Formação de mestres em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina: contribuições sob a ótica de egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos,Flávia Regina Souza
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Backes,Vânia Marli Schubert, Backes,Dirce Stein, Schneider,Dulcinéia Ghizoni, Pinheiro,Gleide, Zeferino,Maria Terezinha, Rocha,Patríca Kuerten
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300002
Resumo: O estudo objetivou conhecer as percepções de egressos do Curso de Mestrado em Enfermagem do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina acerca das contribuições de sua formação para o trabalho profissional. Estudo de abordagem qualitativa, utilizou questionário aplicado a mestres em enfermagem egressos do curso (últimos 5 anos), totalizando 88 informantes. A análise apresentou elementos da ótica dos egressos quanto a uma avaliação geral do curso, quanto às contribuições do mesmo para a mudança no trabalho e quanto a avaliação média dos seus objetivos. O mestrado em enfermagem mostrou-se um espaço reconhecido e valorizado de construção e consolidação de um conhecimento inovador frente aos desafios que se impõem para uma nova configuração do fazer em saúde cotidianamente.
id ABEN-1_e882dad362301ae0301d0a09ae9d546c
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672010000300002
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Formação de mestres em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina: contribuições sob a ótica de egressosEnfermagemAvaliação EducacionalEducação em EnfermagemO estudo objetivou conhecer as percepções de egressos do Curso de Mestrado em Enfermagem do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina acerca das contribuições de sua formação para o trabalho profissional. Estudo de abordagem qualitativa, utilizou questionário aplicado a mestres em enfermagem egressos do curso (últimos 5 anos), totalizando 88 informantes. A análise apresentou elementos da ótica dos egressos quanto a uma avaliação geral do curso, quanto às contribuições do mesmo para a mudança no trabalho e quanto a avaliação média dos seus objetivos. O mestrado em enfermagem mostrou-se um espaço reconhecido e valorizado de construção e consolidação de um conhecimento inovador frente aos desafios que se impõem para uma nova configuração do fazer em saúde cotidianamente.Associação Brasileira de Enfermagem2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300002Revista Brasileira de Enfermagem v.63 n.3 2010reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672010000300002info:eu-repo/semantics/openAccessRamos,Flávia Regina SouzaBackes,Vânia Marli SchubertBackes,Dirce SteinSchneider,Dulcinéia GhizoniPinheiro,GleideZeferino,Maria TerezinhaRocha,Patríca Kuertenpor2010-07-22T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672010000300002Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2010-07-22T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de mestres em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina: contribuições sob a ótica de egressos
title Formação de mestres em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina: contribuições sob a ótica de egressos
spellingShingle Formação de mestres em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina: contribuições sob a ótica de egressos
Ramos,Flávia Regina Souza
Enfermagem
Avaliação Educacional
Educação em Enfermagem
title_short Formação de mestres em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina: contribuições sob a ótica de egressos
title_full Formação de mestres em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina: contribuições sob a ótica de egressos
title_fullStr Formação de mestres em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina: contribuições sob a ótica de egressos
title_full_unstemmed Formação de mestres em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina: contribuições sob a ótica de egressos
title_sort Formação de mestres em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina: contribuições sob a ótica de egressos
author Ramos,Flávia Regina Souza
author_facet Ramos,Flávia Regina Souza
Backes,Vânia Marli Schubert
Backes,Dirce Stein
Schneider,Dulcinéia Ghizoni
Pinheiro,Gleide
Zeferino,Maria Terezinha
Rocha,Patríca Kuerten
author_role author
author2 Backes,Vânia Marli Schubert
Backes,Dirce Stein
Schneider,Dulcinéia Ghizoni
Pinheiro,Gleide
Zeferino,Maria Terezinha
Rocha,Patríca Kuerten
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos,Flávia Regina Souza
Backes,Vânia Marli Schubert
Backes,Dirce Stein
Schneider,Dulcinéia Ghizoni
Pinheiro,Gleide
Zeferino,Maria Terezinha
Rocha,Patríca Kuerten
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Avaliação Educacional
Educação em Enfermagem
topic Enfermagem
Avaliação Educacional
Educação em Enfermagem
description O estudo objetivou conhecer as percepções de egressos do Curso de Mestrado em Enfermagem do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina acerca das contribuições de sua formação para o trabalho profissional. Estudo de abordagem qualitativa, utilizou questionário aplicado a mestres em enfermagem egressos do curso (últimos 5 anos), totalizando 88 informantes. A análise apresentou elementos da ótica dos egressos quanto a uma avaliação geral do curso, quanto às contribuições do mesmo para a mudança no trabalho e quanto a avaliação média dos seus objetivos. O mestrado em enfermagem mostrou-se um espaço reconhecido e valorizado de construção e consolidação de um conhecimento inovador frente aos desafios que se impõem para uma nova configuração do fazer em saúde cotidianamente.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672010000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.63 n.3 2010
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303030046490624