Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300012 |
Resumo: | Estudo qualitativo com características de pesquisa-ação. Objetivou-se, repensar o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo. Com a formação de uma comissão, em maio de 2009, responsável pelo desencadeamento das discussões acerca metodologias de ensino-aprendizagem, foi elaborado um projeto, com etapas seqüenciais de intervenção. Participaram do estudo, aproximadamente 380 discentes e 30 docentes do curso de enfermagem do Centro Universitário Franciscano. A análise temática das informações, obtidas por meio de encontros coletivos, possibilitou delimitar a categoria: Necessitando desenvolver a liderança e a habilidade didática para o ensino superior. A docência no ensino superior, não constitui um processo centrado na pessoa do professor, mas requer o envolvimento ativo e efetivo do estudante, como autor e protagonistas de sua própria história. |
id |
ABEN-1_04aae91275ca6bbc483ca356ed8989ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672010000300012 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexoEducação em enfermagemMetodologiaPesquisa em enfermagemEstudo qualitativo com características de pesquisa-ação. Objetivou-se, repensar o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo. Com a formação de uma comissão, em maio de 2009, responsável pelo desencadeamento das discussões acerca metodologias de ensino-aprendizagem, foi elaborado um projeto, com etapas seqüenciais de intervenção. Participaram do estudo, aproximadamente 380 discentes e 30 docentes do curso de enfermagem do Centro Universitário Franciscano. A análise temática das informações, obtidas por meio de encontros coletivos, possibilitou delimitar a categoria: Necessitando desenvolver a liderança e a habilidade didática para o ensino superior. A docência no ensino superior, não constitui um processo centrado na pessoa do professor, mas requer o envolvimento ativo e efetivo do estudante, como autor e protagonistas de sua própria história.Associação Brasileira de Enfermagem2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300012Revista Brasileira de Enfermagem v.63 n.3 2010reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672010000300012info:eu-repo/semantics/openAccessBackes,Dirce SteinMarinho,MaraCostenaro,Regina SantiniNunes,SimoneRupolo,Iranipor2010-07-22T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672010000300012Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2010-07-22T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo |
title |
Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo |
spellingShingle |
Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo Backes,Dirce Stein Educação em enfermagem Metodologia Pesquisa em enfermagem |
title_short |
Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo |
title_full |
Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo |
title_fullStr |
Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo |
title_full_unstemmed |
Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo |
title_sort |
Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo |
author |
Backes,Dirce Stein |
author_facet |
Backes,Dirce Stein Marinho,Mara Costenaro,Regina Santini Nunes,Simone Rupolo,Irani |
author_role |
author |
author2 |
Marinho,Mara Costenaro,Regina Santini Nunes,Simone Rupolo,Irani |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Backes,Dirce Stein Marinho,Mara Costenaro,Regina Santini Nunes,Simone Rupolo,Irani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Metodologia Pesquisa em enfermagem |
topic |
Educação em enfermagem Metodologia Pesquisa em enfermagem |
description |
Estudo qualitativo com características de pesquisa-ação. Objetivou-se, repensar o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo. Com a formação de uma comissão, em maio de 2009, responsável pelo desencadeamento das discussões acerca metodologias de ensino-aprendizagem, foi elaborado um projeto, com etapas seqüenciais de intervenção. Participaram do estudo, aproximadamente 380 discentes e 30 docentes do curso de enfermagem do Centro Universitário Franciscano. A análise temática das informações, obtidas por meio de encontros coletivos, possibilitou delimitar a categoria: Necessitando desenvolver a liderança e a habilidade didática para o ensino superior. A docência no ensino superior, não constitui um processo centrado na pessoa do professor, mas requer o envolvimento ativo e efetivo do estudante, como autor e protagonistas de sua própria história. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672010000300012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.63 n.3 2010 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303030060122112 |