APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Valkenia Alves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Veras, Rafaella Felix Serafim, Rodrigues, Mayara Muniz Peixoto, Teófilo, Tiago José Silveira, Oliveira, Jacira dos Santos, Vasconcelos, Josilene de Melo Buriti, Pereira, Maria Auxiliadora, da Silva, Maria de Fátima Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10580
Resumo: Objetivo: Analisar a produção científica acerca das estratégias educativas, baseadas em evidências, utilizadas no processo de ensino aprendizagem em enfermagem à luz da abordagem da aprendizagem significativa. Método: Revisão integrativa desenvolvida de acordo com as etapas:  identificação do tema e seleção da hipótese de pesquisa; estabelecimento dos critérios de elegibilidade; identificação dos estudos nas bases científicas/categorização dos estudos; avaliação dos estudos selecionados; análise crítica e interpretação dos resultados; apresentação dos dados na estrutura da revisão integrativa. Resultados: Diferentes estratégias educativas baseadas na aprendizagem significativa foram identificadas tais como:  mapa conceitual, estudo de caso, uso de simulador, cursos on-line e jogos.  Como principais resultados das intervenções, observou-se a promoção da aprendizagem significativa e o desenvolvimento do raciocínio reflexivo e crítico em estudantes e profissionais de enfermagem, atuando como sujeitos de sua própria práxis. Conclusão: A aprendizagem significativa é uma linha pedagógica fundamental, devendo ser inserida no processo de educação em diversas áreas do saber. Dessa maneira, foi possível identificar que a mesma ancorou estratégias de ensino que se mostraram eficazes, com destaque para o uso de mapas conceituais e as tecnologias educacionais digitais.
id UNIPAR-1_786fcc4e31d4a9cbd7749cad8cdf0d94
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10580
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVAAprendizagemEnsinoEnfermagemObjetivo: Analisar a produção científica acerca das estratégias educativas, baseadas em evidências, utilizadas no processo de ensino aprendizagem em enfermagem à luz da abordagem da aprendizagem significativa. Método: Revisão integrativa desenvolvida de acordo com as etapas:  identificação do tema e seleção da hipótese de pesquisa; estabelecimento dos critérios de elegibilidade; identificação dos estudos nas bases científicas/categorização dos estudos; avaliação dos estudos selecionados; análise crítica e interpretação dos resultados; apresentação dos dados na estrutura da revisão integrativa. Resultados: Diferentes estratégias educativas baseadas na aprendizagem significativa foram identificadas tais como:  mapa conceitual, estudo de caso, uso de simulador, cursos on-line e jogos.  Como principais resultados das intervenções, observou-se a promoção da aprendizagem significativa e o desenvolvimento do raciocínio reflexivo e crítico em estudantes e profissionais de enfermagem, atuando como sujeitos de sua própria práxis. Conclusão: A aprendizagem significativa é uma linha pedagógica fundamental, devendo ser inserida no processo de educação em diversas áreas do saber. Dessa maneira, foi possível identificar que a mesma ancorou estratégias de ensino que se mostraram eficazes, com destaque para o uso de mapas conceituais e as tecnologias educacionais digitais.UNIPAR2023-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1058010.25110/arqsaude.v27i9.2023-021Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 9 (2023); 5224-52421982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10580/5123Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Valkenia AlvesVeras, Rafaella Felix SerafimRodrigues, Mayara Muniz PeixotoTeófilo, Tiago José SilveiraOliveira, Jacira dos SantosVasconcelos, Josilene de Melo BuritiPereira, Maria Auxiliadorada Silva, Maria de Fátima Oliveira2023-09-29T22:06:16Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10580Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2023-09-29T22:06:16Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
spellingShingle APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Silva, Valkenia Alves
Aprendizagem
Ensino
Enfermagem
title_short APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_full APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_fullStr APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_sort APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
author Silva, Valkenia Alves
author_facet Silva, Valkenia Alves
Veras, Rafaella Felix Serafim
Rodrigues, Mayara Muniz Peixoto
Teófilo, Tiago José Silveira
Oliveira, Jacira dos Santos
Vasconcelos, Josilene de Melo Buriti
Pereira, Maria Auxiliadora
da Silva, Maria de Fátima Oliveira
author_role author
author2 Veras, Rafaella Felix Serafim
Rodrigues, Mayara Muniz Peixoto
Teófilo, Tiago José Silveira
Oliveira, Jacira dos Santos
Vasconcelos, Josilene de Melo Buriti
Pereira, Maria Auxiliadora
da Silva, Maria de Fátima Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Valkenia Alves
Veras, Rafaella Felix Serafim
Rodrigues, Mayara Muniz Peixoto
Teófilo, Tiago José Silveira
Oliveira, Jacira dos Santos
Vasconcelos, Josilene de Melo Buriti
Pereira, Maria Auxiliadora
da Silva, Maria de Fátima Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino
Enfermagem
topic Aprendizagem
Ensino
Enfermagem
description Objetivo: Analisar a produção científica acerca das estratégias educativas, baseadas em evidências, utilizadas no processo de ensino aprendizagem em enfermagem à luz da abordagem da aprendizagem significativa. Método: Revisão integrativa desenvolvida de acordo com as etapas:  identificação do tema e seleção da hipótese de pesquisa; estabelecimento dos critérios de elegibilidade; identificação dos estudos nas bases científicas/categorização dos estudos; avaliação dos estudos selecionados; análise crítica e interpretação dos resultados; apresentação dos dados na estrutura da revisão integrativa. Resultados: Diferentes estratégias educativas baseadas na aprendizagem significativa foram identificadas tais como:  mapa conceitual, estudo de caso, uso de simulador, cursos on-line e jogos.  Como principais resultados das intervenções, observou-se a promoção da aprendizagem significativa e o desenvolvimento do raciocínio reflexivo e crítico em estudantes e profissionais de enfermagem, atuando como sujeitos de sua própria práxis. Conclusão: A aprendizagem significativa é uma linha pedagógica fundamental, devendo ser inserida no processo de educação em diversas áreas do saber. Dessa maneira, foi possível identificar que a mesma ancorou estratégias de ensino que se mostraram eficazes, com destaque para o uso de mapas conceituais e as tecnologias educacionais digitais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10580
10.25110/arqsaude.v27i9.2023-021
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10580
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v27i9.2023-021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10580/5123
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 9 (2023); 5224-5242
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218857937305600