A utilização da teoria da aprendizagem significativa no ensino da Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa,Alana Tamar Oliveira de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Formiga,Nilton Soares, Oliveira,Simone Helena dos Santos, Costa,Marta Miriam Lopes, Soares,Maria Júlia Guimarães Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000400713
Resumo: RESUMO Objetivo: sintetizar a produção científica acerca da Teoria da Aprendizagem Significativa no processo de ensino-aprendizagem em Enfermagem. Método: revisão integrativa realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS, SciELO, BDENF e CINAHL, com artigos que abordaram a temática ou aspectos da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Fizeram parte da amostra dez artigos, sendo seis escritos no idioma português e quatro no inglês, publicados de 1998 a 2013. Resultados: cinco artigos fizeram alusão à Teoria da Aprendizagem Significativa, quatro citaram Ausubel como autor dessa teoria e apenas dois seguiram a estrutura para a aplicação da teoria completamente. Há escassez de estudos sobre o tema e os que o abordam não o correlacionam com a teoria de Ausubel. Conclusão: faz-se necessário romper com a dicotomia entre teoria e prática e promover a articulação dos conteúdos com a ação, introduzindo o aluno como autor de seu próprio conhecimento.
id ABEN-1_2a53956f6e12dfc01f0577d76dbfdb00
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672015000400713
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A utilização da teoria da aprendizagem significativa no ensino da EnfermagemEnfermagemEnsinoAprendizagemRESUMO Objetivo: sintetizar a produção científica acerca da Teoria da Aprendizagem Significativa no processo de ensino-aprendizagem em Enfermagem. Método: revisão integrativa realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS, SciELO, BDENF e CINAHL, com artigos que abordaram a temática ou aspectos da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Fizeram parte da amostra dez artigos, sendo seis escritos no idioma português e quatro no inglês, publicados de 1998 a 2013. Resultados: cinco artigos fizeram alusão à Teoria da Aprendizagem Significativa, quatro citaram Ausubel como autor dessa teoria e apenas dois seguiram a estrutura para a aplicação da teoria completamente. Há escassez de estudos sobre o tema e os que o abordam não o correlacionam com a teoria de Ausubel. Conclusão: faz-se necessário romper com a dicotomia entre teoria e prática e promover a articulação dos conteúdos com a ação, introduzindo o aluno como autor de seu próprio conhecimento.Associação Brasileira de Enfermagem2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000400713Revista Brasileira de Enfermagem v.68 n.4 2015reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/0034-7167.2015680420iinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa,Alana Tamar Oliveira deFormiga,Nilton SoaresOliveira,Simone Helena dos SantosCosta,Marta Miriam LopesSoares,Maria Júlia Guimarães Oliveirapor2016-01-29T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672015000400713Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2016-01-29T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da teoria da aprendizagem significativa no ensino da Enfermagem
title A utilização da teoria da aprendizagem significativa no ensino da Enfermagem
spellingShingle A utilização da teoria da aprendizagem significativa no ensino da Enfermagem
Sousa,Alana Tamar Oliveira de
Enfermagem
Ensino
Aprendizagem
title_short A utilização da teoria da aprendizagem significativa no ensino da Enfermagem
title_full A utilização da teoria da aprendizagem significativa no ensino da Enfermagem
title_fullStr A utilização da teoria da aprendizagem significativa no ensino da Enfermagem
title_full_unstemmed A utilização da teoria da aprendizagem significativa no ensino da Enfermagem
title_sort A utilização da teoria da aprendizagem significativa no ensino da Enfermagem
author Sousa,Alana Tamar Oliveira de
author_facet Sousa,Alana Tamar Oliveira de
Formiga,Nilton Soares
Oliveira,Simone Helena dos Santos
Costa,Marta Miriam Lopes
Soares,Maria Júlia Guimarães Oliveira
author_role author
author2 Formiga,Nilton Soares
Oliveira,Simone Helena dos Santos
Costa,Marta Miriam Lopes
Soares,Maria Júlia Guimarães Oliveira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa,Alana Tamar Oliveira de
Formiga,Nilton Soares
Oliveira,Simone Helena dos Santos
Costa,Marta Miriam Lopes
Soares,Maria Júlia Guimarães Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Ensino
Aprendizagem
topic Enfermagem
Ensino
Aprendizagem
description RESUMO Objetivo: sintetizar a produção científica acerca da Teoria da Aprendizagem Significativa no processo de ensino-aprendizagem em Enfermagem. Método: revisão integrativa realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS, SciELO, BDENF e CINAHL, com artigos que abordaram a temática ou aspectos da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Fizeram parte da amostra dez artigos, sendo seis escritos no idioma português e quatro no inglês, publicados de 1998 a 2013. Resultados: cinco artigos fizeram alusão à Teoria da Aprendizagem Significativa, quatro citaram Ausubel como autor dessa teoria e apenas dois seguiram a estrutura para a aplicação da teoria completamente. Há escassez de estudos sobre o tema e os que o abordam não o correlacionam com a teoria de Ausubel. Conclusão: faz-se necessário romper com a dicotomia entre teoria e prática e promover a articulação dos conteúdos com a ação, introduzindo o aluno como autor de seu próprio conhecimento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000400713
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000400713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0034-7167.2015680420i
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.68 n.4 2015
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303032607113216