; v. 2 n. 1 (2013); 83-922316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2013v2n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/968/479Almeida, Murilo OliveiraCruz, Antonio Roberto Seixas dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:07:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/968Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:50.367341Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv Olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação ensino-pesquisa-extensão
title Olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação ensino-pesquisa-extensão
spellingShingle Olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação ensino-pesquisa-extensão
Almeida, Murilo Oliveira
Ensino
Pesquisa
Extensão
Representações sociais
title_short Olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação ensino-pesquisa-extensão
title_full Olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação ensino-pesquisa-extensão
title_fullStr Olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação ensino-pesquisa-extensão
title_full_unstemmed Olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação ensino-pesquisa-extensão
title_sort Olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação ensino-pesquisa-extensão
author Almeida, Murilo Oliveira
author_facet Almeida, Murilo Oliveira
Cruz, Antonio Roberto Seixas da
author_role author
author2 Cruz, Antonio Roberto Seixas da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Murilo Oliveira
Cruz, Antonio Roberto Seixas da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Pesquisa
Extensão
Representações sociais
topic Ensino
Pesquisa
Extensão
Representações sociais
description O presente artigo tem como objetivo geral compreender os olhares de docentes de mestrados da UEFS sobre a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. O quadro teórico do estudo amparou-se em princípios da Teoria das Representações Sociais – TRS (MOSCOVICI, 1987 e JODELET, 2001) e nos conceitos a seguir: funções da universidade (CUNHA, 2007; PÉREZ GÓMEZ, 2001; ZABALZA, 2004) e qualidade do ensino superior (DOURADO & OLIVEIRA, 2009; TUBINO, 1997; DEMO, 1995), dentre outros autores. Para alcançar o objetivo proposto, optamos por uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Foram sujeitos da pesquisa, cinco docentes dos Programas de Pós-Graduação em História, Cultura e Poder; Desenho, Cultura e Interatividade e Filosofia e História das Ciências que, voluntariamente, aceitaram participar da investigação. Os dados foram coletados e produzidos através de entrevista semi-estruturada (MARCONI;  LAKATOS, 1999; SZIMANSKY, 2004) e tratados com base na técnica da análise de conteúdo de tipo temática, conforme (BARDIN, 1977). Os resultados apontam para o entendimento de que o preparo do docente que atuará na universidade atual, em tempos de complexidade, precisa levar em consideração a importância da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão na prática docente para que os professores, os gestores e a sociedade como um todo possa entender que a universidade nada mais é do que uma instituição criada para ajudar a formar cidadãos conscientes do seu papel social e que tem na pesquisa e na extensão alguns de seus pilares fundamentais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa com dados empíricos.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/968
10.17564/2316-3828.2013v2n1p83-92
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/968
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2013v2n1p83-92
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/968/479
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 2 n. 1 (2013); 83-92
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2013v2n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220612872896512