Aspectos Pedagógicos do Aprender e Ensinar na Rede de Saúde: a Proposta Sombra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrahão,Ana Lucia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza,Ândrea Cardoso, Senna,Marco, Fernando,Francisco, Camuzi,Ranieri, Aboud,Sergio, Braga,André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000400037
Resumo: RESUMO A inclusão do mundo do trabalho na formação funda, no processo ensino-aprendizagem em saúde, uma ligação indissociável entre as unidades de saúde e as instituições de ensino superior. Formar profissionais o mais próximo da realidade dos usuários, com participação ativa nos problemas e necessidades que estão postos na vida, é o principal motor deste processo e convoca profissionais, usuários, alunos e docentes a vivenciar uma permanente tensão entre cuidar e ensinar. O encontro entre o trabalhador de saúde, o aluno e o usuário revela-se o principal foco de intercâmbio pedagógico, configurando-se como um cenário produtor de conhecimento e de questões para investigação, além do exercício do cuidado em saúde. Algo que remete ao desafio de construir estruturas pedagógicas capazes de produzir cuidado e conhecimento a partir do mundo do trabalho e considera a articulação de modos de agir e cuidar no campo da saúde. Trabalhar em busca de constituir formas de ensinar/aprender significa operar e agir sobre conceitos e sobre o campo de experiência que se coloca como um problema do experimentar na existência, pois estamos imersos no mundo do trabalho e do cotidiano dos serviços. Articular vínculo e responsabilidade dos sujeitos envolvidos com a produção do cuidado pode ser um meio de produzir maneiras de ensinar com outros sentidos e significados. Um arranjo em que a experiência no trabalho se torna capaz de produzir indícios para a construção de projetos terapêuticos e de ensinar produtores de sentido com respostas significativas às questões sobre cuidar e formar profissionais em saúde.
id ABEM-1_c8d05ea06db8011d8f3a6eddeac7ad33
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022018000400037
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Aspectos Pedagógicos do Aprender e Ensinar na Rede de Saúde: a Proposta Sombra–Ensino–Política de Educação Superior–Pesquisa nos Serviços de Saúde–Serviços de Integração Docente-AssistencialRESUMO A inclusão do mundo do trabalho na formação funda, no processo ensino-aprendizagem em saúde, uma ligação indissociável entre as unidades de saúde e as instituições de ensino superior. Formar profissionais o mais próximo da realidade dos usuários, com participação ativa nos problemas e necessidades que estão postos na vida, é o principal motor deste processo e convoca profissionais, usuários, alunos e docentes a vivenciar uma permanente tensão entre cuidar e ensinar. O encontro entre o trabalhador de saúde, o aluno e o usuário revela-se o principal foco de intercâmbio pedagógico, configurando-se como um cenário produtor de conhecimento e de questões para investigação, além do exercício do cuidado em saúde. Algo que remete ao desafio de construir estruturas pedagógicas capazes de produzir cuidado e conhecimento a partir do mundo do trabalho e considera a articulação de modos de agir e cuidar no campo da saúde. Trabalhar em busca de constituir formas de ensinar/aprender significa operar e agir sobre conceitos e sobre o campo de experiência que se coloca como um problema do experimentar na existência, pois estamos imersos no mundo do trabalho e do cotidiano dos serviços. Articular vínculo e responsabilidade dos sujeitos envolvidos com a produção do cuidado pode ser um meio de produzir maneiras de ensinar com outros sentidos e significados. Um arranjo em que a experiência no trabalho se torna capaz de produzir indícios para a construção de projetos terapêuticos e de ensinar produtores de sentido com respostas significativas às questões sobre cuidar e formar profissionais em saúde.Associação Brasileira de Educação Médica2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000400037Revista Brasileira de Educação Médica v.42 n.4 2018reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v42n4rb20170040info:eu-repo/semantics/openAccessAbrahão,Ana LuciaSouza,Ândrea CardosoSenna,MarcoFernando,FranciscoCamuzi,RanieriAboud,SergioBraga,Andrépor2018-10-24T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022018000400037Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2018-10-24T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos Pedagógicos do Aprender e Ensinar na Rede de Saúde: a Proposta Sombra
title Aspectos Pedagógicos do Aprender e Ensinar na Rede de Saúde: a Proposta Sombra
spellingShingle Aspectos Pedagógicos do Aprender e Ensinar na Rede de Saúde: a Proposta Sombra
Abrahão,Ana Lucia
–Ensino
–Política de Educação Superior
–Pesquisa nos Serviços de Saúde
–Serviços de Integração Docente-Assistencial
title_short Aspectos Pedagógicos do Aprender e Ensinar na Rede de Saúde: a Proposta Sombra
title_full Aspectos Pedagógicos do Aprender e Ensinar na Rede de Saúde: a Proposta Sombra
title_fullStr Aspectos Pedagógicos do Aprender e Ensinar na Rede de Saúde: a Proposta Sombra
title_full_unstemmed Aspectos Pedagógicos do Aprender e Ensinar na Rede de Saúde: a Proposta Sombra
title_sort Aspectos Pedagógicos do Aprender e Ensinar na Rede de Saúde: a Proposta Sombra
author Abrahão,Ana Lucia
author_facet Abrahão,Ana Lucia
Souza,Ândrea Cardoso
Senna,Marco
Fernando,Francisco
Camuzi,Ranieri
Aboud,Sergio
Braga,André
author_role author
author2 Souza,Ândrea Cardoso
Senna,Marco
Fernando,Francisco
Camuzi,Ranieri
Aboud,Sergio
Braga,André
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrahão,Ana Lucia
Souza,Ândrea Cardoso
Senna,Marco
Fernando,Francisco
Camuzi,Ranieri
Aboud,Sergio
Braga,André
dc.subject.por.fl_str_mv –Ensino
–Política de Educação Superior
–Pesquisa nos Serviços de Saúde
–Serviços de Integração Docente-Assistencial
topic –Ensino
–Política de Educação Superior
–Pesquisa nos Serviços de Saúde
–Serviços de Integração Docente-Assistencial
description RESUMO A inclusão do mundo do trabalho na formação funda, no processo ensino-aprendizagem em saúde, uma ligação indissociável entre as unidades de saúde e as instituições de ensino superior. Formar profissionais o mais próximo da realidade dos usuários, com participação ativa nos problemas e necessidades que estão postos na vida, é o principal motor deste processo e convoca profissionais, usuários, alunos e docentes a vivenciar uma permanente tensão entre cuidar e ensinar. O encontro entre o trabalhador de saúde, o aluno e o usuário revela-se o principal foco de intercâmbio pedagógico, configurando-se como um cenário produtor de conhecimento e de questões para investigação, além do exercício do cuidado em saúde. Algo que remete ao desafio de construir estruturas pedagógicas capazes de produzir cuidado e conhecimento a partir do mundo do trabalho e considera a articulação de modos de agir e cuidar no campo da saúde. Trabalhar em busca de constituir formas de ensinar/aprender significa operar e agir sobre conceitos e sobre o campo de experiência que se coloca como um problema do experimentar na existência, pois estamos imersos no mundo do trabalho e do cotidiano dos serviços. Articular vínculo e responsabilidade dos sujeitos envolvidos com a produção do cuidado pode ser um meio de produzir maneiras de ensinar com outros sentidos e significados. Um arranjo em que a experiência no trabalho se torna capaz de produzir indícios para a construção de projetos terapêuticos e de ensinar produtores de sentido com respostas significativas às questões sobre cuidar e formar profissionais em saúde.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000400037
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000400037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v42n4rb20170040
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.42 n.4 2018
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303007006130176