Anjos da Guarda - Uma Nova Abordagem para Aulas Práticas na Graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300201 |
Resumo: | Resumo: Aulas práticas em enfermarias estão entre as estratégias mais tradicionais para a graduação médica, em que pese o acúmulo de evidências que apontam pata uma crescente dissociação entre proficiência nos métodos clínicos e prática médica atual. Este trabalho apresenta a experiência com uma nova ferramenta que utiliza o ambiente do Hospital Universitário, para harmonizar as novas exigências das diretrizes curriculares com o desenvolvimento de habilidades clínicas consagradas no modelo biopsicossocial. É o projeto “Anjos da Guarda”, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil. |
id |
ABEM-1_4615898080449edcd8d2521b92f84c17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022005000300201 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Anjos da Guarda - Uma Nova Abordagem para Aulas Práticas na GraduaçãoEducação MédicaGraduação MédicaAnamneseCompetência ClínicaResumo: Aulas práticas em enfermarias estão entre as estratégias mais tradicionais para a graduação médica, em que pese o acúmulo de evidências que apontam pata uma crescente dissociação entre proficiência nos métodos clínicos e prática médica atual. Este trabalho apresenta a experiência com uma nova ferramenta que utiliza o ambiente do Hospital Universitário, para harmonizar as novas exigências das diretrizes curriculares com o desenvolvimento de habilidades clínicas consagradas no modelo biopsicossocial. É o projeto “Anjos da Guarda”, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil.Associação Brasileira de Educação Médica2005-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300201Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.3 2005reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v29.3-029info:eu-repo/semantics/openAccessBastos,Ricardo Rochapor2020-06-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022005000300201Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-06-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Anjos da Guarda - Uma Nova Abordagem para Aulas Práticas na Graduação |
title |
Anjos da Guarda - Uma Nova Abordagem para Aulas Práticas na Graduação |
spellingShingle |
Anjos da Guarda - Uma Nova Abordagem para Aulas Práticas na Graduação Bastos,Ricardo Rocha Educação Médica Graduação Médica Anamnese Competência Clínica |
title_short |
Anjos da Guarda - Uma Nova Abordagem para Aulas Práticas na Graduação |
title_full |
Anjos da Guarda - Uma Nova Abordagem para Aulas Práticas na Graduação |
title_fullStr |
Anjos da Guarda - Uma Nova Abordagem para Aulas Práticas na Graduação |
title_full_unstemmed |
Anjos da Guarda - Uma Nova Abordagem para Aulas Práticas na Graduação |
title_sort |
Anjos da Guarda - Uma Nova Abordagem para Aulas Práticas na Graduação |
author |
Bastos,Ricardo Rocha |
author_facet |
Bastos,Ricardo Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos,Ricardo Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Graduação Médica Anamnese Competência Clínica |
topic |
Educação Médica Graduação Médica Anamnese Competência Clínica |
description |
Resumo: Aulas práticas em enfermarias estão entre as estratégias mais tradicionais para a graduação médica, em que pese o acúmulo de evidências que apontam pata uma crescente dissociação entre proficiência nos métodos clínicos e prática médica atual. Este trabalho apresenta a experiência com uma nova ferramenta que utiliza o ambiente do Hospital Universitário, para harmonizar as novas exigências das diretrizes curriculares com o desenvolvimento de habilidades clínicas consagradas no modelo biopsicossocial. É o projeto “Anjos da Guarda”, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300201 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v29.3-029 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.3 2005 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003486060544 |