AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mezzaroba,Leda
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021996000200027
Resumo: Resumo: O presente trabalho objetivou verificar, entre periódicos indexados e produção científica catalogada, a frequência de publicações que enfocaram a avaliação educacional na Área da Saúde, de 1981 a 1992. A metodologia empregada privilegiou na análise a categorização dos textos segundo gênero, tendência temática e distribuição por sub-área de concentração. Concluiu-se que a procura por cursos de pós-graduação é incipiente; a frequência de publicações sobre o assunto foi relativamente pequena no período levantado e restrita a publicações específicas sobre o Ensino Médico; na maioria dos artigos a temática esteve relacionada à avaliação de disciplinas, ao desempenho do aluno e à mensuração. Detectou-se, porém, um conhecimento em construção que parece buscar a transformação do ato avaliatório em processo contínuo e diagnóstico, indo além da simples classificação.
id ABEM-1_42406c26c5540270db9c751643f45545
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55021996000200027
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA DA SAÚDEAvaliação educacionalÁrea da saúdeResumo: O presente trabalho objetivou verificar, entre periódicos indexados e produção científica catalogada, a frequência de publicações que enfocaram a avaliação educacional na Área da Saúde, de 1981 a 1992. A metodologia empregada privilegiou na análise a categorização dos textos segundo gênero, tendência temática e distribuição por sub-área de concentração. Concluiu-se que a procura por cursos de pós-graduação é incipiente; a frequência de publicações sobre o assunto foi relativamente pequena no período levantado e restrita a publicações específicas sobre o Ensino Médico; na maioria dos artigos a temática esteve relacionada à avaliação de disciplinas, ao desempenho do aluno e à mensuração. Detectou-se, porém, um conhecimento em construção que parece buscar a transformação do ato avaliatório em processo contínuo e diagnóstico, indo além da simples classificação.Associação Brasileira de Educação Médica1996-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021996000200027Revista Brasileira de Educação Médica v.20 n.2-3 1996reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v20.2-3-005info:eu-repo/semantics/openAccessMezzaroba,Ledapor2021-02-01T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021996000200027Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-02-01T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE
title AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE
spellingShingle AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE
Mezzaroba,Leda
Avaliação educacional
Área da saúde
title_short AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE
title_full AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE
title_fullStr AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE
title_sort AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE
author Mezzaroba,Leda
author_facet Mezzaroba,Leda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mezzaroba,Leda
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Área da saúde
topic Avaliação educacional
Área da saúde
description Resumo: O presente trabalho objetivou verificar, entre periódicos indexados e produção científica catalogada, a frequência de publicações que enfocaram a avaliação educacional na Área da Saúde, de 1981 a 1992. A metodologia empregada privilegiou na análise a categorização dos textos segundo gênero, tendência temática e distribuição por sub-área de concentração. Concluiu-se que a procura por cursos de pós-graduação é incipiente; a frequência de publicações sobre o assunto foi relativamente pequena no período levantado e restrita a publicações específicas sobre o Ensino Médico; na maioria dos artigos a temática esteve relacionada à avaliação de disciplinas, ao desempenho do aluno e à mensuração. Detectou-se, porém, um conhecimento em construção que parece buscar a transformação do ato avaliatório em processo contínuo e diagnóstico, indo além da simples classificação.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021996000200027
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021996000200027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v20.2-3-005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.20 n.2-3 1996
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303002770931712