Mentoria entre pares na escola médica: uma estratégia colaborativa durante a pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Paulo Matheus Dorneles
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bosak,Vitória Xausa, Oliveski,Débora Lana De Césaro, Hoff,Bibiana Barcellos da Rosa, Salvador,Raquel Fontana, Massena,João Ricardo Hass
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500416
Resumo: Resumo: Introdução: Devido ao distanciamento social necessário em um contexto de pandemia, a educação médica passou por rápidas e profundas transformações, como a suspensão das atividades presenciais e a virtualização do ensino, exigindo imensa capacidade de adaptação dos novos ingressantes no curso de Medicina. Nesse cenário, foi implementado o projeto de extensão Aluno Mentor em Tempos de Pandemia, visando a uma melhor integração acadêmica e social dos calouros. Relato de experiência: No projeto, um aluno veterano com maior experiência (aluno mentor) acolheu um aluno calouro (aluno mentorado), apoiando, orientando e guiando nas situações e dificuldades que surgiram ao longo do semestre. Além das reuniões de mentoria entre os alunos, foram realizados encontros de formação e supervisão com os alunos mentores. Discussão: A mentoria pode colaborar de maneira substancial no processo de acolhimento, acompanhamento e estabelecimento de vínculos dos estudantes na fase inicial da sua vida universitária, promovendo o seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao mesmo tempo que a mentoria entre iguais apoia o calouro, ela é uma oportunidade para potencializar a formação pessoal, acadêmica e profissional do aluno mentor, possibilitando o desenvolvimento de habilidades sociais, de comunicação, orientação, organização e liderança dos alunos veteranos. Conclusão: A implementação do projeto de mentoria entre pares constitui uma potente estratégia de apoio aos estudantes de Medicina, de modo a facilitar a integração deles ao curso.
id ABEM-1_50319273457132932027df7f38722c15
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022021000500416
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Mentoria entre pares na escola médica: uma estratégia colaborativa durante a pandemia da Covid-19PandemiasEmpatiaAcolhimentoTutoriaFaculdades de MedicinaResumo: Introdução: Devido ao distanciamento social necessário em um contexto de pandemia, a educação médica passou por rápidas e profundas transformações, como a suspensão das atividades presenciais e a virtualização do ensino, exigindo imensa capacidade de adaptação dos novos ingressantes no curso de Medicina. Nesse cenário, foi implementado o projeto de extensão Aluno Mentor em Tempos de Pandemia, visando a uma melhor integração acadêmica e social dos calouros. Relato de experiência: No projeto, um aluno veterano com maior experiência (aluno mentor) acolheu um aluno calouro (aluno mentorado), apoiando, orientando e guiando nas situações e dificuldades que surgiram ao longo do semestre. Além das reuniões de mentoria entre os alunos, foram realizados encontros de formação e supervisão com os alunos mentores. Discussão: A mentoria pode colaborar de maneira substancial no processo de acolhimento, acompanhamento e estabelecimento de vínculos dos estudantes na fase inicial da sua vida universitária, promovendo o seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao mesmo tempo que a mentoria entre iguais apoia o calouro, ela é uma oportunidade para potencializar a formação pessoal, acadêmica e profissional do aluno mentor, possibilitando o desenvolvimento de habilidades sociais, de comunicação, orientação, organização e liderança dos alunos veteranos. Conclusão: A implementação do projeto de mentoria entre pares constitui uma potente estratégia de apoio aos estudantes de Medicina, de modo a facilitar a integração deles ao curso.Associação Brasileira de Educação Médica2021-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500416Revista Brasileira de Educação Médica v.45 suppl.1 2021reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210143info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Paulo Matheus DornelesBosak,Vitória XausaOliveski,Débora Lana De CésaroHoff,Bibiana Barcellos da RosaSalvador,Raquel FontanaMassena,João Ricardo Hasspor2021-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022021000500416Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-08T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Mentoria entre pares na escola médica: uma estratégia colaborativa durante a pandemia da Covid-19
title Mentoria entre pares na escola médica: uma estratégia colaborativa durante a pandemia da Covid-19
spellingShingle Mentoria entre pares na escola médica: uma estratégia colaborativa durante a pandemia da Covid-19
Martins,Paulo Matheus Dorneles
Pandemias
Empatia
Acolhimento
Tutoria
Faculdades de Medicina
title_short Mentoria entre pares na escola médica: uma estratégia colaborativa durante a pandemia da Covid-19
title_full Mentoria entre pares na escola médica: uma estratégia colaborativa durante a pandemia da Covid-19
title_fullStr Mentoria entre pares na escola médica: uma estratégia colaborativa durante a pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed Mentoria entre pares na escola médica: uma estratégia colaborativa durante a pandemia da Covid-19
title_sort Mentoria entre pares na escola médica: uma estratégia colaborativa durante a pandemia da Covid-19
author Martins,Paulo Matheus Dorneles
author_facet Martins,Paulo Matheus Dorneles
Bosak,Vitória Xausa
Oliveski,Débora Lana De Césaro
Hoff,Bibiana Barcellos da Rosa
Salvador,Raquel Fontana
Massena,João Ricardo Hass
author_role author
author2 Bosak,Vitória Xausa
Oliveski,Débora Lana De Césaro
Hoff,Bibiana Barcellos da Rosa
Salvador,Raquel Fontana
Massena,João Ricardo Hass
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,Paulo Matheus Dorneles
Bosak,Vitória Xausa
Oliveski,Débora Lana De Césaro
Hoff,Bibiana Barcellos da Rosa
Salvador,Raquel Fontana
Massena,João Ricardo Hass
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemias
Empatia
Acolhimento
Tutoria
Faculdades de Medicina
topic Pandemias
Empatia
Acolhimento
Tutoria
Faculdades de Medicina
description Resumo: Introdução: Devido ao distanciamento social necessário em um contexto de pandemia, a educação médica passou por rápidas e profundas transformações, como a suspensão das atividades presenciais e a virtualização do ensino, exigindo imensa capacidade de adaptação dos novos ingressantes no curso de Medicina. Nesse cenário, foi implementado o projeto de extensão Aluno Mentor em Tempos de Pandemia, visando a uma melhor integração acadêmica e social dos calouros. Relato de experiência: No projeto, um aluno veterano com maior experiência (aluno mentor) acolheu um aluno calouro (aluno mentorado), apoiando, orientando e guiando nas situações e dificuldades que surgiram ao longo do semestre. Além das reuniões de mentoria entre os alunos, foram realizados encontros de formação e supervisão com os alunos mentores. Discussão: A mentoria pode colaborar de maneira substancial no processo de acolhimento, acompanhamento e estabelecimento de vínculos dos estudantes na fase inicial da sua vida universitária, promovendo o seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao mesmo tempo que a mentoria entre iguais apoia o calouro, ela é uma oportunidade para potencializar a formação pessoal, acadêmica e profissional do aluno mentor, possibilitando o desenvolvimento de habilidades sociais, de comunicação, orientação, organização e liderança dos alunos veteranos. Conclusão: A implementação do projeto de mentoria entre pares constitui uma potente estratégia de apoio aos estudantes de Medicina, de modo a facilitar a integração deles ao curso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500416
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210143
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.45 suppl.1 2021
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303009134739456