Educação permanente: uma estratégia metodológica para os professores da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda,Marina Patrício
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Araújo,Aliete Perin, Locks,Geraldo Augusto, Pagliosa,Fernando Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400015
Resumo: Apresenta-se a discussão do "Grupo de Educação Permanente" do curso de Medicina da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac/Lages-SC) acerca da experiência que desenvolve na capacitação dos professores da saúde. As principais reflexões se voltam à estratégia metodológica de trabalho adotada pelo grupo, que tem como desafio desenvolver a capacidade de aprender a aprender, cujo processo se refere às aprendizagens que o indivíduo realiza por si mesmo, nas quais está ausente a transmissão de conhecimentos. Esta mudança paradigmática diz respeito à busca de uma educação fundamentada na autonomia, no respeito à diferença e na construção de vínculos. As informações aqui registradas permitem analisar a evolução desse trabalho em vários aspectos e constituem fonte de pesquisa e reflexão para a continuidade de nossa proposta de educação permanente.
id ABEM-1_c7e1eb19fa74e892b745ab7219a76cf4
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022008000400015
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Educação permanente: uma estratégia metodológica para os professores da saúdeProfessores da saúdeEstratégia metodológicaEducação permanenteApresenta-se a discussão do "Grupo de Educação Permanente" do curso de Medicina da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac/Lages-SC) acerca da experiência que desenvolve na capacitação dos professores da saúde. As principais reflexões se voltam à estratégia metodológica de trabalho adotada pelo grupo, que tem como desafio desenvolver a capacidade de aprender a aprender, cujo processo se refere às aprendizagens que o indivíduo realiza por si mesmo, nas quais está ausente a transmissão de conhecimentos. Esta mudança paradigmática diz respeito à busca de uma educação fundamentada na autonomia, no respeito à diferença e na construção de vínculos. As informações aqui registradas permitem analisar a evolução desse trabalho em vários aspectos e constituem fonte de pesquisa e reflexão para a continuidade de nossa proposta de educação permanente.Associação Brasileira de Educação Médica2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400015Revista Brasileira de Educação Médica v.32 n.4 2008reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022008000400015info:eu-repo/semantics/openAccessArruda,Marina PatrícioAraújo,Aliete PerinLocks,Geraldo AugustoPagliosa,Fernando Luizpor2009-01-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022008000400015Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-01-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação permanente: uma estratégia metodológica para os professores da saúde
title Educação permanente: uma estratégia metodológica para os professores da saúde
spellingShingle Educação permanente: uma estratégia metodológica para os professores da saúde
Arruda,Marina Patrício
Professores da saúde
Estratégia metodológica
Educação permanente
title_short Educação permanente: uma estratégia metodológica para os professores da saúde
title_full Educação permanente: uma estratégia metodológica para os professores da saúde
title_fullStr Educação permanente: uma estratégia metodológica para os professores da saúde
title_full_unstemmed Educação permanente: uma estratégia metodológica para os professores da saúde
title_sort Educação permanente: uma estratégia metodológica para os professores da saúde
author Arruda,Marina Patrício
author_facet Arruda,Marina Patrício
Araújo,Aliete Perin
Locks,Geraldo Augusto
Pagliosa,Fernando Luiz
author_role author
author2 Araújo,Aliete Perin
Locks,Geraldo Augusto
Pagliosa,Fernando Luiz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda,Marina Patrício
Araújo,Aliete Perin
Locks,Geraldo Augusto
Pagliosa,Fernando Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Professores da saúde
Estratégia metodológica
Educação permanente
topic Professores da saúde
Estratégia metodológica
Educação permanente
description Apresenta-se a discussão do "Grupo de Educação Permanente" do curso de Medicina da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac/Lages-SC) acerca da experiência que desenvolve na capacitação dos professores da saúde. As principais reflexões se voltam à estratégia metodológica de trabalho adotada pelo grupo, que tem como desafio desenvolver a capacidade de aprender a aprender, cujo processo se refere às aprendizagens que o indivíduo realiza por si mesmo, nas quais está ausente a transmissão de conhecimentos. Esta mudança paradigmática diz respeito à busca de uma educação fundamentada na autonomia, no respeito à diferença e na construção de vínculos. As informações aqui registradas permitem analisar a evolução desse trabalho em vários aspectos e constituem fonte de pesquisa e reflexão para a continuidade de nossa proposta de educação permanente.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022008000400015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.32 n.4 2008
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003890810880