Formação por competência do enfermeiro: alternância teoria-prática, profissionalização e pensamento complexo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000400030 |
Resumo: | Pretende-se com este estudo refletir sobre a formação por competência do enfermeiro a partir da compreensão da alternância como condição necessária para a articulação teoria e prática, bem como discutir questões relativas à formação por competências e à profissionalização. Buscou-se a ampliação do entendimento do sentido de competência e da articulação entre teoria e prática. Discute-se a noção de profissionalização e formas de trabalhar competências conforme diferentes abordagens e objetivos distintos, chegando-se ao entendimento de competência como agir em situação, o que traz envolvimento para a formação e aponta para o pensamento contextual e complexo. Finalmente, indica-se a alternância como dispositivo para a formação profissional do enfermeiro. |
id |
ABEN-1_a3919bce7dfd1bb7f7b870aedca0388e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672003000400030 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação por competência do enfermeiro: alternância teoria-prática, profissionalização e pensamento complexoformação do enfermeirocompetênciateoria-práticaalternânciaprofissionalizaçãoPretende-se com este estudo refletir sobre a formação por competência do enfermeiro a partir da compreensão da alternância como condição necessária para a articulação teoria e prática, bem como discutir questões relativas à formação por competências e à profissionalização. Buscou-se a ampliação do entendimento do sentido de competência e da articulação entre teoria e prática. Discute-se a noção de profissionalização e formas de trabalhar competências conforme diferentes abordagens e objetivos distintos, chegando-se ao entendimento de competência como agir em situação, o que traz envolvimento para a formação e aponta para o pensamento contextual e complexo. Finalmente, indica-se a alternância como dispositivo para a formação profissional do enfermeiro.Associação Brasileira de Enfermagem2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000400030Revista Brasileira de Enfermagem v.56 n.4 2003reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672003000400030info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento,Estelina Souto doSantos,Geralda Fortina dosCaldeira,Valda da PenhaTeixeira,Virgínia Mascarenhas Nascimentopor2011-09-06T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672003000400030Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2011-09-06T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação por competência do enfermeiro: alternância teoria-prática, profissionalização e pensamento complexo |
title |
Formação por competência do enfermeiro: alternância teoria-prática, profissionalização e pensamento complexo |
spellingShingle |
Formação por competência do enfermeiro: alternância teoria-prática, profissionalização e pensamento complexo Nascimento,Estelina Souto do formação do enfermeiro competência teoria-prática alternância profissionalização |
title_short |
Formação por competência do enfermeiro: alternância teoria-prática, profissionalização e pensamento complexo |
title_full |
Formação por competência do enfermeiro: alternância teoria-prática, profissionalização e pensamento complexo |
title_fullStr |
Formação por competência do enfermeiro: alternância teoria-prática, profissionalização e pensamento complexo |
title_full_unstemmed |
Formação por competência do enfermeiro: alternância teoria-prática, profissionalização e pensamento complexo |
title_sort |
Formação por competência do enfermeiro: alternância teoria-prática, profissionalização e pensamento complexo |
author |
Nascimento,Estelina Souto do |
author_facet |
Nascimento,Estelina Souto do Santos,Geralda Fortina dos Caldeira,Valda da Penha Teixeira,Virgínia Mascarenhas Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Geralda Fortina dos Caldeira,Valda da Penha Teixeira,Virgínia Mascarenhas Nascimento |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento,Estelina Souto do Santos,Geralda Fortina dos Caldeira,Valda da Penha Teixeira,Virgínia Mascarenhas Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação do enfermeiro competência teoria-prática alternância profissionalização |
topic |
formação do enfermeiro competência teoria-prática alternância profissionalização |
description |
Pretende-se com este estudo refletir sobre a formação por competência do enfermeiro a partir da compreensão da alternância como condição necessária para a articulação teoria e prática, bem como discutir questões relativas à formação por competências e à profissionalização. Buscou-se a ampliação do entendimento do sentido de competência e da articulação entre teoria e prática. Discute-se a noção de profissionalização e formas de trabalhar competências conforme diferentes abordagens e objetivos distintos, chegando-se ao entendimento de competência como agir em situação, o que traz envolvimento para a formação e aponta para o pensamento contextual e complexo. Finalmente, indica-se a alternância como dispositivo para a formação profissional do enfermeiro. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000400030 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000400030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672003000400030 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.56 n.4 2003 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303026983600128 |