Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backes,Dirce Stein
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Marinho,Mara, Costenaro,Regina Santini, Nunes,Simone, Rupolo,Irani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300012
Resumo: Estudo qualitativo com características de pesquisa-ação. Objetivou-se, repensar o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo. Com a formação de uma comissão, em maio de 2009, responsável pelo desencadeamento das discussões acerca metodologias de ensino-aprendizagem, foi elaborado um projeto, com etapas seqüenciais de intervenção. Participaram do estudo, aproximadamente 380 discentes e 30 docentes do curso de enfermagem do Centro Universitário Franciscano. A análise temática das informações, obtidas por meio de encontros coletivos, possibilitou delimitar a categoria: Necessitando desenvolver a liderança e a habilidade didática para o ensino superior. A docência no ensino superior, não constitui um processo centrado na pessoa do professor, mas requer o envolvimento ativo e efetivo do estudante, como autor e protagonistas de sua própria história.
id ABEN-1_04aae91275ca6bbc483ca356ed8989ef
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672010000300012
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexoEducação em enfermagemMetodologiaPesquisa em enfermagemEstudo qualitativo com características de pesquisa-ação. Objetivou-se, repensar o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo. Com a formação de uma comissão, em maio de 2009, responsável pelo desencadeamento das discussões acerca metodologias de ensino-aprendizagem, foi elaborado um projeto, com etapas seqüenciais de intervenção. Participaram do estudo, aproximadamente 380 discentes e 30 docentes do curso de enfermagem do Centro Universitário Franciscano. A análise temática das informações, obtidas por meio de encontros coletivos, possibilitou delimitar a categoria: Necessitando desenvolver a liderança e a habilidade didática para o ensino superior. A docência no ensino superior, não constitui um processo centrado na pessoa do professor, mas requer o envolvimento ativo e efetivo do estudante, como autor e protagonistas de sua própria história.Associação Brasileira de Enfermagem2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300012Revista Brasileira de Enfermagem v.63 n.3 2010reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672010000300012info:eu-repo/semantics/openAccessBackes,Dirce SteinMarinho,MaraCostenaro,Regina SantiniNunes,SimoneRupolo,Iranipor2010-07-22T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672010000300012Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2010-07-22T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo
title Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo
spellingShingle Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo
Backes,Dirce Stein
Educação em enfermagem
Metodologia
Pesquisa em enfermagem
title_short Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo
title_full Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo
title_fullStr Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo
title_full_unstemmed Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo
title_sort Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo
author Backes,Dirce Stein
author_facet Backes,Dirce Stein
Marinho,Mara
Costenaro,Regina Santini
Nunes,Simone
Rupolo,Irani
author_role author
author2 Marinho,Mara
Costenaro,Regina Santini
Nunes,Simone
Rupolo,Irani
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Backes,Dirce Stein
Marinho,Mara
Costenaro,Regina Santini
Nunes,Simone
Rupolo,Irani
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Metodologia
Pesquisa em enfermagem
topic Educação em enfermagem
Metodologia
Pesquisa em enfermagem
description Estudo qualitativo com características de pesquisa-ação. Objetivou-se, repensar o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo. Com a formação de uma comissão, em maio de 2009, responsável pelo desencadeamento das discussões acerca metodologias de ensino-aprendizagem, foi elaborado um projeto, com etapas seqüenciais de intervenção. Participaram do estudo, aproximadamente 380 discentes e 30 docentes do curso de enfermagem do Centro Universitário Franciscano. A análise temática das informações, obtidas por meio de encontros coletivos, possibilitou delimitar a categoria: Necessitando desenvolver a liderança e a habilidade didática para o ensino superior. A docência no ensino superior, não constitui um processo centrado na pessoa do professor, mas requer o envolvimento ativo e efetivo do estudante, como autor e protagonistas de sua própria história.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672010000300012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.63 n.3 2010
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303030060122112