Aprendizagem na educação online: análise de conceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holanda,Viviane Rolim de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pinheiro,Ana Karina Bezerra, Pagliuca,Lorita Marlena Freitag
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000300016
Resumo: Objetivou-se clarificar o conceito aprendizagem na educação online, expresso pela literatura da área da saúde. Trata-se de um estudo de análise de conceito, baseado nas etapas do Modelo Evolucionário, destacando-se os atributos, antecedentes, consequentes e termos substitutos. No contexto do ensino online, a aprendizagem é expressa por um processo dinâmico e contínuo de construção ativa do conhecimento e aquisição de habilidades, com separação física entre alunos e professores. Entre os eventos antecedentes abordados sobressaíram: interesse e motivação para aprender; dedicação e autogerenciamento do tempo; interação e ferramentas de comunicação. Quanto aos principais consequentes evidenciados mencionam-se: autonomia do aluno; estudo independente e ativo; e construção do próprio conhecimento. Como termos substitutos predominantes sugiram aprendizagem colaborativa e autoaprendizagem. A compreensão do conceito poderá contribuir para a sua aplicação nas práticas de ensino de enfermagem em ambientes virtuais.
id ABEN-1_7aea41c9b35d3a27c21377f85732dd58
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672013000300016
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem na educação online: análise de conceitoAprendizagemFormação de ConceitoEducação a DistânciaInstrução por ComputadorEnfermagemObjetivou-se clarificar o conceito aprendizagem na educação online, expresso pela literatura da área da saúde. Trata-se de um estudo de análise de conceito, baseado nas etapas do Modelo Evolucionário, destacando-se os atributos, antecedentes, consequentes e termos substitutos. No contexto do ensino online, a aprendizagem é expressa por um processo dinâmico e contínuo de construção ativa do conhecimento e aquisição de habilidades, com separação física entre alunos e professores. Entre os eventos antecedentes abordados sobressaíram: interesse e motivação para aprender; dedicação e autogerenciamento do tempo; interação e ferramentas de comunicação. Quanto aos principais consequentes evidenciados mencionam-se: autonomia do aluno; estudo independente e ativo; e construção do próprio conhecimento. Como termos substitutos predominantes sugiram aprendizagem colaborativa e autoaprendizagem. A compreensão do conceito poderá contribuir para a sua aplicação nas práticas de ensino de enfermagem em ambientes virtuais.Associação Brasileira de Enfermagem2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000300016Revista Brasileira de Enfermagem v.66 n.3 2013reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672013000300016info:eu-repo/semantics/openAccessHolanda,Viviane Rolim dePinheiro,Ana Karina BezerraPagliuca,Lorita Marlena Freitagpor2013-07-22T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672013000300016Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2013-07-22T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem na educação online: análise de conceito
title Aprendizagem na educação online: análise de conceito
spellingShingle Aprendizagem na educação online: análise de conceito
Holanda,Viviane Rolim de
Aprendizagem
Formação de Conceito
Educação a Distância
Instrução por Computador
Enfermagem
title_short Aprendizagem na educação online: análise de conceito
title_full Aprendizagem na educação online: análise de conceito
title_fullStr Aprendizagem na educação online: análise de conceito
title_full_unstemmed Aprendizagem na educação online: análise de conceito
title_sort Aprendizagem na educação online: análise de conceito
author Holanda,Viviane Rolim de
author_facet Holanda,Viviane Rolim de
Pinheiro,Ana Karina Bezerra
Pagliuca,Lorita Marlena Freitag
author_role author
author2 Pinheiro,Ana Karina Bezerra
Pagliuca,Lorita Marlena Freitag
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Holanda,Viviane Rolim de
Pinheiro,Ana Karina Bezerra
Pagliuca,Lorita Marlena Freitag
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Formação de Conceito
Educação a Distância
Instrução por Computador
Enfermagem
topic Aprendizagem
Formação de Conceito
Educação a Distância
Instrução por Computador
Enfermagem
description Objetivou-se clarificar o conceito aprendizagem na educação online, expresso pela literatura da área da saúde. Trata-se de um estudo de análise de conceito, baseado nas etapas do Modelo Evolucionário, destacando-se os atributos, antecedentes, consequentes e termos substitutos. No contexto do ensino online, a aprendizagem é expressa por um processo dinâmico e contínuo de construção ativa do conhecimento e aquisição de habilidades, com separação física entre alunos e professores. Entre os eventos antecedentes abordados sobressaíram: interesse e motivação para aprender; dedicação e autogerenciamento do tempo; interação e ferramentas de comunicação. Quanto aos principais consequentes evidenciados mencionam-se: autonomia do aluno; estudo independente e ativo; e construção do próprio conhecimento. Como termos substitutos predominantes sugiram aprendizagem colaborativa e autoaprendizagem. A compreensão do conceito poderá contribuir para a sua aplicação nas práticas de ensino de enfermagem em ambientes virtuais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000300016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000300016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672013000300016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.66 n.3 2013
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303031512399872