Vinte anos de experiência de mentoria na Faculdade de Medicina da UFMG: desafios enfrentados e soluções propostas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fidelis,Gilmar Tadeu de Azevedo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ribeiro,Maria Mônica Freitas, Rocha,Andreia Maria Camargos
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500410
Resumo: Resumo: Introdução: A mentoria na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais se iniciou em 2001, em resposta a dificuldades emocionais dos estudantes, mas foi precedida por um projeto experimental, fundamentado no modelo de ajuda, em 1983. Relato de experiência e discussão: Desde o seu início, muitos foram os desafios enfrentados, desde sua valorização e o entendimento de sua finalidade até a dificuldade de participação e manutenção dos mentores, bem como a ocorrência de uma mudança curricular nesse período. Para responder a esses desafios, algumas soluções foram propostas, como a educação continuada e a supervisão para os mentores, a criação da comentoria e da monitoria com o mentor júnior, e a busca de mentores voluntários. Novos desafios surgem a cada dia, mas a mentoria completou 20 anos de funcionamento no formato de disciplina obrigatória. Convive atualmente com dificuldades que a fragilizam e ameaçam, principalmente o fato de, embora institucional, ser dependente do esforço pessoal de um grupo de profissionais que nela acreditam. Conclusão: A difusão do conceito de mentoring e de sua importância na formação médica, a valorização de professores que se interessam pela atividade de mentoria, com reconhecimento de seu trabalho pela instituição, e a formação continuada de mentores foram e continuam sendo medidas necessárias para o fortalecimento da mentoria.
id ABEM-1_7288aced7e7fd668ee86b0a2c3561658
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022021000500410
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Vinte anos de experiência de mentoria na Faculdade de Medicina da UFMG: desafios enfrentados e soluções propostasTutoriaEstudantes de MedicinaEducação de Graduação em MedicinaResumo: Introdução: A mentoria na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais se iniciou em 2001, em resposta a dificuldades emocionais dos estudantes, mas foi precedida por um projeto experimental, fundamentado no modelo de ajuda, em 1983. Relato de experiência e discussão: Desde o seu início, muitos foram os desafios enfrentados, desde sua valorização e o entendimento de sua finalidade até a dificuldade de participação e manutenção dos mentores, bem como a ocorrência de uma mudança curricular nesse período. Para responder a esses desafios, algumas soluções foram propostas, como a educação continuada e a supervisão para os mentores, a criação da comentoria e da monitoria com o mentor júnior, e a busca de mentores voluntários. Novos desafios surgem a cada dia, mas a mentoria completou 20 anos de funcionamento no formato de disciplina obrigatória. Convive atualmente com dificuldades que a fragilizam e ameaçam, principalmente o fato de, embora institucional, ser dependente do esforço pessoal de um grupo de profissionais que nela acreditam. Conclusão: A difusão do conceito de mentoring e de sua importância na formação médica, a valorização de professores que se interessam pela atividade de mentoria, com reconhecimento de seu trabalho pela instituição, e a formação continuada de mentores foram e continuam sendo medidas necessárias para o fortalecimento da mentoria.Associação Brasileira de Educação Médica2021-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500410Revista Brasileira de Educação Médica v.45 suppl.1 2021reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210132info:eu-repo/semantics/openAccessFidelis,Gilmar Tadeu de AzevedoRibeiro,Maria Mônica FreitasRocha,Andreia Maria Camargospor2021-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022021000500410Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-08T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Vinte anos de experiência de mentoria na Faculdade de Medicina da UFMG: desafios enfrentados e soluções propostas
title Vinte anos de experiência de mentoria na Faculdade de Medicina da UFMG: desafios enfrentados e soluções propostas
spellingShingle Vinte anos de experiência de mentoria na Faculdade de Medicina da UFMG: desafios enfrentados e soluções propostas
Fidelis,Gilmar Tadeu de Azevedo
Tutoria
Estudantes de Medicina
Educação de Graduação em Medicina
title_short Vinte anos de experiência de mentoria na Faculdade de Medicina da UFMG: desafios enfrentados e soluções propostas
title_full Vinte anos de experiência de mentoria na Faculdade de Medicina da UFMG: desafios enfrentados e soluções propostas
title_fullStr Vinte anos de experiência de mentoria na Faculdade de Medicina da UFMG: desafios enfrentados e soluções propostas
title_full_unstemmed Vinte anos de experiência de mentoria na Faculdade de Medicina da UFMG: desafios enfrentados e soluções propostas
title_sort Vinte anos de experiência de mentoria na Faculdade de Medicina da UFMG: desafios enfrentados e soluções propostas
author Fidelis,Gilmar Tadeu de Azevedo
author_facet Fidelis,Gilmar Tadeu de Azevedo
Ribeiro,Maria Mônica Freitas
Rocha,Andreia Maria Camargos
author_role author
author2 Ribeiro,Maria Mônica Freitas
Rocha,Andreia Maria Camargos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fidelis,Gilmar Tadeu de Azevedo
Ribeiro,Maria Mônica Freitas
Rocha,Andreia Maria Camargos
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Estudantes de Medicina
Educação de Graduação em Medicina
topic Tutoria
Estudantes de Medicina
Educação de Graduação em Medicina
description Resumo: Introdução: A mentoria na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais se iniciou em 2001, em resposta a dificuldades emocionais dos estudantes, mas foi precedida por um projeto experimental, fundamentado no modelo de ajuda, em 1983. Relato de experiência e discussão: Desde o seu início, muitos foram os desafios enfrentados, desde sua valorização e o entendimento de sua finalidade até a dificuldade de participação e manutenção dos mentores, bem como a ocorrência de uma mudança curricular nesse período. Para responder a esses desafios, algumas soluções foram propostas, como a educação continuada e a supervisão para os mentores, a criação da comentoria e da monitoria com o mentor júnior, e a busca de mentores voluntários. Novos desafios surgem a cada dia, mas a mentoria completou 20 anos de funcionamento no formato de disciplina obrigatória. Convive atualmente com dificuldades que a fragilizam e ameaçam, principalmente o fato de, embora institucional, ser dependente do esforço pessoal de um grupo de profissionais que nela acreditam. Conclusão: A difusão do conceito de mentoring e de sua importância na formação médica, a valorização de professores que se interessam pela atividade de mentoria, com reconhecimento de seu trabalho pela instituição, e a formação continuada de mentores foram e continuam sendo medidas necessárias para o fortalecimento da mentoria.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500410
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.45 suppl.1 2021
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303009124253696