Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000100002 |
Resumo: | Apresentam-se os resultados de uma investigação empírica sobre a percepção de estudantes acerca do processo de construção da autonomia no contexto pedagógico em um curso de Medicina com currículo baseado na Aprendizagem Baseada em Problemas. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e exploratório, em que foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam boa receptividade/adaptação à ABP, incluindo mudanças nos comportamentos discentes. Porém, questiona-se se essa mudança de postura descrita pelos estudantes representa, efetivamente, uma participação mais ativa na construção do próprio conhecimento - apontando para a autonomia no contexto pedagógico - ou simplesmente uma forma de adaptação ao método. |
id |
ABEM-1_d7f1c83a6dc69d4987ad231dc549558b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022014000100002 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemasAutonomia profissionalEducação MédicaAprendizagem Baseada em ProblemasApresentam-se os resultados de uma investigação empírica sobre a percepção de estudantes acerca do processo de construção da autonomia no contexto pedagógico em um curso de Medicina com currículo baseado na Aprendizagem Baseada em Problemas. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e exploratório, em que foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam boa receptividade/adaptação à ABP, incluindo mudanças nos comportamentos discentes. Porém, questiona-se se essa mudança de postura descrita pelos estudantes representa, efetivamente, uma participação mais ativa na construção do próprio conhecimento - apontando para a autonomia no contexto pedagógico - ou simplesmente uma forma de adaptação ao método.Associação Brasileira de Educação Médica2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000100002Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.1 2014reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022014000100002info:eu-repo/semantics/openAccessSmolka,Maria Lúcia Rebello MarraGomes,Andréia PatríciaSiqueira-Batista,Rodrigopor2014-08-04T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022014000100002Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2014-08-04T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemas |
title |
Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemas |
spellingShingle |
Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemas Smolka,Maria Lúcia Rebello Marra Autonomia profissional Educação Médica Aprendizagem Baseada em Problemas |
title_short |
Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemas |
title_full |
Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemas |
title_fullStr |
Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemas |
title_full_unstemmed |
Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemas |
title_sort |
Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemas |
author |
Smolka,Maria Lúcia Rebello Marra |
author_facet |
Smolka,Maria Lúcia Rebello Marra Gomes,Andréia Patrícia Siqueira-Batista,Rodrigo |
author_role |
author |
author2 |
Gomes,Andréia Patrícia Siqueira-Batista,Rodrigo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Smolka,Maria Lúcia Rebello Marra Gomes,Andréia Patrícia Siqueira-Batista,Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia profissional Educação Médica Aprendizagem Baseada em Problemas |
topic |
Autonomia profissional Educação Médica Aprendizagem Baseada em Problemas |
description |
Apresentam-se os resultados de uma investigação empírica sobre a percepção de estudantes acerca do processo de construção da autonomia no contexto pedagógico em um curso de Medicina com currículo baseado na Aprendizagem Baseada em Problemas. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e exploratório, em que foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam boa receptividade/adaptação à ABP, incluindo mudanças nos comportamentos discentes. Porém, questiona-se se essa mudança de postura descrita pelos estudantes representa, efetivamente, uma participação mais ativa na construção do próprio conhecimento - apontando para a autonomia no contexto pedagógico - ou simplesmente uma forma de adaptação ao método. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000100002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000100002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022014000100002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.1 2014 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303005663952896 |