Diretrizes curriculares e a potencialização de condições para mudanças na formação de enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mandú,Edir Nei Teixeira
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000400005
Resumo: O texto analisa o artigo "Diretrizes Curriculares e projetos pedagógicos", objeto de discussão nesta seção da REBEn. Aponta a opinião das autoras quanto à complexidade do tema e destaca dois pontos que emergem nesse debate, a questão do contraponto reprodução - problematização, em relação as reformas curriculares e o caráter dos projetos curriculares que visam a mudança na formação de enfermeiros/as. A autora concentra suas análises nas diretrizes e mudanças curriculares, para além do texto, quando destaca a importância de uma política nacional de investimentos para garantir condições que garantam as mudanças curriculares que se fazem necessárias. Faz um paralelo entre o setor de educação e o de saúde para analisar a construção das diretrizes curriculares e delineia estratégias para sua implementação. Destaca a noção de competências como possíveis de produzir um novo trabalhador reforçando a questão da responsabilidade social da educação como formadora de cidadãos. Na construção dessas competências é lembrada a importância da qualificação dos educadores, o investimento em uma nova ética profissional bem como a nossa dificuldade para superar o que está estabelecido, de forma que se produzam estratégias favoráveis ao desenvolvimento da autocrítica e da responsabilização profissional.
id ABEN-1_fef80c40d8db684a236c7a205a1beee1
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672003000400005
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Diretrizes curriculares e a potencialização de condições para mudanças na formação de enfermeirosdiretrizes curriculares nacionaiscurrículos de enfermagemeducação em enfermagemO texto analisa o artigo "Diretrizes Curriculares e projetos pedagógicos", objeto de discussão nesta seção da REBEn. Aponta a opinião das autoras quanto à complexidade do tema e destaca dois pontos que emergem nesse debate, a questão do contraponto reprodução - problematização, em relação as reformas curriculares e o caráter dos projetos curriculares que visam a mudança na formação de enfermeiros/as. A autora concentra suas análises nas diretrizes e mudanças curriculares, para além do texto, quando destaca a importância de uma política nacional de investimentos para garantir condições que garantam as mudanças curriculares que se fazem necessárias. Faz um paralelo entre o setor de educação e o de saúde para analisar a construção das diretrizes curriculares e delineia estratégias para sua implementação. Destaca a noção de competências como possíveis de produzir um novo trabalhador reforçando a questão da responsabilidade social da educação como formadora de cidadãos. Na construção dessas competências é lembrada a importância da qualificação dos educadores, o investimento em uma nova ética profissional bem como a nossa dificuldade para superar o que está estabelecido, de forma que se produzam estratégias favoráveis ao desenvolvimento da autocrítica e da responsabilização profissional.Associação Brasileira de Enfermagem2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000400005Revista Brasileira de Enfermagem v.56 n.4 2003reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672003000400005info:eu-repo/semantics/openAccessMandú,Edir Nei Teixeirapor2011-09-06T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672003000400005Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2011-09-06T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Diretrizes curriculares e a potencialização de condições para mudanças na formação de enfermeiros
title Diretrizes curriculares e a potencialização de condições para mudanças na formação de enfermeiros
spellingShingle Diretrizes curriculares e a potencialização de condições para mudanças na formação de enfermeiros
Mandú,Edir Nei Teixeira
diretrizes curriculares nacionais
currículos de enfermagem
educação em enfermagem
title_short Diretrizes curriculares e a potencialização de condições para mudanças na formação de enfermeiros
title_full Diretrizes curriculares e a potencialização de condições para mudanças na formação de enfermeiros
title_fullStr Diretrizes curriculares e a potencialização de condições para mudanças na formação de enfermeiros
title_full_unstemmed Diretrizes curriculares e a potencialização de condições para mudanças na formação de enfermeiros
title_sort Diretrizes curriculares e a potencialização de condições para mudanças na formação de enfermeiros
author Mandú,Edir Nei Teixeira
author_facet Mandú,Edir Nei Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mandú,Edir Nei Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv diretrizes curriculares nacionais
currículos de enfermagem
educação em enfermagem
topic diretrizes curriculares nacionais
currículos de enfermagem
educação em enfermagem
description O texto analisa o artigo "Diretrizes Curriculares e projetos pedagógicos", objeto de discussão nesta seção da REBEn. Aponta a opinião das autoras quanto à complexidade do tema e destaca dois pontos que emergem nesse debate, a questão do contraponto reprodução - problematização, em relação as reformas curriculares e o caráter dos projetos curriculares que visam a mudança na formação de enfermeiros/as. A autora concentra suas análises nas diretrizes e mudanças curriculares, para além do texto, quando destaca a importância de uma política nacional de investimentos para garantir condições que garantam as mudanças curriculares que se fazem necessárias. Faz um paralelo entre o setor de educação e o de saúde para analisar a construção das diretrizes curriculares e delineia estratégias para sua implementação. Destaca a noção de competências como possíveis de produzir um novo trabalhador reforçando a questão da responsabilidade social da educação como formadora de cidadãos. Na construção dessas competências é lembrada a importância da qualificação dos educadores, o investimento em uma nova ética profissional bem como a nossa dificuldade para superar o que está estabelecido, de forma que se produzam estratégias favoráveis ao desenvolvimento da autocrítica e da responsabilização profissional.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000400005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000400005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672003000400005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.56 n.4 2003
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303026953191424