Problematização como método ativo de ensino-aprendizagem em um Curso de Odontologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Rodrigo Guerra
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Dias, André Luiz, Ferraz Júnior, Antônio Márcio Lima, Porto, Fernanda Ribeiro, Hespanhol, Fernando Luiz, Aguilar da Silva, Rinaldo Henrique, Ricardo, Djalma Rabelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ABENO (Online)
Texto Completo: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/180
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Odontologia lançadas no ano de 2002 indicaram uma concepção mais ampla de saúde e apontaram como necessidade um papel ativo dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, propondo a mudança da ênfase nos conteúdos para a participação mais ativa e independente e a superação da dicotomia entre teoria e prática, valorizando o trabalho articulado com os serviços de saúde.  O presente estudo tem por objetivo verificar o efeito da problematizaçao sobre o desempenho na construção das questões de apreendizagem em funçao da área do conhecimento, eixos de competência e taxonomia de Bloom das questões. Foram avaliados 93 estudantes ao longo de quatro semestres. A partir das experiências viven-ciadas na clínica, durante o atendimento a pacientes, foram levantadas lacunas de conhecimento no ciclo pedagógico, onde se aplicou a metodologia da problematização. Seguindo os passos tutoriais, foram regis-tradas 182 questões. Dessas, 67 que não se repetiram foram agrupadas por área do conhecimento (67,2% de abordagem cognitiva, 25,3% psicomotora e 7,5% afetiva). De acordo com a taxonomia de Bloom, 32 questões foram consideradas de baixa taxonomia, 22 de média e 13 de alta taxonomia. A partir dos resultados encon-trados no presente estudo pode-se concluir que, ao aplicar a problematização como método ativo de ensino-aprendizagem surgiram, na maioria, questões de abordagem cognitiva e de baixa taxonomia de Bloom.
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