Análise das situações simuladas da prática médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Roseli Ferreira da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Aquilante,Aline Guerra, Zem-Mascarenhas,Sílvia Helena, Kishi,Renata Giannecchini Bongiovanni, Varga,Cássia Regina Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100008
Resumo: Considerando a importância das atividades curriculares para a formação médica, este estudo teve por objetivo identificar e refletir sobre a construção das situações utilizadas na atividade curricular Estações de Simulação (ES) pela primeira turma do curso médico da Universidade Federal de São Carlos/SP-UFSCar, de 2006 a 2009. Trata-se de um estudo de caso do tipo descritivo, que analisa 57 situações de ES e suas ementas. Os resultados revelaram predomínio de estações na área de Saúde do Adulto e Idoso, e Saúde da Família e Comunidade. Foram analisadas outras variáveis, como idade, gênero, fases do processo saúde-doença, cenário de atenção à saúde e áreas do conhecimento, entre outras. Foi possível identificar a necessidade de readequar as ES do curso médico da UFSCar, elaboradas de 2006 a 2009. Este estudo contribuiu com a formulação de variáveis e critérios que devem orientar a construção das ES, para que estas representem o melhor possível a realidade da prática profissional.
id ABEM-1_f55961b6e8c5099986e2df849d1d59d7
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022012000100008
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Análise das situações simuladas da prática médicaCurrículoEducação MédicaAvaliaçãoAprendizagem Baseada em ProblemasConsiderando a importância das atividades curriculares para a formação médica, este estudo teve por objetivo identificar e refletir sobre a construção das situações utilizadas na atividade curricular Estações de Simulação (ES) pela primeira turma do curso médico da Universidade Federal de São Carlos/SP-UFSCar, de 2006 a 2009. Trata-se de um estudo de caso do tipo descritivo, que analisa 57 situações de ES e suas ementas. Os resultados revelaram predomínio de estações na área de Saúde do Adulto e Idoso, e Saúde da Família e Comunidade. Foram analisadas outras variáveis, como idade, gênero, fases do processo saúde-doença, cenário de atenção à saúde e áreas do conhecimento, entre outras. Foi possível identificar a necessidade de readequar as ES do curso médico da UFSCar, elaboradas de 2006 a 2009. Este estudo contribuiu com a formulação de variáveis e critérios que devem orientar a construção das ES, para que estas representem o melhor possível a realidade da prática profissional.Associação Brasileira de Educação Médica2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100008Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000100008info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Roseli Ferreira daAquilante,Aline GuerraZem-Mascarenhas,Sílvia HelenaKishi,Renata Giannecchini BongiovanniVarga,Cássia Regina Rodriguespor2021-01-26T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000100008Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-01-26T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das situações simuladas da prática médica
title Análise das situações simuladas da prática médica
spellingShingle Análise das situações simuladas da prática médica
Silva,Roseli Ferreira da
Currículo
Educação Médica
Avaliação
Aprendizagem Baseada em Problemas
title_short Análise das situações simuladas da prática médica
title_full Análise das situações simuladas da prática médica
title_fullStr Análise das situações simuladas da prática médica
title_full_unstemmed Análise das situações simuladas da prática médica
title_sort Análise das situações simuladas da prática médica
author Silva,Roseli Ferreira da
author_facet Silva,Roseli Ferreira da
Aquilante,Aline Guerra
Zem-Mascarenhas,Sílvia Helena
Kishi,Renata Giannecchini Bongiovanni
Varga,Cássia Regina Rodrigues
author_role author
author2 Aquilante,Aline Guerra
Zem-Mascarenhas,Sílvia Helena
Kishi,Renata Giannecchini Bongiovanni
Varga,Cássia Regina Rodrigues
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Roseli Ferreira da
Aquilante,Aline Guerra
Zem-Mascarenhas,Sílvia Helena
Kishi,Renata Giannecchini Bongiovanni
Varga,Cássia Regina Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Educação Médica
Avaliação
Aprendizagem Baseada em Problemas
topic Currículo
Educação Médica
Avaliação
Aprendizagem Baseada em Problemas
description Considerando a importância das atividades curriculares para a formação médica, este estudo teve por objetivo identificar e refletir sobre a construção das situações utilizadas na atividade curricular Estações de Simulação (ES) pela primeira turma do curso médico da Universidade Federal de São Carlos/SP-UFSCar, de 2006 a 2009. Trata-se de um estudo de caso do tipo descritivo, que analisa 57 situações de ES e suas ementas. Os resultados revelaram predomínio de estações na área de Saúde do Adulto e Idoso, e Saúde da Família e Comunidade. Foram analisadas outras variáveis, como idade, gênero, fases do processo saúde-doença, cenário de atenção à saúde e áreas do conhecimento, entre outras. Foi possível identificar a necessidade de readequar as ES do curso médico da UFSCar, elaboradas de 2006 a 2009. Este estudo contribuiu com a formulação de variáveis e critérios que devem orientar a construção das ES, para que estas representem o melhor possível a realidade da prática profissional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022012000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 2012
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004912123904