Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Évelin Fulginiti de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Corso, Luciana Vellinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222417
Resumo: Este artigo apresenta um estudo que investiga a relação entre as percepções de professoras do perfil acadêmico de seus alunos eo desempenho destes em avaliação dos princípios de contagem. Para tanto, são apresentados estudos que abordam a investigação das percepções dos professores, evidenciando o que os resultados de pesquisas anteriores apontam. Partindo da análise de tais achados, é apresentado o estudo empírico que compõe este artigo. Participaram da pesquisa 60 alunos de 1º ano do Ensino Fundamental de 10 turmas em três escolas públicas de Porto Alegre e suas respectivas professoras. As respostas das docentes ao questionário sobre o perfil acadêmico dos estudantes foram relacionadas com o desempenho dos alunos em avaliação dos princípios de contagem. Os resultados evidenciam que as docentes têm percepções corretas no que se refere a sujeitos que dominam os princípios, mas o mesmo não ocorre para indivíduos que não apresentam a consolidação ou que ainda estão construindo os princípios de contagem.
id UFRGS-2_42c4ed397e5235f5f3d307c6025304c1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222417
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Assis, Évelin Fulginiti deCorso, Luciana Vellinho2021-06-18T04:32:17Z20210102-5473http://hdl.handle.net/10183/222417001126904Este artigo apresenta um estudo que investiga a relação entre as percepções de professoras do perfil acadêmico de seus alunos eo desempenho destes em avaliação dos princípios de contagem. Para tanto, são apresentados estudos que abordam a investigação das percepções dos professores, evidenciando o que os resultados de pesquisas anteriores apontam. Partindo da análise de tais achados, é apresentado o estudo empírico que compõe este artigo. Participaram da pesquisa 60 alunos de 1º ano do Ensino Fundamental de 10 turmas em três escolas públicas de Porto Alegre e suas respectivas professoras. As respostas das docentes ao questionário sobre o perfil acadêmico dos estudantes foram relacionadas com o desempenho dos alunos em avaliação dos princípios de contagem. Os resultados evidenciam que as docentes têm percepções corretas no que se refere a sujeitos que dominam os princípios, mas o mesmo não ocorre para indivíduos que não apresentam a consolidação ou que ainda estão construindo os princípios de contagem.This paper presents a study that investigates the relation between teacher’s perceptions of the academic profile of their students and the students’ performance in tasks involving counting principles. To this end, studies addressing the investigation of teachers’ perceptions are presented, thus evidencing results found in previous research. Based on the analysis of such findings, the empirical study approached in this article is presented. Sixty first-grade students of 10 groups and their teachers from 3 public schools located in Porto Alegre participated in this research. Teachers’ answers to the questionnaire about the students’ academic profile were related to the student's achievement in a task involving counting principles. The results have shown that teachers had accurate perceptions of the children who mastered the counting principles, but not of the students who had not consolidated the principles or who were still learning them.Este artículo presenta un estudio que investiga la relación entre las percepciones de profesoras sobre el perfil académico de sus alumnos y el desempeño de éstos en la evaluación de los principios de conteo. Con este fin, se presentan estudios que abordan la investigación de las percepciones de los maestros, evidenciando lo que señalan los resultados de investigaciones anteriores. Basado en el análisis de tales hallazgos, se presenta el estudio empírico que compone este artículo. Participaron de la investigación 60 alumnos de 1º año de la Enseñanza Fundamental, de 10 grupos en tres escuelas públicas de Porto Alegre y sus respectivas profesoras. Las respuestas de las docentes al cuestionario sobre el perfil académico de los estudiantes fueron relacionadas con el desempeño de los alumnos en la evaluación de los principios de conteo. Los resultados evidencian que las docentes poseen percepciones correctas sobre sujetos que dominan los principios, pero no ocurre lo mismo con los individuos que no presentan la consolidación o que aún están construyendo los principios de conteo.application/pdfporPerspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 39, n. 2 (abr./jun. 2021), p. 01 a 15ProfessorPerfilAlunoPercepçãoEnsino fundamentalFormaçãoTeacher’s perceptionsCounting principlesAcademic profilePercepciones de profesorasPrincipios de conteoPerfil académicoPercepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino FundamentalThe reflective teacher’s training in a distance learning program La formación del profesor reflexivo en un curso a distancia info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126904.pdf.txt001126904.pdf.txtExtracted Texttext/plain37785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222417/2/001126904.pdf.txtefd093d1306580b1eea22b8395ddfb20MD52ORIGINAL001126904.pdfTexto completoapplication/pdf740708http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222417/1/001126904.pdfdb1b804ee99b6c4f29197b4066b14450MD5110183/2224172021-06-26 04:44:08.440348oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222417Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:44:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The reflective teacher’s training in a distance learning program
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La formación del profesor reflexivo en un curso a distancia
title Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental
Assis, Évelin Fulginiti de
Professor
Perfil
Aluno
Percepção
Ensino fundamental
Formação
Teacher’s perceptions
Counting principles
Academic profile
Percepciones de profesoras
Principios de conteo
Perfil académico
title_short Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental
title_full Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental
title_sort Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental
author Assis, Évelin Fulginiti de
author_facet Assis, Évelin Fulginiti de
Corso, Luciana Vellinho
author_role author
author2 Corso, Luciana Vellinho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Évelin Fulginiti de
Corso, Luciana Vellinho
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Perfil
Aluno
Percepção
Ensino fundamental
Formação
topic Professor
Perfil
Aluno
Percepção
Ensino fundamental
Formação
Teacher’s perceptions
Counting principles
Academic profile
Percepciones de profesoras
Principios de conteo
Perfil académico
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher’s perceptions
Counting principles
Academic profile
dc.subject.spa.fl_str_mv Percepciones de profesoras
Principios de conteo
Perfil académico
description Este artigo apresenta um estudo que investiga a relação entre as percepções de professoras do perfil acadêmico de seus alunos eo desempenho destes em avaliação dos princípios de contagem. Para tanto, são apresentados estudos que abordam a investigação das percepções dos professores, evidenciando o que os resultados de pesquisas anteriores apontam. Partindo da análise de tais achados, é apresentado o estudo empírico que compõe este artigo. Participaram da pesquisa 60 alunos de 1º ano do Ensino Fundamental de 10 turmas em três escolas públicas de Porto Alegre e suas respectivas professoras. As respostas das docentes ao questionário sobre o perfil acadêmico dos estudantes foram relacionadas com o desempenho dos alunos em avaliação dos princípios de contagem. Os resultados evidenciam que as docentes têm percepções corretas no que se refere a sujeitos que dominam os princípios, mas o mesmo não ocorre para indivíduos que não apresentam a consolidação ou que ainda estão construindo os princípios de contagem.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-18T04:32:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222417
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-5473
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126904
identifier_str_mv 0102-5473
001126904
url http://hdl.handle.net/10183/222417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Perspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 39, n. 2 (abr./jun. 2021), p. 01 a 15
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222417/2/001126904.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222417/1/001126904.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv efd093d1306580b1eea22b8395ddfb20
db1b804ee99b6c4f29197b4066b14450
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225021336584192