Anjos da Guarda - Uma Nova Abordagem para Aulas Práticas na Graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos,Ricardo Rocha
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300201
Resumo: Resumo: Aulas práticas em enfermarias estão entre as estratégias mais tradicionais para a graduação médica, em que pese o acúmulo de evidências que apontam pata uma crescente dissociação entre proficiência nos métodos clínicos e prática médica atual. Este trabalho apresenta a experiência com uma nova ferramenta que utiliza o ambiente do Hospital Universitário, para harmonizar as novas exigências das diretrizes curriculares com o desenvolvimento de habilidades clínicas consagradas no modelo biopsicossocial. É o projeto “Anjos da Guarda”, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil.
id ABEM-1_4615898080449edcd8d2521b92f84c17
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022005000300201
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Anjos da Guarda - Uma Nova Abordagem para Aulas Práticas na GraduaçãoEducação MédicaGraduação MédicaAnamneseCompetência ClínicaResumo: Aulas práticas em enfermarias estão entre as estratégias mais tradicionais para a graduação médica, em que pese o acúmulo de evidências que apontam pata uma crescente dissociação entre proficiência nos métodos clínicos e prática médica atual. Este trabalho apresenta a experiência com uma nova ferramenta que utiliza o ambiente do Hospital Universitário, para harmonizar as novas exigências das diretrizes curriculares com o desenvolvimento de habilidades clínicas consagradas no modelo biopsicossocial. É o projeto “Anjos da Guarda”, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil.Associação Brasileira de Educação Médica2005-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300201Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.3 2005reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v29.3-029info:eu-repo/semantics/openAccessBastos,Ricardo Rochapor2020-06-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022005000300201Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-06-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Anjos da Guarda - Uma Nova Abordagem para Aulas Práticas na Graduação
title Anjos da Guarda - Uma Nova Abordagem para Aulas Práticas na Graduação
spellingShingle Anjos da Guarda - Uma Nova Abordagem para Aulas Práticas na Graduação
Bastos,Ricardo Rocha
Educação Médica
Graduação Médica
Anamnese
Competência Clínica
title_short Anjos da Guarda - Uma Nova Abordagem para Aulas Práticas na Graduação
title_full Anjos da Guarda - Uma Nova Abordagem para Aulas Práticas na Graduação
title_fullStr Anjos da Guarda - Uma Nova Abordagem para Aulas Práticas na Graduação
title_full_unstemmed Anjos da Guarda - Uma Nova Abordagem para Aulas Práticas na Graduação
title_sort Anjos da Guarda - Uma Nova Abordagem para Aulas Práticas na Graduação
author Bastos,Ricardo Rocha
author_facet Bastos,Ricardo Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos,Ricardo Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Graduação Médica
Anamnese
Competência Clínica
topic Educação Médica
Graduação Médica
Anamnese
Competência Clínica
description Resumo: Aulas práticas em enfermarias estão entre as estratégias mais tradicionais para a graduação médica, em que pese o acúmulo de evidências que apontam pata uma crescente dissociação entre proficiência nos métodos clínicos e prática médica atual. Este trabalho apresenta a experiência com uma nova ferramenta que utiliza o ambiente do Hospital Universitário, para harmonizar as novas exigências das diretrizes curriculares com o desenvolvimento de habilidades clínicas consagradas no modelo biopsicossocial. É o projeto “Anjos da Guarda”, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300201
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v29.3-029
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.3 2005
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003486060544