AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE BASEADA NAS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS: EFEITOS DA MUDANÇA NO ESTILO DO ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1985 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021985000100020 |
Resumo: | Resumo: O autor apresenta um estudo avaliador sobre o desempenho de uma equipe docente numa disciplina. Os propósitos do estudo foram a identificação de características da efetividade no ensino e a apreciação dos efeitos da renovação no estilo de ensino, mediada pela adoção do enfoque de aprendizagem orientada por problemas. A avaliação foi baseada na aferição, pelos estudantes, de características específicas do ensino, tendo-se utilizado um questionário de catorze itens, validados em análise prévia, respondido por turmas sucessivas. Os resultados identificam os itens que contribuem para as discrepâncias entre as expectativas dos estudantes e suas percepções da realidade, em cinco dimensões do ensino. Indicam, principalmente, mudanças significantes e positivas nas percepções dos estudantes, em relação a itens críticos do desempenho docente, associados à renovação na estrutura do ensino. Os achados contribuem para a apreciação da potencialidade da aferição pelos alunos na análise e no aprimoramento da proficiência docente. |
id |
ABEM-1_d1b32030ed0b09659967f1af3089dfb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55021985000100020 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE BASEADA NAS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS: EFEITOS DA MUDANÇA NO ESTILO DO ENSINOResumo: O autor apresenta um estudo avaliador sobre o desempenho de uma equipe docente numa disciplina. Os propósitos do estudo foram a identificação de características da efetividade no ensino e a apreciação dos efeitos da renovação no estilo de ensino, mediada pela adoção do enfoque de aprendizagem orientada por problemas. A avaliação foi baseada na aferição, pelos estudantes, de características específicas do ensino, tendo-se utilizado um questionário de catorze itens, validados em análise prévia, respondido por turmas sucessivas. Os resultados identificam os itens que contribuem para as discrepâncias entre as expectativas dos estudantes e suas percepções da realidade, em cinco dimensões do ensino. Indicam, principalmente, mudanças significantes e positivas nas percepções dos estudantes, em relação a itens críticos do desempenho docente, associados à renovação na estrutura do ensino. Os achados contribuem para a apreciação da potencialidade da aferição pelos alunos na análise e no aprimoramento da proficiência docente.Associação Brasileira de Educação Médica1985-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021985000100020Revista Brasileira de Educação Médica v.9 n.1 1985reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v9.1-005info:eu-repo/semantics/openAccessSobral,Dejano T.por2022-01-11T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021985000100020Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2022-01-11T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE BASEADA NAS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS: EFEITOS DA MUDANÇA NO ESTILO DO ENSINO |
title |
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE BASEADA NAS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS: EFEITOS DA MUDANÇA NO ESTILO DO ENSINO |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE BASEADA NAS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS: EFEITOS DA MUDANÇA NO ESTILO DO ENSINO Sobral,Dejano T. |
title_short |
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE BASEADA NAS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS: EFEITOS DA MUDANÇA NO ESTILO DO ENSINO |
title_full |
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE BASEADA NAS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS: EFEITOS DA MUDANÇA NO ESTILO DO ENSINO |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE BASEADA NAS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS: EFEITOS DA MUDANÇA NO ESTILO DO ENSINO |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE BASEADA NAS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS: EFEITOS DA MUDANÇA NO ESTILO DO ENSINO |
title_sort |
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE BASEADA NAS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS: EFEITOS DA MUDANÇA NO ESTILO DO ENSINO |
author |
Sobral,Dejano T. |
author_facet |
Sobral,Dejano T. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobral,Dejano T. |
description |
Resumo: O autor apresenta um estudo avaliador sobre o desempenho de uma equipe docente numa disciplina. Os propósitos do estudo foram a identificação de características da efetividade no ensino e a apreciação dos efeitos da renovação no estilo de ensino, mediada pela adoção do enfoque de aprendizagem orientada por problemas. A avaliação foi baseada na aferição, pelos estudantes, de características específicas do ensino, tendo-se utilizado um questionário de catorze itens, validados em análise prévia, respondido por turmas sucessivas. Os resultados identificam os itens que contribuem para as discrepâncias entre as expectativas dos estudantes e suas percepções da realidade, em cinco dimensões do ensino. Indicam, principalmente, mudanças significantes e positivas nas percepções dos estudantes, em relação a itens críticos do desempenho docente, associados à renovação na estrutura do ensino. Os achados contribuem para a apreciação da potencialidade da aferição pelos alunos na análise e no aprimoramento da proficiência docente. |
publishDate |
1985 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1985-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021985000100020 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021985000100020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v9.1-005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.9 n.1 1985 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303002414415872 |