Avaliação do Ensino no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá: uma Análise Preliminar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000100047 |
Resumo: | Resumo: Efetua-se uma análise preliminar dos dados obtidos por meio de pesquisa sobre aprendizagem no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá, na qual estudantes foram inquiridos acerca da avaliação de disciplinas do curso e da metodologia adotada pelos professores. Nos resultados de 1997, os alunos apontaram dificuldades em sua formação, sobretudo pela dicotomia entre teoria e prática, excesso de aulas teóricas em detrimento da prática, estratégias de ensino tradicionais, como aulas expositivas, seminários e avaliações pautadas apenas na memorização de fragmentos de conteúdo. Essas dificuldades, em nossa visão, têm a ver com a construção de novas abordagens para o conhecimento e a formação médica. |
id |
ABEM-1_4106fb8ff8262db67df574a28c6f2945 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022002000100047 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do Ensino no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá: uma Análise PreliminarEducação médica-tendênciasAvaliação Educacional-métodosEstudantes de MedicinaResumo: Efetua-se uma análise preliminar dos dados obtidos por meio de pesquisa sobre aprendizagem no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá, na qual estudantes foram inquiridos acerca da avaliação de disciplinas do curso e da metodologia adotada pelos professores. Nos resultados de 1997, os alunos apontaram dificuldades em sua formação, sobretudo pela dicotomia entre teoria e prática, excesso de aulas teóricas em detrimento da prática, estratégias de ensino tradicionais, como aulas expositivas, seminários e avaliações pautadas apenas na memorização de fragmentos de conteúdo. Essas dificuldades, em nossa visão, têm a ver com a construção de novas abordagens para o conhecimento e a formação médica.Associação Brasileira de Educação Médica2002-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000100047Revista Brasileira de Educação Médica v.26 n.1 2002reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v26.1-008info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves,Maria BernadeteBellini,Luzia Martapor2021-06-21T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022002000100047Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-21T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do Ensino no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá: uma Análise Preliminar |
title |
Avaliação do Ensino no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá: uma Análise Preliminar |
spellingShingle |
Avaliação do Ensino no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá: uma Análise Preliminar Gonçalves,Maria Bernadete Educação médica-tendências Avaliação Educacional-métodos Estudantes de Medicina |
title_short |
Avaliação do Ensino no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá: uma Análise Preliminar |
title_full |
Avaliação do Ensino no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá: uma Análise Preliminar |
title_fullStr |
Avaliação do Ensino no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá: uma Análise Preliminar |
title_full_unstemmed |
Avaliação do Ensino no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá: uma Análise Preliminar |
title_sort |
Avaliação do Ensino no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá: uma Análise Preliminar |
author |
Gonçalves,Maria Bernadete |
author_facet |
Gonçalves,Maria Bernadete Bellini,Luzia Marta |
author_role |
author |
author2 |
Bellini,Luzia Marta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves,Maria Bernadete Bellini,Luzia Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação médica-tendências Avaliação Educacional-métodos Estudantes de Medicina |
topic |
Educação médica-tendências Avaliação Educacional-métodos Estudantes de Medicina |
description |
Resumo: Efetua-se uma análise preliminar dos dados obtidos por meio de pesquisa sobre aprendizagem no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá, na qual estudantes foram inquiridos acerca da avaliação de disciplinas do curso e da metodologia adotada pelos professores. Nos resultados de 1997, os alunos apontaram dificuldades em sua formação, sobretudo pela dicotomia entre teoria e prática, excesso de aulas teóricas em detrimento da prática, estratégias de ensino tradicionais, como aulas expositivas, seminários e avaliações pautadas apenas na memorização de fragmentos de conteúdo. Essas dificuldades, em nossa visão, têm a ver com a construção de novas abordagens para o conhecimento e a formação médica. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000100047 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000100047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v26.1-008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.26 n.1 2002 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003112767488 |