APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10580 |
Resumo: | Objetivo: Analisar a produção científica acerca das estratégias educativas, baseadas em evidências, utilizadas no processo de ensino aprendizagem em enfermagem à luz da abordagem da aprendizagem significativa. Método: Revisão integrativa desenvolvida de acordo com as etapas: identificação do tema e seleção da hipótese de pesquisa; estabelecimento dos critérios de elegibilidade; identificação dos estudos nas bases científicas/categorização dos estudos; avaliação dos estudos selecionados; análise crítica e interpretação dos resultados; apresentação dos dados na estrutura da revisão integrativa. Resultados: Diferentes estratégias educativas baseadas na aprendizagem significativa foram identificadas tais como: mapa conceitual, estudo de caso, uso de simulador, cursos on-line e jogos. Como principais resultados das intervenções, observou-se a promoção da aprendizagem significativa e o desenvolvimento do raciocínio reflexivo e crítico em estudantes e profissionais de enfermagem, atuando como sujeitos de sua própria práxis. Conclusão: A aprendizagem significativa é uma linha pedagógica fundamental, devendo ser inserida no processo de educação em diversas áreas do saber. Dessa maneira, foi possível identificar que a mesma ancorou estratégias de ensino que se mostraram eficazes, com destaque para o uso de mapas conceituais e as tecnologias educacionais digitais. |
id |
UNIPAR-1_786fcc4e31d4a9cbd7749cad8cdf0d94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10580 |
network_acronym_str |
UNIPAR-1 |
network_name_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVAAprendizagemEnsinoEnfermagemObjetivo: Analisar a produção científica acerca das estratégias educativas, baseadas em evidências, utilizadas no processo de ensino aprendizagem em enfermagem à luz da abordagem da aprendizagem significativa. Método: Revisão integrativa desenvolvida de acordo com as etapas: identificação do tema e seleção da hipótese de pesquisa; estabelecimento dos critérios de elegibilidade; identificação dos estudos nas bases científicas/categorização dos estudos; avaliação dos estudos selecionados; análise crítica e interpretação dos resultados; apresentação dos dados na estrutura da revisão integrativa. Resultados: Diferentes estratégias educativas baseadas na aprendizagem significativa foram identificadas tais como: mapa conceitual, estudo de caso, uso de simulador, cursos on-line e jogos. Como principais resultados das intervenções, observou-se a promoção da aprendizagem significativa e o desenvolvimento do raciocínio reflexivo e crítico em estudantes e profissionais de enfermagem, atuando como sujeitos de sua própria práxis. Conclusão: A aprendizagem significativa é uma linha pedagógica fundamental, devendo ser inserida no processo de educação em diversas áreas do saber. Dessa maneira, foi possível identificar que a mesma ancorou estratégias de ensino que se mostraram eficazes, com destaque para o uso de mapas conceituais e as tecnologias educacionais digitais.UNIPAR2023-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1058010.25110/arqsaude.v27i9.2023-021Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 9 (2023); 5224-52421982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10580/5123Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Valkenia AlvesVeras, Rafaella Felix SerafimRodrigues, Mayara Muniz PeixotoTeófilo, Tiago José SilveiraOliveira, Jacira dos SantosVasconcelos, Josilene de Melo BuritiPereira, Maria Auxiliadorada Silva, Maria de Fátima Oliveira2023-09-29T22:06:16Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10580Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2023-09-29T22:06:16Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA Silva, Valkenia Alves Aprendizagem Ensino Enfermagem |
title_short |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_full |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_sort |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
author |
Silva, Valkenia Alves |
author_facet |
Silva, Valkenia Alves Veras, Rafaella Felix Serafim Rodrigues, Mayara Muniz Peixoto Teófilo, Tiago José Silveira Oliveira, Jacira dos Santos Vasconcelos, Josilene de Melo Buriti Pereira, Maria Auxiliadora da Silva, Maria de Fátima Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Veras, Rafaella Felix Serafim Rodrigues, Mayara Muniz Peixoto Teófilo, Tiago José Silveira Oliveira, Jacira dos Santos Vasconcelos, Josilene de Melo Buriti Pereira, Maria Auxiliadora da Silva, Maria de Fátima Oliveira |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Valkenia Alves Veras, Rafaella Felix Serafim Rodrigues, Mayara Muniz Peixoto Teófilo, Tiago José Silveira Oliveira, Jacira dos Santos Vasconcelos, Josilene de Melo Buriti Pereira, Maria Auxiliadora da Silva, Maria de Fátima Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Ensino Enfermagem |
topic |
Aprendizagem Ensino Enfermagem |
description |
Objetivo: Analisar a produção científica acerca das estratégias educativas, baseadas em evidências, utilizadas no processo de ensino aprendizagem em enfermagem à luz da abordagem da aprendizagem significativa. Método: Revisão integrativa desenvolvida de acordo com as etapas: identificação do tema e seleção da hipótese de pesquisa; estabelecimento dos critérios de elegibilidade; identificação dos estudos nas bases científicas/categorização dos estudos; avaliação dos estudos selecionados; análise crítica e interpretação dos resultados; apresentação dos dados na estrutura da revisão integrativa. Resultados: Diferentes estratégias educativas baseadas na aprendizagem significativa foram identificadas tais como: mapa conceitual, estudo de caso, uso de simulador, cursos on-line e jogos. Como principais resultados das intervenções, observou-se a promoção da aprendizagem significativa e o desenvolvimento do raciocínio reflexivo e crítico em estudantes e profissionais de enfermagem, atuando como sujeitos de sua própria práxis. Conclusão: A aprendizagem significativa é uma linha pedagógica fundamental, devendo ser inserida no processo de educação em diversas áreas do saber. Dessa maneira, foi possível identificar que a mesma ancorou estratégias de ensino que se mostraram eficazes, com destaque para o uso de mapas conceituais e as tecnologias educacionais digitais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10580 10.25110/arqsaude.v27i9.2023-021 |
url |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10580 |
identifier_str_mv |
10.25110/arqsaude.v27i9.2023-021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10580/5123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 9 (2023); 5224-5242 1982-114X reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) instname:Universidade Paranaense (UNIPAR) instacron:UNIPAR |
instname_str |
Universidade Paranaense (UNIPAR) |
instacron_str |
UNIPAR |
institution |
UNIPAR |
reponame_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
collection |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br |
_version_ |
1800218857937305600 |