Prazer e sofrimento no processo de trabalho do enfermeiro docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000600025 |
Resumo: | Trata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, que compreende sentimentos que perpassam o processo de trabalho do enfermeiro em três universidades privadas do Município de São Paulo, revelando-se experiências enriquecedoras de significados do saber-fazer na prática docente. Assim, a presente investigação tem como objetivo identificar os aspectos geradores de prazer e de sofrimento no processo de trabalho do enfermeiro docente, analisados segundo o referencial teórico de Christophe Dejours, pontuando-se a importância de fatores psicossociais em relação ao objeto estudado. Os resultados da investigação apontam para as relações ambíguas presentes no processo de trabalho dos docentes, expressando sentimentos de prazer e sofrimento decorrentes dessa prática e evidenciando as condições e a organização do trabalho como elementos que podem potencializar tais sentimentos no cotidiano do trabalho do enfermeiro naquelas instituições. |
id |
USP-24_7b76970ed92caf32ab7142998d743e3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342009000600025 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Prazer e sofrimento no processo de trabalho do enfermeiro docenteDocentesDocente de EnfermagemEnsinoEducação em enfermagemTrata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, que compreende sentimentos que perpassam o processo de trabalho do enfermeiro em três universidades privadas do Município de São Paulo, revelando-se experiências enriquecedoras de significados do saber-fazer na prática docente. Assim, a presente investigação tem como objetivo identificar os aspectos geradores de prazer e de sofrimento no processo de trabalho do enfermeiro docente, analisados segundo o referencial teórico de Christophe Dejours, pontuando-se a importância de fatores psicossociais em relação ao objeto estudado. Os resultados da investigação apontam para as relações ambíguas presentes no processo de trabalho dos docentes, expressando sentimentos de prazer e sofrimento decorrentes dessa prática e evidenciando as condições e a organização do trabalho como elementos que podem potencializar tais sentimentos no cotidiano do trabalho do enfermeiro naquelas instituições.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000600025Revista da Escola de Enfermagem da USP v.43 n.spe2 2009reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342009000600025info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Elaine MariaFernandes,Maria de Fátima PradoPrado,CláudiaBaptista,Patricia Campos PavanFreitas,Genival Fernandes deBonini,Bárbara Barrionuevopor2010-04-07T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342009000600025Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2010-04-07T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prazer e sofrimento no processo de trabalho do enfermeiro docente |
title |
Prazer e sofrimento no processo de trabalho do enfermeiro docente |
spellingShingle |
Prazer e sofrimento no processo de trabalho do enfermeiro docente Ferreira,Elaine Maria Docentes Docente de Enfermagem Ensino Educação em enfermagem |
title_short |
Prazer e sofrimento no processo de trabalho do enfermeiro docente |
title_full |
Prazer e sofrimento no processo de trabalho do enfermeiro docente |
title_fullStr |
Prazer e sofrimento no processo de trabalho do enfermeiro docente |
title_full_unstemmed |
Prazer e sofrimento no processo de trabalho do enfermeiro docente |
title_sort |
Prazer e sofrimento no processo de trabalho do enfermeiro docente |
author |
Ferreira,Elaine Maria |
author_facet |
Ferreira,Elaine Maria Fernandes,Maria de Fátima Prado Prado,Cláudia Baptista,Patricia Campos Pavan Freitas,Genival Fernandes de Bonini,Bárbara Barrionuevo |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes,Maria de Fátima Prado Prado,Cláudia Baptista,Patricia Campos Pavan Freitas,Genival Fernandes de Bonini,Bárbara Barrionuevo |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira,Elaine Maria Fernandes,Maria de Fátima Prado Prado,Cláudia Baptista,Patricia Campos Pavan Freitas,Genival Fernandes de Bonini,Bárbara Barrionuevo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docentes Docente de Enfermagem Ensino Educação em enfermagem |
topic |
Docentes Docente de Enfermagem Ensino Educação em enfermagem |
description |
Trata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, que compreende sentimentos que perpassam o processo de trabalho do enfermeiro em três universidades privadas do Município de São Paulo, revelando-se experiências enriquecedoras de significados do saber-fazer na prática docente. Assim, a presente investigação tem como objetivo identificar os aspectos geradores de prazer e de sofrimento no processo de trabalho do enfermeiro docente, analisados segundo o referencial teórico de Christophe Dejours, pontuando-se a importância de fatores psicossociais em relação ao objeto estudado. Os resultados da investigação apontam para as relações ambíguas presentes no processo de trabalho dos docentes, expressando sentimentos de prazer e sofrimento decorrentes dessa prática e evidenciando as condições e a organização do trabalho como elementos que podem potencializar tais sentimentos no cotidiano do trabalho do enfermeiro naquelas instituições. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000600025 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000600025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342009000600025 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.43 n.spe2 2009 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936533342158848 |