Integração curricular na formação superior em saúde: refletindo sobre o processo de mudança nos cursos do Unifeso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque,Verônica Santos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Suzelaine,Tanji, Silva,Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas da, Moço,Edneia Tayt-Sohn Martuchelli, Felippe,Kátia Cristina, Miranda,José Feres Abido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000300013
Resumo: Este artigo discute a integração de currículos para formação profissional em saúde a partir de um relato de experiência. Trata-se do movimento de mudança curricular dos Cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), Teresópolis - RJ. Apresenta-se a construção de eixos transversais para os três cursos a partir de uma oficina de imersão, realizada na instituição no primeiro semestre de 2007. Como produto desse encontro, surgiu uma proposta de quatro eixos transversais em comum, compondo as dimensões curriculares dos cursos: Semiologia Ampliada do Sujeito e da Coletividade; Ética e Humanismo; Construção e Produção do Conhecimento; e Política e Gestão em Saúde. Esses eixos perpassam toda a formação dos profissionais de saúde e se articulam. Tal proposta vem ganhando vida no exercício prático do cotidiano dos currículos na instituição. Com a divulgação desta experiência pretende se apresentar a possibilidade de uma formação integrada entre as diferentes profissões da saúde como um fator potencializador do trabalho em equipe.
id ABEM-1_a2b56f0aa4b7a20fffff6e14d5857bb1
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022007000300013
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Integração curricular na formação superior em saúde: refletindo sobre o processo de mudança nos cursos do UnifesoEducaçãoSaúdeCurrículoPrática ProfissionalEste artigo discute a integração de currículos para formação profissional em saúde a partir de um relato de experiência. Trata-se do movimento de mudança curricular dos Cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), Teresópolis - RJ. Apresenta-se a construção de eixos transversais para os três cursos a partir de uma oficina de imersão, realizada na instituição no primeiro semestre de 2007. Como produto desse encontro, surgiu uma proposta de quatro eixos transversais em comum, compondo as dimensões curriculares dos cursos: Semiologia Ampliada do Sujeito e da Coletividade; Ética e Humanismo; Construção e Produção do Conhecimento; e Política e Gestão em Saúde. Esses eixos perpassam toda a formação dos profissionais de saúde e se articulam. Tal proposta vem ganhando vida no exercício prático do cotidiano dos currículos na instituição. Com a divulgação desta experiência pretende se apresentar a possibilidade de uma formação integrada entre as diferentes profissões da saúde como um fator potencializador do trabalho em equipe.Associação Brasileira de Educação Médica2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000300013Revista Brasileira de Educação Médica v.31 n.3 2007reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022007000300013info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque,Verônica SantosSuzelaine,TanjiSilva,Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas daMoço,Edneia Tayt-Sohn MartuchelliFelippe,Kátia CristinaMiranda,José Feres Abidopor2008-03-10T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022007000300013Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2008-03-10T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração curricular na formação superior em saúde: refletindo sobre o processo de mudança nos cursos do Unifeso
title Integração curricular na formação superior em saúde: refletindo sobre o processo de mudança nos cursos do Unifeso
spellingShingle Integração curricular na formação superior em saúde: refletindo sobre o processo de mudança nos cursos do Unifeso
Albuquerque,Verônica Santos
Educação
Saúde
Currículo
Prática Profissional
title_short Integração curricular na formação superior em saúde: refletindo sobre o processo de mudança nos cursos do Unifeso
title_full Integração curricular na formação superior em saúde: refletindo sobre o processo de mudança nos cursos do Unifeso
title_fullStr Integração curricular na formação superior em saúde: refletindo sobre o processo de mudança nos cursos do Unifeso
title_full_unstemmed Integração curricular na formação superior em saúde: refletindo sobre o processo de mudança nos cursos do Unifeso
title_sort Integração curricular na formação superior em saúde: refletindo sobre o processo de mudança nos cursos do Unifeso
author Albuquerque,Verônica Santos
author_facet Albuquerque,Verônica Santos
Suzelaine,Tanji
Silva,Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas da
Moço,Edneia Tayt-Sohn Martuchelli
Felippe,Kátia Cristina
Miranda,José Feres Abido
author_role author
author2 Suzelaine,Tanji
Silva,Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas da
Moço,Edneia Tayt-Sohn Martuchelli
Felippe,Kátia Cristina
Miranda,José Feres Abido
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque,Verônica Santos
Suzelaine,Tanji
Silva,Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas da
Moço,Edneia Tayt-Sohn Martuchelli
Felippe,Kátia Cristina
Miranda,José Feres Abido
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Saúde
Currículo
Prática Profissional
topic Educação
Saúde
Currículo
Prática Profissional
description Este artigo discute a integração de currículos para formação profissional em saúde a partir de um relato de experiência. Trata-se do movimento de mudança curricular dos Cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), Teresópolis - RJ. Apresenta-se a construção de eixos transversais para os três cursos a partir de uma oficina de imersão, realizada na instituição no primeiro semestre de 2007. Como produto desse encontro, surgiu uma proposta de quatro eixos transversais em comum, compondo as dimensões curriculares dos cursos: Semiologia Ampliada do Sujeito e da Coletividade; Ética e Humanismo; Construção e Produção do Conhecimento; e Política e Gestão em Saúde. Esses eixos perpassam toda a formação dos profissionais de saúde e se articulam. Tal proposta vem ganhando vida no exercício prático do cotidiano dos currículos na instituição. Com a divulgação desta experiência pretende se apresentar a possibilidade de uma formação integrada entre as diferentes profissões da saúde como um fator potencializador do trabalho em equipe.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000300013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022007000300013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.31 n.3 2007
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003798536192