AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021996000200027 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho objetivou verificar, entre periódicos indexados e produção científica catalogada, a frequência de publicações que enfocaram a avaliação educacional na Área da Saúde, de 1981 a 1992. A metodologia empregada privilegiou na análise a categorização dos textos segundo gênero, tendência temática e distribuição por sub-área de concentração. Concluiu-se que a procura por cursos de pós-graduação é incipiente; a frequência de publicações sobre o assunto foi relativamente pequena no período levantado e restrita a publicações específicas sobre o Ensino Médico; na maioria dos artigos a temática esteve relacionada à avaliação de disciplinas, ao desempenho do aluno e à mensuração. Detectou-se, porém, um conhecimento em construção que parece buscar a transformação do ato avaliatório em processo contínuo e diagnóstico, indo além da simples classificação. |
id |
ABEM-1_42406c26c5540270db9c751643f45545 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55021996000200027 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA DA SAÚDEAvaliação educacionalÁrea da saúdeResumo: O presente trabalho objetivou verificar, entre periódicos indexados e produção científica catalogada, a frequência de publicações que enfocaram a avaliação educacional na Área da Saúde, de 1981 a 1992. A metodologia empregada privilegiou na análise a categorização dos textos segundo gênero, tendência temática e distribuição por sub-área de concentração. Concluiu-se que a procura por cursos de pós-graduação é incipiente; a frequência de publicações sobre o assunto foi relativamente pequena no período levantado e restrita a publicações específicas sobre o Ensino Médico; na maioria dos artigos a temática esteve relacionada à avaliação de disciplinas, ao desempenho do aluno e à mensuração. Detectou-se, porém, um conhecimento em construção que parece buscar a transformação do ato avaliatório em processo contínuo e diagnóstico, indo além da simples classificação.Associação Brasileira de Educação Médica1996-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021996000200027Revista Brasileira de Educação Médica v.20 n.2-3 1996reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v20.2-3-005info:eu-repo/semantics/openAccessMezzaroba,Ledapor2021-02-01T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021996000200027Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-02-01T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE |
title |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE Mezzaroba,Leda Avaliação educacional Área da saúde |
title_short |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE |
title_full |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE |
title_sort |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE |
author |
Mezzaroba,Leda |
author_facet |
Mezzaroba,Leda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mezzaroba,Leda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Área da saúde |
topic |
Avaliação educacional Área da saúde |
description |
Resumo: O presente trabalho objetivou verificar, entre periódicos indexados e produção científica catalogada, a frequência de publicações que enfocaram a avaliação educacional na Área da Saúde, de 1981 a 1992. A metodologia empregada privilegiou na análise a categorização dos textos segundo gênero, tendência temática e distribuição por sub-área de concentração. Concluiu-se que a procura por cursos de pós-graduação é incipiente; a frequência de publicações sobre o assunto foi relativamente pequena no período levantado e restrita a publicações específicas sobre o Ensino Médico; na maioria dos artigos a temática esteve relacionada à avaliação de disciplinas, ao desempenho do aluno e à mensuração. Detectou-se, porém, um conhecimento em construção que parece buscar a transformação do ato avaliatório em processo contínuo e diagnóstico, indo além da simples classificação. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021996000200027 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021996000200027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v20.2-3-005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.20 n.2-3 1996 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303002770931712 |