Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000600012 |
Resumo: | Com o aumento do número de escolas formadoras de profissionais de nível técnico em enfermagem, a ação docente despontou como grande campo de atuação profissional para o enfermeiro, mesmo sem ter recebido qualquer formação pedagógica inicial. Este estudo focalizou um grupo de enfermeiros-professores de uma escola de nível técnico, analisando sua formação inicial com vistas à prática pedagógica. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de natureza descritivo-explicativa, com dados coletados por questionário e as informações tratadas mediante análise de conteúdo. O que se pode concluir é que não se deve atribuir somente à formação inicial a responsabilidade de capacitação para a ação docente, uma vez que a prática profissional aliada à educação permanente em serviço são reforçadores desta ação. |
id |
ABEN-1_dfb5122742f02e2b4535a36c8c2ae4c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672008000600012 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeirosDocente de enfermagemEducação em enfermagemEnsinoCom o aumento do número de escolas formadoras de profissionais de nível técnico em enfermagem, a ação docente despontou como grande campo de atuação profissional para o enfermeiro, mesmo sem ter recebido qualquer formação pedagógica inicial. Este estudo focalizou um grupo de enfermeiros-professores de uma escola de nível técnico, analisando sua formação inicial com vistas à prática pedagógica. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de natureza descritivo-explicativa, com dados coletados por questionário e as informações tratadas mediante análise de conteúdo. O que se pode concluir é que não se deve atribuir somente à formação inicial a responsabilidade de capacitação para a ação docente, uma vez que a prática profissional aliada à educação permanente em serviço são reforçadores desta ação.Associação Brasileira de Enfermagem2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000600012Revista Brasileira de Enfermagem v.61 n.6 2008reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672008000600012info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Júnior,Marcos Antoniopor2009-01-13T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672008000600012Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2009-01-13T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeiros |
title |
Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeiros |
spellingShingle |
Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeiros Ferreira Júnior,Marcos Antonio Docente de enfermagem Educação em enfermagem Ensino |
title_short |
Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeiros |
title_full |
Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeiros |
title_fullStr |
Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeiros |
title_full_unstemmed |
Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeiros |
title_sort |
Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeiros |
author |
Ferreira Júnior,Marcos Antonio |
author_facet |
Ferreira Júnior,Marcos Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira Júnior,Marcos Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docente de enfermagem Educação em enfermagem Ensino |
topic |
Docente de enfermagem Educação em enfermagem Ensino |
description |
Com o aumento do número de escolas formadoras de profissionais de nível técnico em enfermagem, a ação docente despontou como grande campo de atuação profissional para o enfermeiro, mesmo sem ter recebido qualquer formação pedagógica inicial. Este estudo focalizou um grupo de enfermeiros-professores de uma escola de nível técnico, analisando sua formação inicial com vistas à prática pedagógica. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de natureza descritivo-explicativa, com dados coletados por questionário e as informações tratadas mediante análise de conteúdo. O que se pode concluir é que não se deve atribuir somente à formação inicial a responsabilidade de capacitação para a ação docente, uma vez que a prática profissional aliada à educação permanente em serviço são reforçadores desta ação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000600012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000600012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672008000600012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.61 n.6 2008 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303029349187584 |