Educação permanente: uma estratégia metodológica para os professores da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400015 |
Resumo: | Apresenta-se a discussão do "Grupo de Educação Permanente" do curso de Medicina da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac/Lages-SC) acerca da experiência que desenvolve na capacitação dos professores da saúde. As principais reflexões se voltam à estratégia metodológica de trabalho adotada pelo grupo, que tem como desafio desenvolver a capacidade de aprender a aprender, cujo processo se refere às aprendizagens que o indivíduo realiza por si mesmo, nas quais está ausente a transmissão de conhecimentos. Esta mudança paradigmática diz respeito à busca de uma educação fundamentada na autonomia, no respeito à diferença e na construção de vínculos. As informações aqui registradas permitem analisar a evolução desse trabalho em vários aspectos e constituem fonte de pesquisa e reflexão para a continuidade de nossa proposta de educação permanente. |
id |
ABEM-1_c7e1eb19fa74e892b745ab7219a76cf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022008000400015 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação permanente: uma estratégia metodológica para os professores da saúdeProfessores da saúdeEstratégia metodológicaEducação permanenteApresenta-se a discussão do "Grupo de Educação Permanente" do curso de Medicina da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac/Lages-SC) acerca da experiência que desenvolve na capacitação dos professores da saúde. As principais reflexões se voltam à estratégia metodológica de trabalho adotada pelo grupo, que tem como desafio desenvolver a capacidade de aprender a aprender, cujo processo se refere às aprendizagens que o indivíduo realiza por si mesmo, nas quais está ausente a transmissão de conhecimentos. Esta mudança paradigmática diz respeito à busca de uma educação fundamentada na autonomia, no respeito à diferença e na construção de vínculos. As informações aqui registradas permitem analisar a evolução desse trabalho em vários aspectos e constituem fonte de pesquisa e reflexão para a continuidade de nossa proposta de educação permanente.Associação Brasileira de Educação Médica2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400015Revista Brasileira de Educação Médica v.32 n.4 2008reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022008000400015info:eu-repo/semantics/openAccessArruda,Marina PatrícioAraújo,Aliete PerinLocks,Geraldo AugustoPagliosa,Fernando Luizpor2009-01-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022008000400015Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-01-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação permanente: uma estratégia metodológica para os professores da saúde |
title |
Educação permanente: uma estratégia metodológica para os professores da saúde |
spellingShingle |
Educação permanente: uma estratégia metodológica para os professores da saúde Arruda,Marina Patrício Professores da saúde Estratégia metodológica Educação permanente |
title_short |
Educação permanente: uma estratégia metodológica para os professores da saúde |
title_full |
Educação permanente: uma estratégia metodológica para os professores da saúde |
title_fullStr |
Educação permanente: uma estratégia metodológica para os professores da saúde |
title_full_unstemmed |
Educação permanente: uma estratégia metodológica para os professores da saúde |
title_sort |
Educação permanente: uma estratégia metodológica para os professores da saúde |
author |
Arruda,Marina Patrício |
author_facet |
Arruda,Marina Patrício Araújo,Aliete Perin Locks,Geraldo Augusto Pagliosa,Fernando Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Araújo,Aliete Perin Locks,Geraldo Augusto Pagliosa,Fernando Luiz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arruda,Marina Patrício Araújo,Aliete Perin Locks,Geraldo Augusto Pagliosa,Fernando Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores da saúde Estratégia metodológica Educação permanente |
topic |
Professores da saúde Estratégia metodológica Educação permanente |
description |
Apresenta-se a discussão do "Grupo de Educação Permanente" do curso de Medicina da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac/Lages-SC) acerca da experiência que desenvolve na capacitação dos professores da saúde. As principais reflexões se voltam à estratégia metodológica de trabalho adotada pelo grupo, que tem como desafio desenvolver a capacidade de aprender a aprender, cujo processo se refere às aprendizagens que o indivíduo realiza por si mesmo, nas quais está ausente a transmissão de conhecimentos. Esta mudança paradigmática diz respeito à busca de uma educação fundamentada na autonomia, no respeito à diferença e na construção de vínculos. As informações aqui registradas permitem analisar a evolução desse trabalho em vários aspectos e constituem fonte de pesquisa e reflexão para a continuidade de nossa proposta de educação permanente. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022008000400015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.32 n.4 2008 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003890810880 |