Formação de mestres em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina: contribuições sob a ótica de egressos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300002 |
Resumo: | O estudo objetivou conhecer as percepções de egressos do Curso de Mestrado em Enfermagem do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina acerca das contribuições de sua formação para o trabalho profissional. Estudo de abordagem qualitativa, utilizou questionário aplicado a mestres em enfermagem egressos do curso (últimos 5 anos), totalizando 88 informantes. A análise apresentou elementos da ótica dos egressos quanto a uma avaliação geral do curso, quanto às contribuições do mesmo para a mudança no trabalho e quanto a avaliação média dos seus objetivos. O mestrado em enfermagem mostrou-se um espaço reconhecido e valorizado de construção e consolidação de um conhecimento inovador frente aos desafios que se impõem para uma nova configuração do fazer em saúde cotidianamente. |
id |
ABEN-1_e882dad362301ae0301d0a09ae9d546c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672010000300002 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de mestres em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina: contribuições sob a ótica de egressosEnfermagemAvaliação EducacionalEducação em EnfermagemO estudo objetivou conhecer as percepções de egressos do Curso de Mestrado em Enfermagem do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina acerca das contribuições de sua formação para o trabalho profissional. Estudo de abordagem qualitativa, utilizou questionário aplicado a mestres em enfermagem egressos do curso (últimos 5 anos), totalizando 88 informantes. A análise apresentou elementos da ótica dos egressos quanto a uma avaliação geral do curso, quanto às contribuições do mesmo para a mudança no trabalho e quanto a avaliação média dos seus objetivos. O mestrado em enfermagem mostrou-se um espaço reconhecido e valorizado de construção e consolidação de um conhecimento inovador frente aos desafios que se impõem para uma nova configuração do fazer em saúde cotidianamente.Associação Brasileira de Enfermagem2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300002Revista Brasileira de Enfermagem v.63 n.3 2010reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672010000300002info:eu-repo/semantics/openAccessRamos,Flávia Regina SouzaBackes,Vânia Marli SchubertBackes,Dirce SteinSchneider,Dulcinéia GhizoniPinheiro,GleideZeferino,Maria TerezinhaRocha,Patríca Kuertenpor2010-07-22T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672010000300002Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2010-07-22T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de mestres em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina: contribuições sob a ótica de egressos |
title |
Formação de mestres em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina: contribuições sob a ótica de egressos |
spellingShingle |
Formação de mestres em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina: contribuições sob a ótica de egressos Ramos,Flávia Regina Souza Enfermagem Avaliação Educacional Educação em Enfermagem |
title_short |
Formação de mestres em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina: contribuições sob a ótica de egressos |
title_full |
Formação de mestres em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina: contribuições sob a ótica de egressos |
title_fullStr |
Formação de mestres em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina: contribuições sob a ótica de egressos |
title_full_unstemmed |
Formação de mestres em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina: contribuições sob a ótica de egressos |
title_sort |
Formação de mestres em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina: contribuições sob a ótica de egressos |
author |
Ramos,Flávia Regina Souza |
author_facet |
Ramos,Flávia Regina Souza Backes,Vânia Marli Schubert Backes,Dirce Stein Schneider,Dulcinéia Ghizoni Pinheiro,Gleide Zeferino,Maria Terezinha Rocha,Patríca Kuerten |
author_role |
author |
author2 |
Backes,Vânia Marli Schubert Backes,Dirce Stein Schneider,Dulcinéia Ghizoni Pinheiro,Gleide Zeferino,Maria Terezinha Rocha,Patríca Kuerten |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos,Flávia Regina Souza Backes,Vânia Marli Schubert Backes,Dirce Stein Schneider,Dulcinéia Ghizoni Pinheiro,Gleide Zeferino,Maria Terezinha Rocha,Patríca Kuerten |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Avaliação Educacional Educação em Enfermagem |
topic |
Enfermagem Avaliação Educacional Educação em Enfermagem |
description |
O estudo objetivou conhecer as percepções de egressos do Curso de Mestrado em Enfermagem do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina acerca das contribuições de sua formação para o trabalho profissional. Estudo de abordagem qualitativa, utilizou questionário aplicado a mestres em enfermagem egressos do curso (últimos 5 anos), totalizando 88 informantes. A análise apresentou elementos da ótica dos egressos quanto a uma avaliação geral do curso, quanto às contribuições do mesmo para a mudança no trabalho e quanto a avaliação média dos seus objetivos. O mestrado em enfermagem mostrou-se um espaço reconhecido e valorizado de construção e consolidação de um conhecimento inovador frente aos desafios que se impõem para uma nova configuração do fazer em saúde cotidianamente. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672010000300002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.63 n.3 2010 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303030046490624 |