Feedback de usuários como subsídio para avaliação do estudante de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hamamoto Filho,Pedro Tadao
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira,Cristiano Claudino, Silva,Ludmila Almeida, Carvalho,Lídia Raquel de, Peraçoli,José Carlos, Borges,Vera Therezinha Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000500013
Resumo: A avaliação é fundamental para o processo ensino-aprendizagem. Diferentes métodos de avaliação e diversos atores envolvidos na avaliação podem fornecer elementos distintos, que, somados, fornecem melhor compreensão sobre a efetividade do processo educacional em suas variadas dimensões. A avaliação de habilidades e atitudes de estudantes tem recebido grande atenção recentemente. O envolvimento de pacientes no processo pode ser contributivo, pois sua perspectiva acrescenta informações ímpares. O presente estudo avaliou a aquisição de competências e habilidades de estudantes de Medicina no internato de Obstetrícia, sob o ponto de vista de gestantes. As pacientes responderam a um questionário segundo escala de Likert, com itens de avaliação divididos em habilidades de comunicação, exame físico e profissionalismo. Os resultados mostraram boa avaliação dos estudantes em geral, o que atribuímos ao sentimento de gratidão das pacientes. Algumas questões com maiores frequências de respostas negativas, porém, apontam aspectos que merecem maior atenção da escola médica pelo impacto que podem trazer à prática profissional. A perspectiva de pacientes na avaliação do estudante de Medicina poderá balizar estratégias de feedback para qualificar a formação médica.
id ABEM-1_bc5b1b6b52b96dc383c0c7e347cbab29
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022012000500013
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Feedback de usuários como subsídio para avaliação do estudante de medicinaAvaliação EducacionalCompetência ClínicaAssistência Centrada no PacienteEducação MédicaA avaliação é fundamental para o processo ensino-aprendizagem. Diferentes métodos de avaliação e diversos atores envolvidos na avaliação podem fornecer elementos distintos, que, somados, fornecem melhor compreensão sobre a efetividade do processo educacional em suas variadas dimensões. A avaliação de habilidades e atitudes de estudantes tem recebido grande atenção recentemente. O envolvimento de pacientes no processo pode ser contributivo, pois sua perspectiva acrescenta informações ímpares. O presente estudo avaliou a aquisição de competências e habilidades de estudantes de Medicina no internato de Obstetrícia, sob o ponto de vista de gestantes. As pacientes responderam a um questionário segundo escala de Likert, com itens de avaliação divididos em habilidades de comunicação, exame físico e profissionalismo. Os resultados mostraram boa avaliação dos estudantes em geral, o que atribuímos ao sentimento de gratidão das pacientes. Algumas questões com maiores frequências de respostas negativas, porém, apontam aspectos que merecem maior atenção da escola médica pelo impacto que podem trazer à prática profissional. A perspectiva de pacientes na avaliação do estudante de Medicina poderá balizar estratégias de feedback para qualificar a formação médica.Associação Brasileira de Educação Médica2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000500013Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.3 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000500013info:eu-repo/semantics/openAccessHamamoto Filho,Pedro TadaoOliveira,Cristiano ClaudinoSilva,Ludmila AlmeidaCarvalho,Lídia Raquel dePeraçoli,José CarlosBorges,Vera Therezinha Medeirospor2015-07-01T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000500013Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2015-07-01T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Feedback de usuários como subsídio para avaliação do estudante de medicina
title Feedback de usuários como subsídio para avaliação do estudante de medicina
spellingShingle Feedback de usuários como subsídio para avaliação do estudante de medicina
Hamamoto Filho,Pedro Tadao
Avaliação Educacional
Competência Clínica
Assistência Centrada no Paciente
Educação Médica
title_short Feedback de usuários como subsídio para avaliação do estudante de medicina
title_full Feedback de usuários como subsídio para avaliação do estudante de medicina
title_fullStr Feedback de usuários como subsídio para avaliação do estudante de medicina
title_full_unstemmed Feedback de usuários como subsídio para avaliação do estudante de medicina
title_sort Feedback de usuários como subsídio para avaliação do estudante de medicina
author Hamamoto Filho,Pedro Tadao
author_facet Hamamoto Filho,Pedro Tadao
Oliveira,Cristiano Claudino
Silva,Ludmila Almeida
Carvalho,Lídia Raquel de
Peraçoli,José Carlos
Borges,Vera Therezinha Medeiros
author_role author
author2 Oliveira,Cristiano Claudino
Silva,Ludmila Almeida
Carvalho,Lídia Raquel de
Peraçoli,José Carlos
Borges,Vera Therezinha Medeiros
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hamamoto Filho,Pedro Tadao
Oliveira,Cristiano Claudino
Silva,Ludmila Almeida
Carvalho,Lídia Raquel de
Peraçoli,José Carlos
Borges,Vera Therezinha Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Educacional
Competência Clínica
Assistência Centrada no Paciente
Educação Médica
topic Avaliação Educacional
Competência Clínica
Assistência Centrada no Paciente
Educação Médica
description A avaliação é fundamental para o processo ensino-aprendizagem. Diferentes métodos de avaliação e diversos atores envolvidos na avaliação podem fornecer elementos distintos, que, somados, fornecem melhor compreensão sobre a efetividade do processo educacional em suas variadas dimensões. A avaliação de habilidades e atitudes de estudantes tem recebido grande atenção recentemente. O envolvimento de pacientes no processo pode ser contributivo, pois sua perspectiva acrescenta informações ímpares. O presente estudo avaliou a aquisição de competências e habilidades de estudantes de Medicina no internato de Obstetrícia, sob o ponto de vista de gestantes. As pacientes responderam a um questionário segundo escala de Likert, com itens de avaliação divididos em habilidades de comunicação, exame físico e profissionalismo. Os resultados mostraram boa avaliação dos estudantes em geral, o que atribuímos ao sentimento de gratidão das pacientes. Algumas questões com maiores frequências de respostas negativas, porém, apontam aspectos que merecem maior atenção da escola médica pelo impacto que podem trazer à prática profissional. A perspectiva de pacientes na avaliação do estudante de Medicina poderá balizar estratégias de feedback para qualificar a formação médica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000500013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000500013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022012000500013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.3 2012
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005275979776