Aprendizagem na educação online: análise de conceito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000300016 |
Resumo: | Objetivou-se clarificar o conceito aprendizagem na educação online, expresso pela literatura da área da saúde. Trata-se de um estudo de análise de conceito, baseado nas etapas do Modelo Evolucionário, destacando-se os atributos, antecedentes, consequentes e termos substitutos. No contexto do ensino online, a aprendizagem é expressa por um processo dinâmico e contínuo de construção ativa do conhecimento e aquisição de habilidades, com separação física entre alunos e professores. Entre os eventos antecedentes abordados sobressaíram: interesse e motivação para aprender; dedicação e autogerenciamento do tempo; interação e ferramentas de comunicação. Quanto aos principais consequentes evidenciados mencionam-se: autonomia do aluno; estudo independente e ativo; e construção do próprio conhecimento. Como termos substitutos predominantes sugiram aprendizagem colaborativa e autoaprendizagem. A compreensão do conceito poderá contribuir para a sua aplicação nas práticas de ensino de enfermagem em ambientes virtuais. |
id |
ABEN-1_7aea41c9b35d3a27c21377f85732dd58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672013000300016 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem na educação online: análise de conceitoAprendizagemFormação de ConceitoEducação a DistânciaInstrução por ComputadorEnfermagemObjetivou-se clarificar o conceito aprendizagem na educação online, expresso pela literatura da área da saúde. Trata-se de um estudo de análise de conceito, baseado nas etapas do Modelo Evolucionário, destacando-se os atributos, antecedentes, consequentes e termos substitutos. No contexto do ensino online, a aprendizagem é expressa por um processo dinâmico e contínuo de construção ativa do conhecimento e aquisição de habilidades, com separação física entre alunos e professores. Entre os eventos antecedentes abordados sobressaíram: interesse e motivação para aprender; dedicação e autogerenciamento do tempo; interação e ferramentas de comunicação. Quanto aos principais consequentes evidenciados mencionam-se: autonomia do aluno; estudo independente e ativo; e construção do próprio conhecimento. Como termos substitutos predominantes sugiram aprendizagem colaborativa e autoaprendizagem. A compreensão do conceito poderá contribuir para a sua aplicação nas práticas de ensino de enfermagem em ambientes virtuais.Associação Brasileira de Enfermagem2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000300016Revista Brasileira de Enfermagem v.66 n.3 2013reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672013000300016info:eu-repo/semantics/openAccessHolanda,Viviane Rolim dePinheiro,Ana Karina BezerraPagliuca,Lorita Marlena Freitagpor2013-07-22T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672013000300016Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2013-07-22T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem na educação online: análise de conceito |
title |
Aprendizagem na educação online: análise de conceito |
spellingShingle |
Aprendizagem na educação online: análise de conceito Holanda,Viviane Rolim de Aprendizagem Formação de Conceito Educação a Distância Instrução por Computador Enfermagem |
title_short |
Aprendizagem na educação online: análise de conceito |
title_full |
Aprendizagem na educação online: análise de conceito |
title_fullStr |
Aprendizagem na educação online: análise de conceito |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem na educação online: análise de conceito |
title_sort |
Aprendizagem na educação online: análise de conceito |
author |
Holanda,Viviane Rolim de |
author_facet |
Holanda,Viviane Rolim de Pinheiro,Ana Karina Bezerra Pagliuca,Lorita Marlena Freitag |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro,Ana Karina Bezerra Pagliuca,Lorita Marlena Freitag |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Holanda,Viviane Rolim de Pinheiro,Ana Karina Bezerra Pagliuca,Lorita Marlena Freitag |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Formação de Conceito Educação a Distância Instrução por Computador Enfermagem |
topic |
Aprendizagem Formação de Conceito Educação a Distância Instrução por Computador Enfermagem |
description |
Objetivou-se clarificar o conceito aprendizagem na educação online, expresso pela literatura da área da saúde. Trata-se de um estudo de análise de conceito, baseado nas etapas do Modelo Evolucionário, destacando-se os atributos, antecedentes, consequentes e termos substitutos. No contexto do ensino online, a aprendizagem é expressa por um processo dinâmico e contínuo de construção ativa do conhecimento e aquisição de habilidades, com separação física entre alunos e professores. Entre os eventos antecedentes abordados sobressaíram: interesse e motivação para aprender; dedicação e autogerenciamento do tempo; interação e ferramentas de comunicação. Quanto aos principais consequentes evidenciados mencionam-se: autonomia do aluno; estudo independente e ativo; e construção do próprio conhecimento. Como termos substitutos predominantes sugiram aprendizagem colaborativa e autoaprendizagem. A compreensão do conceito poderá contribuir para a sua aplicação nas práticas de ensino de enfermagem em ambientes virtuais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000300016 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000300016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672013000300016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.66 n.3 2013 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303031512399872 |