Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Smolka,Maria Lúcia Rebello Marra
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gomes,Andréia Patrícia, Siqueira-Batista,Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000100002
Resumo: Apresentam-se os resultados de uma investigação empírica sobre a percepção de estudantes acerca do processo de construção da autonomia no contexto pedagógico em um curso de Medicina com currículo baseado na Aprendizagem Baseada em Problemas. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e exploratório, em que foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam boa receptividade/adaptação à ABP, incluindo mudanças nos comportamentos discentes. Porém, questiona-se se essa mudança de postura descrita pelos estudantes representa, efetivamente, uma participação mais ativa na construção do próprio conhecimento - apontando para a autonomia no contexto pedagógico - ou simplesmente uma forma de adaptação ao método.
id ABEM-1_d7f1c83a6dc69d4987ad231dc549558b
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022014000100002
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemasAutonomia profissionalEducação MédicaAprendizagem Baseada em ProblemasApresentam-se os resultados de uma investigação empírica sobre a percepção de estudantes acerca do processo de construção da autonomia no contexto pedagógico em um curso de Medicina com currículo baseado na Aprendizagem Baseada em Problemas. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e exploratório, em que foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam boa receptividade/adaptação à ABP, incluindo mudanças nos comportamentos discentes. Porém, questiona-se se essa mudança de postura descrita pelos estudantes representa, efetivamente, uma participação mais ativa na construção do próprio conhecimento - apontando para a autonomia no contexto pedagógico - ou simplesmente uma forma de adaptação ao método.Associação Brasileira de Educação Médica2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000100002Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.1 2014reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022014000100002info:eu-repo/semantics/openAccessSmolka,Maria Lúcia Rebello MarraGomes,Andréia PatríciaSiqueira-Batista,Rodrigopor2014-08-04T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022014000100002Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2014-08-04T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemas
title Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemas
spellingShingle Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemas
Smolka,Maria Lúcia Rebello Marra
Autonomia profissional
Educação Médica
Aprendizagem Baseada em Problemas
title_short Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemas
title_full Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemas
title_fullStr Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemas
title_full_unstemmed Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemas
title_sort Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemas
author Smolka,Maria Lúcia Rebello Marra
author_facet Smolka,Maria Lúcia Rebello Marra
Gomes,Andréia Patrícia
Siqueira-Batista,Rodrigo
author_role author
author2 Gomes,Andréia Patrícia
Siqueira-Batista,Rodrigo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Smolka,Maria Lúcia Rebello Marra
Gomes,Andréia Patrícia
Siqueira-Batista,Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia profissional
Educação Médica
Aprendizagem Baseada em Problemas
topic Autonomia profissional
Educação Médica
Aprendizagem Baseada em Problemas
description Apresentam-se os resultados de uma investigação empírica sobre a percepção de estudantes acerca do processo de construção da autonomia no contexto pedagógico em um curso de Medicina com currículo baseado na Aprendizagem Baseada em Problemas. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e exploratório, em que foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam boa receptividade/adaptação à ABP, incluindo mudanças nos comportamentos discentes. Porém, questiona-se se essa mudança de postura descrita pelos estudantes representa, efetivamente, uma participação mais ativa na construção do próprio conhecimento - apontando para a autonomia no contexto pedagógico - ou simplesmente uma forma de adaptação ao método.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022014000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.1 2014
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005663952896