Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Júnior,Marcos Antonio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000600012
Resumo: Com o aumento do número de escolas formadoras de profissionais de nível técnico em enfermagem, a ação docente despontou como grande campo de atuação profissional para o enfermeiro, mesmo sem ter recebido qualquer formação pedagógica inicial. Este estudo focalizou um grupo de enfermeiros-professores de uma escola de nível técnico, analisando sua formação inicial com vistas à prática pedagógica. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de natureza descritivo-explicativa, com dados coletados por questionário e as informações tratadas mediante análise de conteúdo. O que se pode concluir é que não se deve atribuir somente à formação inicial a responsabilidade de capacitação para a ação docente, uma vez que a prática profissional aliada à educação permanente em serviço são reforçadores desta ação.
id ABEN-1_dfb5122742f02e2b4535a36c8c2ae4c1
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672008000600012
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeirosDocente de enfermagemEducação em enfermagemEnsinoCom o aumento do número de escolas formadoras de profissionais de nível técnico em enfermagem, a ação docente despontou como grande campo de atuação profissional para o enfermeiro, mesmo sem ter recebido qualquer formação pedagógica inicial. Este estudo focalizou um grupo de enfermeiros-professores de uma escola de nível técnico, analisando sua formação inicial com vistas à prática pedagógica. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de natureza descritivo-explicativa, com dados coletados por questionário e as informações tratadas mediante análise de conteúdo. O que se pode concluir é que não se deve atribuir somente à formação inicial a responsabilidade de capacitação para a ação docente, uma vez que a prática profissional aliada à educação permanente em serviço são reforçadores desta ação.Associação Brasileira de Enfermagem2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000600012Revista Brasileira de Enfermagem v.61 n.6 2008reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672008000600012info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Júnior,Marcos Antoniopor2009-01-13T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672008000600012Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2009-01-13T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeiros
title Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeiros
spellingShingle Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeiros
Ferreira Júnior,Marcos Antonio
Docente de enfermagem
Educação em enfermagem
Ensino
title_short Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeiros
title_full Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeiros
title_fullStr Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeiros
title_full_unstemmed Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeiros
title_sort Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeiros
author Ferreira Júnior,Marcos Antonio
author_facet Ferreira Júnior,Marcos Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Júnior,Marcos Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Docente de enfermagem
Educação em enfermagem
Ensino
topic Docente de enfermagem
Educação em enfermagem
Ensino
description Com o aumento do número de escolas formadoras de profissionais de nível técnico em enfermagem, a ação docente despontou como grande campo de atuação profissional para o enfermeiro, mesmo sem ter recebido qualquer formação pedagógica inicial. Este estudo focalizou um grupo de enfermeiros-professores de uma escola de nível técnico, analisando sua formação inicial com vistas à prática pedagógica. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de natureza descritivo-explicativa, com dados coletados por questionário e as informações tratadas mediante análise de conteúdo. O que se pode concluir é que não se deve atribuir somente à formação inicial a responsabilidade de capacitação para a ação docente, uma vez que a prática profissional aliada à educação permanente em serviço são reforçadores desta ação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000600012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000600012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672008000600012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.61 n.6 2008
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303029349187584